A análise comportamental é uma etapa eficaz para contratar novos funcionários. Afinal, você já deve saber que hoje os olhares estão voltados para as chamadas soft skills, certo?

Desse modo, para além do currículo, é fundamental saber se o candidato de dará bem com a equipe. Cada pessoa vem de um lugar e com uma bagagem diferente que não podem ser resumidos em um arquivo.

Por isso, não é à toa que 89% dos recrutadores acreditam que a entrevista comportamental é importante. O comportamento do candidato revela muito sobre sua visão de mundo.

Sendo assim, aqui vamos te contar o que é a análise comportamental e quais são seus benefícios para processos seletivos.

O que é a análise comportamental?

O estudo do comportamento humano encontra raízes nas teorias da psicologia, do final do século XIX e início do século XX.

Em suma, os estudos defendem que é possível alterar comportamentos, os quais são influenciados pela:

  • Genética: heranças genéticas familiares e da espécie;

  • Experiência: questões da vivência pessoal;

  • Cultura: conjunto de regras e costumes de um povo.

Desse modo, foi possível criar testes que têm o propósito de medir bem como classificar padrões de comportamento. Além disso, o tema ganhou evidência no mundo do recrutamento e seleção.

Assim, podemos melhorar a qualidade das contratações e o trabalho de equipes nas empresas.

Por fim, em seus testes, você pode medir e classificar:

  • Motivações e valores de um indivíduo;

  • Tendências de comportamento e flexibilidade;

  • Facilidade em se comunicar com outras pessoas;

  • Níveis de introversão e extroversão;

  • Capacidade de adaptação e nível de influência, entre outros.

Conheça 3 benefícios da análise comportamental:

  • Aumento da produtividade:

Em primeiro lugar, cada time requer um conjunto de pessoas com características diferentes em uma área de atuação.

Um setor de Marketing, por exemplo, pode exigir indivíduos estratégicos e criativos para atender às demandas da área. E, para encontrar pessoas assim, pode ser necessário mais que uma entrevista.

Por meio de um teste, você pode filtrar aquelas pessoas que correspondem a esses requisitos e levá-las em consideração.

Desse modo, usar o teste como ferramenta auxilia na busca de perfis que vão agregar à produtividade da equipe. Além disso, que estarão satisfeitas com uma vaga que corresponde a seu perfil.

  • Diminuição da rotatividade:

Do mesmo modo, a rotatividade (turnover) é uma séria preocupação das empresas. Em suma, demissões podem indicar problemas na cultura de trabalho.

Escolher candidatos com perfis mais propensos à vaga é uma etapa inicial para garantir colaboradores satisfeitos com o trabalho. 

Por isso, a motivação da equipe começa com um recrutamento eficaz. Nesse sentido, um teste comportamental, faz toda a diferença na categorização de pessoas.

  • Melhoria da tomada de decisões:

Por certo, pode haver casos em que os currículos recebidos são muito similares, o que dificulta o processo de triagem de candidatos.

Ou, ainda, pode ser que você esteja em dúvida entre dois candidatos muito bons, mas com comportamentos diferentes.

Nesse caso, realizar uma avaliação pode auxiliar na tomada de decisões assertivas, a fim de escolher candidatos que de fato aderem à vaga. Afinal, com o uso de dados é possível ter base para tomar melhores decisões.

genty é a ferramenta de análise comportamental para avaliar competências

Conclusão

Dessa forma, realizar a análise comportamental pode ser vital à sua seleção.

Com um software de recrutamento, você tem acesso a vários testes para filtrar os candidatos e achar aqueles que a sua empresa precisa.

Sendo assim, conheça as soluções que a abler tem a oferecer. A plataforma tem mais de 4.000 testes, incluindo comportamentais, para você captar talentos de forma eficaz.

Gostou? Então, aproveite para fazer um teste grátis e decole as contratações da sua empresa!