Você já ouviu falar em ATS? Em um mundo cada vez mais facilitado pelo digital, o ATS se tornou uma saída ágil para o departamento de Recursos Humanos. Ele automatiza várias etapas do recrutamento, facilitando muito a vida dos recrutadores.

Mas afinal o que é ATS?

Vamos fazer uma pequena explicação com tudo que você precisa saber sobre esse sistema, incluindo as principais vantagens. Vamos lá?

O que é um Software ATS?

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, recrutar os melhores candidatos de forma rápida e econômica tem sido cada vez mais uma necessidade. O ATS, ou Applicant Tracking System, que pode ser traduzido para “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, faz exatamente isso.

O ATS é um sistema que busca automatizar e desburocratizar as etapas de recrutamento e seleção, oferecendo ferramentas e funcionalidades ágeis. Com isso, ele torna o processo seletivo mais assertivo, rápido e eficiente, tanto para a empresa quanto para o candidato.

Como ele funciona?

O ATS possui quase todas as partes de um processo seletivo automatizado, além de ser completamente personalizável. Essa personalização é essencial para que as empresas possam encaixar o sistema de acordo com as necessidades mercadológicas inerentes de cada uma.

Com o ATS no processo seletivo, é possível:

  • Aumentar a visibilidade da vaga, divulgando de forma automática em diversos canais;

  • Filtrar os dados recebidos, fazendo uma triagem eficiente e selecionando os candidatos mais aptos para a vaga em questão;

  • Criar um banco de talentos diversificado e compatível com a cultura da empresa;

  • Aplicar testes técnicos ou comportamentais personalizados nos candidatos selecionados;

  • Agendar entrevistas online e offline, facilitando a comunicação e o acompanhamento das etapas;

  • Gerar feedbacks e relatórios de forma automática.

Tudo isso contribui para um processo mais fluido e ágil, até mesmo gerando economia de tempo e dinheiro para os setores de RH.

Quais são as vantagens de utilizar o ATS?

Além de todos os benefícios que já citamos para os setores de RH, algumas vantagens podem trazer crescimento duradouro para a empresa, além de fortalecimento da sua imagem interna e externa.

Dentre essas vantagens, podemos citar:

  • Consolidação da employer branding: com etapas mais seguras e fluidas, feedbacks após cada etapa e agilidade no processo seletivo, o candidato tende a ganhar maior confiança na imagem da empresa.

  • Redução de contratações erradas: as contratações erradas podem trazer prejuízo financeiro para a empresa. Essa redução traz maior economia e segurança para a saúde financeira.

  • Integração do automático com o humano: mesmo com a proposta de automatização, os processos seletivos feitos com o ATS sempre terão o RH por trás, garantindo humanização e personalização em todas as etapas.

Conclusão

Agora que você já sabe sobre o ATS, o que é, como ele mudou as contratações e todas as vantagens que ele oferece para as empresas, basta fazer o seu plano de ação para obter essa facilidade também na sua empresa.

A plataforma para recrutamento Abler é um software versátil, que pode atender as necessidades de atração e seleção de candidatos dos mais diversos setores, seja no varejo, na indústria e no setor de serviços, em empresas de todos os portes. 

E você, acha que sua empresa já está pronta para economizar tempo e otimizar o recrutamento e seleção - Teste grátis e descubra!