Sabemos que uma equipe de Recursos Humanos tem muitas demandas, todas essenciais para as empresas. 

Além disso, essa equipe é muito importante, já que participa da trajetória dos colaboradores antes mesmo deles entrarem nas empresas, como nos processos de recrutamento e seleção.  

Dessas demandas, algumas precisam ser tratadas com prioridade, como o bem-estar dos colaboradores, por exemplo. Por outro lado, existem atividades que podem ser facilitadas, como esses processos de recrutamento e seleção, e a gestão da folha de ponto.

Portanto, é essencial que o RH tenha tempo hábil para poder focar em demandas mais urgentes. 

Para que isso ocorra, é importante que a equipe conte com ferramentas que possam otimizar processos do RH, como os softwares voltados para esse tipo de equipe, que são o assunto desse texto. Nele, vamos aprender:

  • Como funcionam os softwares para o RH?

  • Principais softwares para o RH

  • Como os softwares ajudam na otimização de processos do RH

  • Como economizam espaço e aumentam da organização para o RH

  • Como ajudam na otimização de processos 

  • Como reduzem de margem de erros e retrabalhos 

  • Como aumentam a eficiência e desempenho nos processos 

  • Como auxiliam na tomada de decisões

Vamos lá!

Como funcionam os softwares para o RH?

Os softwares para o RH são sistemas digitais que podem ser contratados pelas empresas, com a finalidade de otimizar as funções da equipe de RH. 

Esses softwares são um ótimo investimento, uma vez que agilizam o cotidiano do RH, o que reflete na empresa em diversos âmbitos.

Vamos ver alguns deles?

Veja como os softwares ajudam na otimização de processos do RH

Economia de espaço e aumento da organização

Como os softwares para o RH são digitais, a utilização deles economiza o espaço físico que seria utilizado. E, ainda previne a empresa da perda total de documentos, uma vez que quando armazenados fisicamente, os documentos podem sofrer acidentes e serem perdidos.

Com o armazenamento digital, a equipe de RH não precisa se preocupar com o armazenamento e com a manutenção dos documentos da empresa, o que além otimizar o tempo da equipe, previne dos riscos já citados.

Além disso, a utilização desses softwares ajuda na organização dos documentos, já que esses sistemas  fazem isso de maneira automática. Essa eficácia poupa tempo da equipe e previne de erros nessa organização, que poderiam vir a trazer erros, como a falta de recebimentos de salários e benefícios. 

Agiliza e otimiza processos 

Como vimos, os softwares para o RH trazem muitos benefícios, e o que todos esses benefícios têm em comum é: todos otimizam os processos da equipe de RH e agilizam a rotina dessa equipe tão necessária dentro de uma empresa. 

Com a utilização dos softwares, esse setor terá tempo para se dedicar a outros projetos e necessidades de seus funcionários, como a manutenção do bem-estar dos colaboradores e a gestão de benefícios, por exemplo.

Se a equipe de RH tem tempo hábil para cuidar dos próprios colaboradores da empresa, a empresa terá  um funcionamento mais produtivo, uma vez que os colaboradores se sentem satisfeitos  e têm seus direitos e deveres garantidos. 

Reduzem a margem de erros e retrabalhos 

Erros no trabalho ocorrem, e isso é normal. Entretanto, alguns erros podem ocasionar prejuízos graves para a empresa.

Por exemplo, se a equipe de RH não conta com um software que auxilie no processo de recrutamento, essa tarefa pode ser complicada. Principalmente, se a empresa está com muita pressa em contratar um novo colaborador e não se atenta aos detalhes do processo. 

Por consequência, pode vir a contratar alguém inadequado. Dessa forma, todo o processo deverá ser refeito.

Outro exemplo de um prejuízo grave para uma empresa que não conta com softwares para RH, é o risco de ações trabalhistas em casos com erros relacionados à gestão da jornada dos colaboradores. 

Ambos os erros citados podem ser evitados se a empresa utilizar softwares de RH que ajudem a otimizar os processos de RH. Isso acontece porque esses softwares organizam tudo de maneira automática, evitando retrabalho e consequências mais sérias para a empresa.

Aumento da eficiência e desempenho nos processos 

Com os softwares de RH, os processos são mais eficientes e apresentam um maior desempenho, já que não precisam ser refeitos, e são automáticos.

Auxilia na tomada de decisões

Alguns softwares de RH auxiliam nas tomadas de decisão, como no caso de recrutamento e processo seletivo, já que fazem isso de forma automática.

Além disso, esses softwares também aplicam testes de habilidades aos candidatos, para que os níveis das competências sejam observados, sem que o RH tenha que se preocupar em estruturar e aplicar diversas etapas e testes.

Dessa maneira, os softwares de RH auxiliam nas tomadas de decisão, que demandam mais tempo, mais etapas e mais retrabalho para a equipe de RH.  

Principais softwares para o RH

Abler

Abler é um software de recrutamento e seleção digital, que agiliza o processo de contratação.

Com nosso software, sua equipe de RH pode divulgar uma vaga em mais de 30 plataformas de emprego do Brasil. Esse sistema facilita os processos de contratação de novos talentos e auxilia o RH da empresa, pois otimiza tarefas que podem demandar tempo desta equipe. 

O software também apresenta uma triagem automática, que faz com que a equipe de RH não precise realizar tantas entrevistas  e gastar tanto tempo nos processos seletivos.

E não é só isso! No software, existem diversos testes de habilidades disponíveis para contratação, como de lógica, idiomas e programas para avaliar o nível dos candidatos nessas competências. Assim, é possível constatar  se eles estão alinhados com as exigências da vaga.

Dessa forma, a equipe de RH não precisa manter o foco em processos de recrutamento e seleção, e tem mais tempo para outras atividades, tais como a gestão de benefícios e o bem-estar dos colaboradores. 

PontoTel

 O PontoTel é um sistema de controle de ponto, que tem um aplicativo de ponto eletrônico.

Com esse aplicativo, o RH pode fazer o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores, e fazer a gestão do ponto.

Com o PontoTel, é possível fazer o controle de horas trabalhadas a qualquer momento em qualquer lugar. Além disso, a sua empresa pode  realizar o controle de ponto dos funcionários pelo celular, tablet ou computador, e acompanhar a jornada de qualquer colaborador a qualquer momento!

Assim, a equipe de RH também tem seu tempo otimizado, já que não precisa se preocupar em fazer toda a organização e gestão do ponto, podendo, portanto, se focar em outras demandas.

Como vimos, a equipe de Recursos Humanos é responsável por diversas atividades, e é essencial que esta tenha tempo para todas as demandas, principalmente para o bem-estar dos colaboradores. 

Para isso, é muito importante que as equipes de Recursos Humanos estejam atentas a ferramentas, como os softwares de controle de ponto e de recrutamento.

Conclusão

Essas ferramentas otimizam o cotidiano da equipe de RH, e mantém o funcionamento da empresa e a garantia de que os colaboradores podem contar com um time hábil e disposto a resolver as pendências que eles possam ter, além de assegurar que seus direitos e deveres sejam cumpridos. 

Viu só como o cotidiano do RH pode ser facilitado?

Implemente essas ferramentas na sua empresa, e confira as outras funcionalidades desses softwares, e as suas vantagens na prática!