Escolher um software de recrutamento e seleção pode parecer fácil, mas se você escolher errado, pode causar enormes problemas para você e sua equipe lá na frente. Por isso, vamos te ajudar a escolher o melhor software de recrutamento para sua empresa.

Separamos algumas dicas básicas do que um software de recrutamento precisa possuir em termos de funcionalidade e custo-benefício para que você possa ter uma decisão clara.

Portanto, continue acompanhando por aqui e anote essas dicas.

1. Um software de recrutamento e seleção precisa ser acessível

Uma das principais dicas que temos é sobre a acessibilidade do software. Alguns produtos de tecnologia possuem os chamados Key Users, que são usuários que passam por um intenso treinamento para replicar pela empresa.

Existem grandes problemas nesse modelo. Por exemplo, o key user vai precisar passar um precioso tempo aprendendo a utilizar o software.

Esse treinamento é provavelmente pago no pacote que a empresa contratar. Então, a empresa paga o treinamento e ainda paga o custo de não-presença desse funcionário nos dias de trabalho.

Além disso, os key users geralmente não ficam dedicados para esse função e precisam se dividir em muitas tarefas, dificultando a disseminação de aprendizado, o tempo de uso do software e sobrecarregando um funcionário.

Como podemos ver, nesse modelo o único que sai ganhando é o fornecedor.

O melhor software de recrutamento precisa ser acessível, com usabilidade que o usuário consegue aprender sozinho.

2. O melhor software de recrutamento precisa ser escalável

Hoje, falamos muito sobre o RH 4.0 e RH ágil. Mas, o que isso significa na prática?

Significa que o RH, como área estratégica de uma empresa, precisa acompanhar as modificações do mundo atual, o chamado mundo VUCA (do inglês Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). 

Os profissionais de recursos humanos precisam se adaptar e deixar as amarras dos processos obsoletos e abraçar o mundo de velocidade exponencial em que vivemos.

Para isso, o departamento de RH precisa das ferramentas certas. E isso inclui o software de recrutamento.

O melhor software de recrutamento para sua empresa precisa atender demandas em escala e não limitar a quantidade de vagas e candidatos que você pode ter alcance.

3. O melhor software de recrutamento precisa poupar o seu tempo

Essa dica também pode parecer óbvia, mas nem todos prestam atenção nisso.

Semelhante ao primeiro caso que citamos sobre key users, muitos softwares ao invés de poupar tempo, roubam o tempo dos usuários.

Processos complicados e amplamente personalizados que destoa dos procedimentos atuais, fazendo com que muitas vezes tenha que se contratar alguém dedicado apenas para manipular o software e suas intermináveis requisições.

O melhor software de recrutamento é aquele que te ajuda a ganhar tempo e te dá escala.

Como escolher o melhor software de recrutamento para sua empresa

Seguindo essas 3 dicas simples você já pode decidir sobre o que o seu software deve fazer ou não. São dicas simples e que parecem óbvias, porém são amplamente ignoradas pela maioria dos responsáveis por essa contratação.

Que tal testar o nosso software de recrutamento por 7 dias grátis e conferir se ele te ajuda a escalar, poupar seu tempo e é acessível?

O tempo médio para fechar uma vaga na abler é de 8 dias. Comece seu teste agora em nossa página para empresas.