O Manifesto Ágil, foi um movimento criado em 2001 por profissionais da tecnologia em defesa de um novo padrão de criação de softwares, influenciou muito além do esperado.

Para a Gestão de Pessoas, a abordagem Ágil está relacionada com a inovação do RH e ao dinamismo dos processos. Ela tem como objetivo otimizar a entrega dos resultados dando mais atenção ao cliente.

Muito mais que utilizar as ferramentas de framework disponíveis, o RH Ágil está relacionado diretamente com a mudança de mindset em todas as suas funcionalidades e com a capacidade de responder positivamente a frequentes mudanças em um cenário incerto.

Portanto, é necessário utilizar os pilares do Manifesto Ágil de RH para reorganizar a função desse setor em suas atividades, trazendo benefícios para a empresa e aos colaboradores que atuam nela.

Dessa maneira, separamos 5 maneiras para te ajudar a tornar o RH mais Ágil:

1. O RH ágil como um vetor de transformação

A implementação da lógica ágil nas relações pessoais de uma organização se dá através dos profissionais de RH. Eles devem adotar esse mindset para si e para os demais colaboradores.

Ter essa ideia como ponto de referência antes de começar novos projetos é indispensável para não repetir o modelo engessado de exercer a função do RH e, consequentemente, cultivar o nascimento de uma nova cultura em diversos setores.

2. Ajude a construir um novo perfil de liderança

Faz parte de um RH Ágil incentivar os líderes da instituição a adotarem um padrão de liderança que inspira os colaboradores e os ajuda no desenvolvimento de todas as suas habilidades em potencial. 

Nessa nova abordagem, a liderança atua mais como mentora de seus funcionários ao invés de simplesmente tomar a frente das decisões.

3. Construa times diversos

Antes de tudo, é preciso saber que a hierarquização das relações é uma ideia contrária ao que o RH Ágil busca. 

É preciso construir times com colaboradores de áreas diferentes que possam participar dos projetos em conjunto, agregando diferentes valores para o resultado final.

Tal estratégia é de suma importância para conectar pontos de vista distintos que possam enriquecer os processos dentro da instituição.

4. O diferencial do sistema de feedback de um RH ágil

Feedbacks anuais dados individualmente aos funcionários não são tão eficientes. O dinamismo do RH Ágil requer que eles sejam feitos com uma frequência maior e, além disso, que possam dar destaque ao sucesso dos resultados do time ao invés do trabalho isolado feito por um dos membros.

5. Ajude a atrais talentos inovadores

A seleção de novos profissionais que possuam conhecimentos complementares em diferentes áreas faz parte de um RH Ágil. 

Essa busca pode ser feita com excelência quando se pode contar com a ajuda da inteligência artificial de alguns softwares para otimizar esse processo.

Dessa forma, fica mais fácil incentivar e atrair novos talentos para diversificar o time da organização, ao invés do modelo tradicional de retenção já utilizado.

Logo, trabalhar esses tópicos dentro da organização fará com que o profissional de Recursos Humanos tenha a oportunidade de adotar o perfil Ágil em seu trabalho e, assim, também influenciar os outros colaboradores com essas práticas.