A era digital chegou e trouxe consigo uma revolução sem precedentes. Com isso, o início deste terceiro milênio promete uma transformação radical de todos os setores da economia. O mesmo não poderia ser diferente para o segmento de recrutamento e seleção.

Contudo, algumas das melhores técnicas para a triagem de talentos mantêm sua posição de destaque. O que mudou é o que se busca entre os candidatos da nova economia. Assim, é possível combinar as estratégias para encontrar o profissional perfeito para qualquer vaga.

Neste artigo, você vai entender como funciona um processo de recrutamento e seleção e quais são as 5 melhores técnicas do mercado. Dessa forma, você pode combiná-las para garantir o time ideal para sua empresa. Confira!

O que é recrutamento e seleção?

undefined

(https://unsplash.com/photos/NbtIDoFKGO8)

Toda empresa, na medida em que cresce, depende de capital humano atuando na organização. E é fundamental que esses colaboradores estejam entre os mais competentes do mercado. Assim, recrutamento e seleção é o processo por meio do qual uma empresa: 

  • anuncia uma vaga; 

  • realiza a triagem de candidatos;

  • seleciona o melhor profissional, segundo critérios específicos.

Porém, fazer testes custa caro para as empresas. Portanto, é importante garantir que as contratações sejam o mais eficazes possível, evitando com isso altos índices de turnover. 

undefined

Quais são as 5 melhores técnicas de recrutamento e seleção?

Então, para uma contratação certeira, é necessário haver planejamento estratégico e bons métodos de recrutamento e seleção. A seguir, confira as 5 melhores técnicas para garantir o time perfeito para sua organização.

1. Seleção interna

Para preencher cargos importantes na organização, nada melhor do que permitir que os veteranos absorvam a nova demanda. 

Afinal, eles já estão familiarizados com a cultura organizacional da empresa, não precisam passar por adaptação e ainda aproveitam a oportunidade de crescimento.

Além de ser a estratégia mais barata para a empresa, é a maior garantia possível de uma contratação eficaz. Assim, o profissional ganha com promoção e reconhecimento, enquanto a empresa refina seu employer branding retendo seus melhores talentos.

2. Indicação de funcionários

undefined

(https://unsplash.com/photos/CDq4ChZouXw)

Já que a empresa qualifica seus próprios profissionais, por que não deixar que as equipes formem seu próprio corpo? 

Desse modo, pode ser uma ótima ideia permitir que os funcionários honrem a confiança de seus líderes indicando outros profissionais para ocuparem suas vagas.

Essa é uma estratégia inteligente que garante o conforto dos novos colaboradores, uma vez que se sentem mais em casa, perto de conhecidos. Mas é preciso garantir o rigor no recrutamento e seleção, ou a organização pode se fragmentar em pequenos grupos, dispersando energia.

3. Redes sociais

Já que a revolução da nova era se trata de transformação digital, é importante reconhecer que os novos currículos estão na internet. Nesse caso, as redes sociais, especialmente LinkedIn, podem ser excelentes fontes de talentos.

Assim, com um direcionamento bem delineado, é possível procurar e avaliar diversas qualidades dos profissionais. O fit cultural do candidato, por exemplo, é algo que já dá para examinar apenas de conhecer seu comportamento online.

4. Agências de RH e Headhunters

undefined

(https://unsplash.com/photos/MYbhN8KaaEc)

Que tal permitir que especialistas em recrutamento e seleção encontrem para sua empresa o profissional mais qualificado? Agências de RH e Headhunters, portanto, são outras entre as melhores opções de estratégia para formar o time perfeito da sua organização.

Com fontes confiáveis e bancos de currículos sempre atualizados, esses agentes têm métodos únicos para selecionar os melhores candidatos.

5. Inteligência artificial

Agora, com tantos avanços nesse novo mercado, não poderíamos desconsiderar a presença da tecnologia como uma das melhores alternativas. Nesse caso, a inteligência artificial é sem dúvida uma das estratégias mais eficazes.

Com sistema sofisticados de recrutamento e seleção, robôs são capazes de fazer o que nenhum humano pode. Deixar o poder computacional para o rigor das máquinas é uma das estratégias mais inteligentes. 

Assim, os humanos podem cuidar daquilo para o que têm verdadeira competência: sensibilidade.

Você acabou de conferir as 5 estratégias mais eficazes para encontrar os grandes talentos da sua organização. Mais oportuno ainda é combinar essas estratégias para garantir máximos resultados no processo.

Que tal agora conhecer um sistema que une as principais características da expertise dos profissionais recrutadores com a inteligência artificial? Então, teste a nossa plataforma por 7 dias e leve o recrutamento e seleção da sua empresa para o próximo nível!