Inovando RH: Conheça as principais estratégias de como inovar o RH

A equipe de Recursos Humanos é um setor indispensável em qualquer empresa, afinal, por ele passam as pessoas, que são os grandes triunfos das organizações.

Muitas empresas estão percebendo a tamanha necessidade de investir e estão inovando o RH. Pensar nessas equipes como mais que simples executores de recrutamento e seleção é essencial para estratégias do negócio.

Olhar para o RH e colocá-lo como componente importante da organização é essencial e dá grandes resultados. Como seu setor está estruturado nesse sentido? Vamos falar mais sobre isso e sobre como atuar inovando RH? Confira o artigo escrito pelo pessoa do Engage, nosso convidado!

Inovando RH para crescer

Muitos gestores e responsáveis pelas estratégias se perguntam como o setor de recursos humanos cresce à medida que a empresa avança.

É importante ter em mente que, independente do tamanho de uma organização e do seu número de pessoas, a estrutura do RH deve ser bem planejada e montada com foco em crescimento e inovação.

Se por anos o Recursos Humanos era visto apenas como responsáveis por papeis e por registros de funcionários, finalmente ele ganhou o seu devido valor e hoje é muito mais do que isso, sendo um dos principais responsáveis por gerir o capital humano.

O RH participa ativamente nas estratégias de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, acompanham desempenho, buscam por problemas produtivos com foco em resolução e são aliados dos colaboradores, visando entender as suas dores e necessidades para manter as pessoas engajadas com suas posições.

É claro que essas tarefas são realizadas em conjunto com superiores e componentes de cada área, mas sem o RH como base centralizador de estratégias, metas e métricas, dificilmente elas seriam tão bem realizadas.

Sendo assim, com a importância desse setor, é preciso olhar com cuidado para ele, pensando em inovação, visando produtividade e resultados, fazendo com que uma boa gestão de RH se torne um grande diferencial competitivo no mercado.

Pensar em inovação tem muito a ver com a tecnologia, redução de burocracia e automações, mas vai muito além disso. É preciso, mais do que nunca, ter um real olhar humanizado para as pessoas componentes de uma organização.

Organizações que trabalham inovando RH percebem diversas vantagens em todos os setores e resultados, tais quais:

  • Fortalecimento da marca empresarial, colocando a imagem da empresa como um local desejado de trabalho;

  • Atrai e retém talentos;

  • Otimização dos processos internos;

  • Maior produtividade e menos retrabalho;

  • Desenvolvimentos das equipes e colaboradores;

  • Engajamento e motivação dos funcionários;

  • Desenvolvimento da gestão e de lideranças;

  • Aumento da qualidade dos serviços e produtos;

Inovando RH: como trabalhar com esse propósito?

A inovação com foco em talentos e tecnologias é uma união essencial para o time de Recursos Humanos. Agora que você sabe mais sobre a importância da inovação e alguns de seus benefícios, separamos algumas estratégias importantes para que seu negócio trabalhe inovando RH, confira!

Invista em cultura organizacional

A cultura organizacional é essencial para definir como as pessoas caminham em relação às regras e normas da empresa. Ter culturas fortes de ensino, tolerância a erros, inovação, colaboração e mudanças, por exemplo, faz toda a diferença no andamento dos trabalhos.

Essa cultura deve ser reforçada pelo RH em diferentes ações, seja com novos ou antigos colaboradores e, esse setor deve ser um dos grandes divulgadores dos pilares da empresa.

Automatize tarefas

Para atuar com processos inovando RH é essencial pensar em automação. Diversas tarefas que o RH realiza podem ser automatizadas com o auxílio de programas e softwares.

O recrutamento, por exemplo, é uma tarefa complexa, que exige tempo e foco dos colaboradores e que pode ser automatizada em diversos pontos, visando agilidade e produtividade.

Ao contar com automações para receber currículos e perfis e selecionar baseados em dados e critérios pré-estabelecidos, por exemplo, tira-se do funcionário essa responsabilidade, agilizando processos.

Tenha a tecnologia como aliada

Mais do que recrutamento e seleção, a tecnologia pode ser aliada do RH em diversos momentos do trabalho. Seja para mapeamento e acompanhamento de perfis, universidades corporativas, estratégias de desenvolvimentos, entre outros, contar com ferramentas é essencial para o setor.

Oferecer tecnologia faz com que os Recursos Humanos estejam integrados a todos os setores da companhia e tenham base de dados para atuações estratégicas com as pessoas.

Além de utilizar a tecnologia para dar comunicação para o RH, faça também o caminho inverso, ou seja, disponibilize informações importantes para os funcionários e faça com que o caminho de comunicação seja aberto e claro para todos.

Coloque o colaborador no centro das ações

Os colaboradores são as peças essenciais para que os negócios funcionem corretamente. O primeiro passo para contar com boas equipes é selecionar funcionários que se encaixem na cultura da empresa e, mais do que isso, fornecer soluções para a evolução e desenvolvimento de cada um.

É importante ter planos de carreira, cargos e salários e benefícios definidos e, além disso, investir nos colaboradores. Funcionários que se engajam com o aprendizado dão diversos resultados e inovação para a empresa, fazendo com que o investimento valha a pena.

Tenha estratégias de treinamento, palestras, eventos, trilhas de desenvolvimento e qualquer novidade e inovação relevante para a educação corporativa.

Para trabalhar inovando RH é preciso que os colaboradores desse setor estejam sempre atentos às tendências de educação e desenvolvimento, como gamificação, microlearning, metodologias ativas e implementação de plataforma LMS, por exemplo.

Veja o colaborador como indivíduo

Muitas empresas e Recursos Humanos pecam na forma como enxergam os seus colaboradores. É preciso compreender que o funcionário é um indivíduo, com suas dores e conquistas pessoais e profissionais.

Claro que não é dever da empresa olhar para todas as esferas do trabalhador, mas pensar nele apenas como mão de obra é extremamente ultrapassado.

É importante que o RH trabalhe de forma humanizada, compreenda as necessidades das pessoas e, mais do que benefícios, salários e programas de desenvolvimento, outros aspectos e processos devem ser avaliados.

O home office, por exemplo, é um modelo que se intensificou em 2020 e é tendência cada vez maior em diversos setores. Por que não pensar em novas formas de trabalho e em processos que facilitem a troca de empresa e funcionário?

Pensar em qualidade de vida para o trabalhador faz todo sentido em propostas inovadoras e que fortalecem a imagem das empresas.

Trabalhar inovando RH é essencial para pessoas e processos e muitas são as ações possíveis de serem realizadas para esse objetivo. Independente da estratégia, lembre-se de colocar o colaborador no centro das ações, engajando-o a todo tempo.

Com pessoas satisfeitas, certamente o trabalho passa a ser mais produtivo e bem realizado, dando grande resultado para os negócios.

O seu RH está estruturado de forma estratégica em sua organização? Aproveite que agora você sabe mais sobre a importância de trabalhar inovando RH e vamos pensar juntos em novas estratégias para seus colaboradores? Experimente a plataforma Engage gratuitamente e dê um novo passo em sua jornada!