Um dos maiores desafios das equipes de recrutamento e seleção hoje em dia é o tempo de fechamento das vagas. Esse é um indicador importante que mostra o quanto a máquina de recrutamento de talentos é capaz de atender o crescimento de uma empresa.

Na era dos dados e da globalização o RH precisa corresponder ao avanço e velocidade das empresas. Muitas startups hoje possuem crescimento exponencial alavancado artificialmente através de grandes investimentos.

Nesse sentido, o volume de contratações pode ser muito maior que o natural dentro de uma curta janela de tempo.

Como lidar com essa dinâmica? Como conseguir encontrar bons profissionais no mercado em escala? Como conseguir fechar as vagas em tempo de atender as demandas das equipes?

Vamos falar um pouco sobre como tornar o recrutamento exponencial e reduzir o tempo de fechamento das vagas em até 70% nesse conteúdo. Continue conosco.

Como reduzir o tempo de fechamento das vagas

Para reduzir o tempo entre abertura e fechamento das posições, é necessário criar mudanças sistêmicas, abraçando novas metodologias e deixando algumas técnicas tradicionais para trás.

O RH Ágil precisa de novas abordagens e o modo de se fazer antigo já não funciona em muitos aspectos.

Portanto, confira nossas dicas para modelar a infraestrutura do RH e seus processos para atender as demandas de fechamento de vagas de maneira rápida.

Crie uma página onde potenciais candidatos possam se registrar online

Para atingir seus objetivos de recrutamento em escala, você precisa de soluções em escala. 

Esqueça os telefones de contato e os envios de currículos. Afinal, pare para pensar em quanto tempo você gasta no recebimento e organização de currículos. Esse é um tempo precioso e geralmente um gargalo no recrutamento.

Portanto, você e sua equipe responsável por tecnologia devem criar uma página em seu site de modo a receber os candidatos no tempo deles. Assim, você consegue possuir um sistema de cadastro que funciona 24 horas por dia, permitindo uma maior penetração no mercado de talentos e aumentando rapidamente seu banco de currículos.

Contudo, o desafio é em estruturar e possuir um banco de dados que funcione de forma integrada e facilite o seu acesso a esses talentos. Além disso, algumas precauções em cibersegurança devem ser tomadas. Consulte seu time de TI para entender mais sobre como podem desenvolver isso.

Desenvolva um Sistema de Triagem Automática

Uma vez que agora você pode receber candidatos em escala, você precisa organizar essas candidaturas.

Aqui fica a pergunta:

  • Quanto tempo você gasta hoje com a triagem de candidatos?

Uma pesquisa feita pela Entelo mostrou os profissionais de recrutamento passam mais de 30% do seu tempo triando candidatos. Um terço desses passa mais de 20 horas por semana apenas selecionando os melhores candidatos.

Como você pode perceber, isso não é nada escalável. Para reduzir o tempo de fechamento das vagas, você precisa de um sistema de triagem que funcione de maneira automática.

Ao fazer as perguntas certas, você pode confrontar os dados inseridos pelos candidatos no momento da candidatura e comparar com um padrão que corresponda ao alinhamento cultural ou de habilidades que você procura.

É o que chamamos de fit cultural: o quanto um candidato está alinhado com os valores da empresa.

Além disso, existe o fit com a vaga: o quanto o candidato está alinhado com os requisitos (hard skills) que a vaga exige.

Bom, você pode criar uma planilha de Excel que faça isso. Mas, isso pode levar bastante tempo.

Portanto, busque criar esse sistema com antecedência.

Crie um Processo de Entrevistas Estruturadas 

Segundo uma pesquisa do Linkedin Talent Acquisition, 86% dos profissionais de recrutamento confiam em entrevistas estruturadas. 

De fato, as entrevistas estruturadas trazem clareza quantitativa e qualitativa para o processo seletivo. Porém, o seu processo como um todo também deve ser estruturado.

Algumas perguntas que precisam ser respondidas:

  • Existe um passo-a-passo para o processo seletivo?

  • Quantas entrevistas são necessárias para definir um candidato?

  • Quais são os critérios de passagem?

  • Existem testes? Que tipos de testes? Em quais fases?

Ter clareza na resposta dessas perguntas ajudará a criar uma espécie de "linha de produção" no RH, com passagens claras das etapas, facilitando a identificação de gargalos.

Sua equipe pode definir as etapas em um quadro branco, utilizando um sistema Kanban para identificação das etapas e onde cada candidato se encontra.

Esse tipo de sistema lhe ajuda a identificar onde está o gargalo e auxilia na rápida tomada de decisão. Ideal para reduzir o tempo de fechamento das vagas.

Insira Indicadores de Desempenho dos Processos de Recrutamento

Além de precisar reduzir o tempo de fechamento da vagas, você precisa ser assertivo. Como sempre falamos, o custo de uma contratação errada pode ser maior que o da contratação em si.

Portanto, escolher o candidato certo exige análise profunda. E isso só possível com os dados corretos em suas mãos.

Implementar um sistema de indicadores de desempenho da área de recrutamento é fundamental para que você consiga identificar pontos de melhoria e eliminar restrições que impedem o departamento de avançar.

Por exemplo, através dos indicadores, você poderá checar que uma determinada faixa etária não tem atendido as demandas de habilidades necessárias no fundo do funil de recrutamento.

Assim, pode tomar decisões mais assertivas em descrições de vaga, por exemplo.

Além disso, um painel de indicadores pode auxiliar sua empresa a se tornar mais diversa, igualitária e inclusiva. Através de dados, você pode identificar se sua empresa tem aceito e atraído perfis de diferentes profissionais.

Lembre-se que uma equipe diversa chega a ser 30% mais produtiva. Logo, vale a pena estar atento a isso.

Você pode criar um painel de indicadores no Excel ou mesmo em quadro branco onde todos possam visualizar.

A abler é um software que reduz o tempo de fechamento das vagas em 70%

Aplicando as orientações que trouxemos aqui, você pode chegar a reduzir o tempo de fechamento de vagas em até 70%.

E como sabemos disso?

A abler é um software com todas essas funcionalidades. 

E com o tempo médio de fechamento das vagas de 8 dias. Isso mesmo, 8 dias.

Como demonstramos, você pode criar todas as etapas para tornar seu RH escalável do zero. Porém, isso pode ser bastante trabalhoso.

Que tal testar a nossa solução e ter acesso a uma ferramenta que organiza seu processo, cria uma página de candidatura exclusiva para sua empresa, utiliza inteligência artificial para triar candidatos e ainda traz indicadores de desempenho com apenas um clique?

É só acessar nossa página para empresas e começar seu teste grátis.