Durante os processos seletivos, o RH utiliza diversas ferramentas para entender as competências dos candidatos. Para isso, uma delas é o Big Five, uma avaliação de personalidade confiável e bastante aplicada.
Avaliar as características comportamentais dos profissionais é importante para contratar melhor.
Assim, conta-se com funcionários mais alinhados à cultura organizacional. Além disso, é possível aumentar a retenção de colaboradores.
Quer entender melhor o assunto? Acompanhe o artigo!
O que é Big Five?
Também conhecido como 5 grandes fatores, o Big Five é um método de avaliação comportamental, evidenciando aspectos de personalidade.
Essas características são representados pelo acrônimo OCEAN, em inglês:
abertura para experiências (openness to experience);
cuidado ou diligência na realização de tarefas (conscientiousness);
extroversão (extroversion);
afabilidade (agreeableness);
neuroticismo (neuroticism).
A partir dessas informações, em suma os recrutadores conseguem selecionar melhor os candidatos.
O que cada traço de personalidade significa?
Entenda melhor o que cada fator do acrônimo OCEAN representa dentro da metodologia Big Five.
Abertura para experiências
Mostra o interesse por novas vivências e ideias, com forte uso da imaginação e muita curiosidade.
Dessa forma, pessoas com alto índice de abertura para experiências são criativas, apreciam a arte e a beleza. Além disso, também tendem a não ser muito convencionais.
Diligência nas tarefas
Essa característica trata da autodisciplina e capacidade para cumprir regras e ser objetivo.
Como resultado, os indivíduos com alta diligência resolvem problemas com eficiência, são organizados e persistentes. Dessa maneira, têm um grande comprometimento com prazos.
Extroversão
A extroversão fala muito sobre a capacidade de socialização. Em síntese, pessoas extrovertidas obtêm sua energia do externo, por meio do convívio e do contato com outros indivíduos.
Em outro extremo, as personalidades com baixa extroversão podem ser compreendidas como tímidas ou depressivas.
Contudo, essa é uma ideia equivocada, pois essas pessoas precisam apenas de menos estimulação social. Nesse sentido, são indivíduos que trabalham muito bem sozinhos.
Afabilidade
As pessoas afáveis demonstram uma grande preocupação com o bem-estar do próximo, e têm bastante empatia.
Geralmente, são respeitosos, amigáveis, prestativos e valorizam a boa relação com os demais.
No outro extremo, indivíduos com baixa afabilidade são céticos, extremamente desconfiados e tendem a ser pouco cooperativos.
Neuroticismo
Os indivíduos que apresentam altos níveis de neuroticismo apresentam maior reatividade e estresse. Frequentemente, são pessoas de comportamento imprevisível.
Além disso, elas têm dificuldades para superar obstáculos, e podem interpretar situações normais como ameaçadoras.
Em contrapartida, as personalidades com baixo neuroticismo são calmas e tranquilas, assim como são menos reativos e emocionalmente mais estáveis.
Como o Big Five pode ser aplicado no recrutamento e seleção?
Essa avaliação é uma ótima ferramenta para filtrar os candidatos de acordo com o comportamento mais compatível para cada vaga.
Por esse motivo, durante a realização de entrevistas e demais testes, o RH pode aplicar a análise Big Five e anexar os resultados aos demais dados dos profissionais.
Com isso, a partir dos perfis coletados, o recrutador consegue identificar se determinado profissional é mais adequado para lidar com o público, por exemplo.
No entanto, vale lembrar que todos temos as 5 características em nossa personalidade. O teste ajuda a identificar o peso de cada um, mostrando inclinações comportamentais.
Ficou mais claro o que é o Big Five e como pode ajudar sua empresa a contratar melhor? Vale a pena contar com avaliações como esta para seleções mais acertadas. Assim, é possível montar equipes que trabalham melhor e capazes de alcançar resultados surpreendentes.
Se você quer saber mais sobre processos seletivos, aproveite a oportunidade e confira o e-book gratuito sobre o recrutamento, com benefícios e técnicas. Clique agora no link!