Você já deve saber que selecionar um candidato alinhado com o perfil da empresa é fundamental para reduzir os custos de rotatividade e a falta de produtividade, certo? A questão é como melhorar o recrutamento e seleção para que o setor possa acompanhar as mudanças do mercado e do mundo.

Por que otimizar esse processo?

Alguns profissionais podem achar que não vale a pena mudar algo que é utilizado há muito tempo. No entanto, é importante conhecer formas de melhorar esse processo de acordo com as possibilidades que o mercado apresenta.

Caso contrário, você pode acabar prejudicando a empresa ao utilizar técnicas que servem para outro tipo de público ou que demoram tanto tempo para selecionar alguém que os funcionários ficam sobrecarregados.

Conheça 5 formas de como melhorar o recrutamento e seleção:

1. Aproveite os tipos de recrutamento

Você já checou a viabilidade de fazer um recrutamento interno, externo ou misto? Algumas empresas podem fazer seleção interna para aproveitar pessoas que já estejam dentro da cultura organizacional, o que vai economizar bastante tempo.

Mas se a organização não tem tempo para treinar os funcionários em determinada habilidade, o recrutamento externo se torna muito útil. Por outro lado, no tipo misto, o RH tem a chance até mesmo de comparar a qualidade dos colaboradores com as pessoas de fora. 

2. Utilize as técnicas disponíveis

Para começar, defina quais os objetivos da empresa com aquela vaga e para quem ela é destinada. Com isso em mente, você pode dispor das técnicas existentes, como, por exemplo, em publicação de vagas online, feiras de recrutamento em faculdade, contratação de headhunters etc.

No entanto, é essencial conhecer quais técnicas serão mais eficazes para atingir o candidato ideal e melhorar o recrutamento e seleção dentro da própria empresa. Pode ser a hora de pensar em novas ideias!

3. Capriche na descrição da vaga

Algumas vagas podem ser ignoradas pelo excesso de pré-requisitos na descrição ou podem atrair pessoas fora do perfil pela falta de clareza nas informações. Nesses casos, não adianta reclamar que não existem bons candidatos.

Por isso, o que se precisa fazer é incluir as informações sobre pré-requisitos, tarefas desempenhadas, localização da empresa, faixa salarial e benefícios de forma concisa e fácil de entender para quem não faz parte da cultura organizacional.

4. Prepare-se para a entrevista

Já pensou que a entrevista é uma via de mão dupla? Isso significa que o indivíduo também tem a oportunidade de avaliar se valerá a pena trabalhar no lugar.

Então, para você melhorar o recrutamento e seleção da empresa, prepare-se para a entrevista também: leia o currículo, faça um roteiro de perguntas e deixe o entrevistado confortável.

5. Use a tecnologia a seu favor

Aposte nas ferramentas tecnológicas que vão ajudar a otimizar o seu trabalho. Por exemplo, você pode aproveitar o alcance de redes sociais como o LinkedIn para divulgar a vaga e incrementar o seu employer branding.

Vale ressaltar que os softwares de recrutamento e seleção também são ferramentas importantes para gerenciar as etapas do processo, armazenar banco de talentos e até mesmo para procurar candidatos internos que estejam adequados à vaga.

Saber como melhorar o recrutamento e seleção também é acompanhar as novas tendências de mercado e procurar soluções para os gargalos na equipe. Que tal testar um software de recrutamento e seleção para acompanhar de perto o gerenciamento do processo? Confira aqui.