5 vantagens da tecnologia para RH

Adotar softwares modernos é essencial para o sucesso de uma empresa, já que eles garantem mais confiabilidade para o negócio sob diferentes pontos. Preparamos uma lista com 5 vantagens da tecnologia para RH, desse modo você vai perceber como esse é um investimento eficaz e que pode resolver vários gargalos.

A tecnologia certamente é mais segura do que marcações feitas em papel. O sistema digital entrega resultados precisos, além de fornecer relatórios e informações em tempo real, que são excelentes para a tomada de decisões. Quer saber quais são as 5 vantagens da tecnologia para RH? Confira a partir de agora!

Por que investir em tecnologia para RH?

Existem alguns motivos bem interessante de investir na tecnologia para RH. Dessa maneira, é possível tornar o setor mais estratégico e menos burocrático, isso quer dizer que os gestores terão mais tempo livre para atuar de maneira assertiva e facilitar a tomada de decisões na empresa.

Quem não investe em tecnologia de ponta, com softwares e ferramentas capazes de otimizar a gestão, fica preso ao passado. Hoje em dia existem opções para todos os segmentos de empresas, capazes de auxiliar das mais variadas formas. Alguns inclusive são conectados com a folha de pagamentos e entregam um ótimo resultado.

Mas, por que investir em tecnologia para RH? Veja agora quais são os principais benefícios:

1.     Automação de rotinas

A automação de rotinas é algo bem interessante e que ajuda a deixar o setor de RH mais dinâmica. Acontece quando o tempo perdido com ações manuais se torna menor. Por exemplo, a divulgação de novas vagas e a triagem de candidatos é algo que pode ser realizado com mais velocidade. De maneira automática é possível eliminar aqueles que não são adequados.

A automação de rotinas pode ser realizada com a inserção de um sistema de registro de ponto na empresa. Dessa forma, as batidas podem ser feitas mais rapidamente, tanto por aplicativo quanto por navegador. A ideia é dar mais velocidade para o procedimento e permitir que os colaboradores não percam tempo com uma questão simples.

O RH precisa estar atento a diversos detalhes em uma empresa, para que o negócio se mantenha competitivo com o passar dos anos. Então, a automação é algo especial, porque faz com que sobre mais tempo para lidar com detalhes importantes. Assim, o setor consegue pensar à frente e buscar soluções para problemas recorrentes.

2.     Mais tempo para o RH atuar de maneira estratégica

Quando os gestores não precisam conferir informações anotadas em papel, isso gera muito mais tempo para uma atuação estratégica. Até alguns anos atrás, as batidas de ponto eram feitas em um livro. Em seguida, os profissionais de RH precisavam conferir todas elas e isso tomava um grande tempo.

Ao inserir a tecnologia no departamento de recursos humanos essa questão pode ser rapidamente superada. Os gestores ficam um pouco mais livres para encontrarem soluções capazes de resolver os problemas do negócio. Afinal, os dados estarão na palma da mão.

Podemos dizer que isso acontece de duas maneiras: a primeira delas é porque haverá menos tempo gasto ao conferir as informações apuradas. E o segundo, porque a segurança é maior e não será necessário conferir o mesmo dado algumas vezes.

3.     Informações precisas e seguras

E por falar em segurança, as informações registradas em um software são muito mais seguras do que anotações feitas à mão. Existem alguns sistemas que usam a tecnologia de armazenamento em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo com internet. Então, garante mais acessibilidade ao sistema.

Além disso, o armazenamento em nuvem é considerado extremamente seguro. Desse modo, para ter acesso é preciso inserir credenciais, impedindo que qualquer pessoa possa ter acesso aos dados. Portanto, é uma garantia de que as informações em nuvem são mais seguras e precisas.

4.     Dados integrados

Ao adotar a tecnologia no seu negócio é possível integrar diferentes setores. Por exemplo, com os softwares da Ahgora é possível que o sistema para o registro de batidas de ponto seja conectado com a folha de pagamentos. Desse modo, é possível realizar descontos para aqueles que chegaram atrasados ou considerar horas extras automaticamente.

Quando os dados são integrados, existem menos possibilidades de falhas no sistema. Além disso, é possível depender de menos programas para a segurança da empresa. Esse é um conceito que vai ganhar ainda mais importância ao longo do próximos anos, já que a tecnologia para RH não para de evoluir.

Ao trabalhar com dados integrados, profissionais de diferentes setores podem ter acesso ao mesmo tipo de informação. No fim das contas, é algo bem interessante para um negócio, já que as informações são descentralizadas. Enfim, os dados integrados permitem mais facilidade ao analisá-los.

5.     Indicadores de desempenho para o acompanhamento de equipes

A tecnologia tem proporcionado experiências que não eram nem imaginadas alguns anos atrás. Com ela é possível acompanhar em tempo real as informações que são fornecidas pelos colaboradores, como no momento em que fazem o registro de ponto de chegada na empresa e quando terminam o serviço.

Com relatórios verdadeiros é possível identificar os setores e os profissionais que não estão rendendo conforme deveriam. Desse modo, é possível buscar alternativas para superar a questão. Por isso, os indicadores de desempenho são excelentes, atuando como um termômetro para identificar as condições atuais do negócio.

Tecnologia para RH: invista no futuro do seu negócio!

Além destas 5 vantagens da tecnologia para RH, existem muitas outras que podem ser percebidas com o passar do tempo. O melhor é que os sistemas podem ser adaptados conforme as necessidades do negócio. Com a tecnologia os líderes de setores podem se tornar mais participativos no negócio, permitindo que o RH tenha mais tempo e a relação melhore.

De fato, o setor de recursos humanos depende cada vez mais dos avanços tecnológicos. Afinal, o departamento de recursos humanos não deve mais lidar apenas com contratações e desligamentos, precisa ser estratégico. Isso quer dizer que é essencial ter em mãos informações verdadeiras, capazes de alterar os rumos do negócio.

Apostar em tecnologia é algo benéfico para todos os setores de uma empresa, até mesmo para aqueles que não são diretamente beneficiados pela inserção das novas ferramentas. Enfim, é algo que garante vantagem competitiva para o negócio e que pode ser percebido já nos primeiros meses, com mais economia e com colaboradores mais contentes com seus desempenhos.

Esse conteúdo foi produzido pela Ahgora Sistemas, somos uma empresa focada no desenvolvimento de ferramentas capazes de auxiliar na gestão e na atuação do setor de RH. Confira mais sobre a tecnologia para RH aqui.