Se os maiores ativos de uma empresa são as pessoas que trabalham nela, então o setor de Recursos Humanos é essencial para o seu bom funcionamento. Dentro dessa área de atuação, as funções em Recrutamento e Seleção são responsáveis por atrair e selecionar os profissionais que vão trabalhar na organização.

A seguir, vamos entender como esse subsetor faz a diferença dentro de uma empresa e quais são os cargos que podem formá-lo. 

A importância do Recrutamento e Seleção

Contratar pessoas que não se alinham com o perfil da empresa pode afetar a produtividade e atrapalhar as metas estratégicas, além de resultar em uma maior taxa de rotatividade, o que acarreta mais custos.

É por esse motivo que investir em profissionais adequados para realizar essa etapa é também um investimento para a saúde da organização. Isso acontece porque eles realizam um processo estratégico para alinhar as habilidades do indivíduo com as necessidades da empresa.

As 5 funções em Recrutamento e Seleção

1. Recrutador

Esta é a pessoa que vai atrair candidatos para a vaga por meio de diversos canais de comunicação. Além disso, esta é uma das funções em Recrutamento e Seleção que tem grandes chances de reduzir a rotatividade de funcionários.

Acima de tudo, o recrutador precisa ter grande conhecimento da empresa. Algumas técnicas que podem ser utilizadas são divulgação de vaga, eventos de recrutamento e avaliação de currículos, algo que pode ser otimizado com softwares especializados

2. Headhunter

Uma função escolhida para contratações específicas, o headhunter é designado para selecionar candidatos para posições mais estratégicas dentro da empresa. Para isso, em vez de uma seleção tradicional, o profissional vai "caçar" as pessoas ideais dentro de uma vasta rede de contatos.

Assim como o recrutador, o headhunter precisa ter grande conhecimento da empresa para definir os pré-requisitos necessários. Normalmente, ele é contratado só para essa função ou é terceirizado de outra empresa.  

3. Business Partner

Como a tradução "parceiro de negócios" indica, esta é uma das funções em Recrutamento e Seleção que vai fazer uma ligação com a organização. Para além do RH, o profissional precisa ter conhecimentos mais específicos que podem ajudar na seleção.

É por isso que o Business Partner ajuda a definir os pontos fundamentais das vagas e também é responsável por preparar as equipes para o cumprimento de metas estratégicas.

4. Analista de recrutamento e seleção

Por atuar no processo inteiro, o analista é uma das funções de Recrutamento e Seleção que consegue ver a situação como um todo. Ele garante o preenchimento dos requisitos tanto de seleções internas quanto externas.

Além disso, o profissional é responsável por entrar em contato com os candidatos, fornecer os feedbacks e organizar o processo.

5. Psicólogo

O psicólogo é fundamental para evitar a seleção de colaboradores pouco alinhados com a cultura organizacional, o que reduz a rotatividade e os custos envolvidos.

Por exemplo, para avaliar se o candidato possui o perfil para a vaga, o psicólogo poderá fazer uma Análise Comportamental ou aplicar testes psicológicos, o que ajuda a determinar se ele poderá desempenhar uma função na empresa.  

Você sabia que as técnicas utilizadas por muitas das funções de Recrutamento e Seleção aumentam bastante a eficiência com o uso da tecnologia? 

Isso acontece porque tarefas como gestão de vagas e comparação de perfis com os pré-requisitos indicados podem ser otimizadas com softwares de recrutamento, o que deixa o processo todo mais assertivo. 

 Quer conferir esse método mais ágil para a sua equipe? Faça um teste grátis.