São muitos os prejuízos da contratação errada. Por exemplo, você sabia que um colaborador com perfil que não tenha o fit cultural de acordo com a empresa pode custar o equivalente até 3 vezes o salário?

Contratações feitas de forma errada impactam diretamente no ambiente de trabalho e enfraquece a cultura organizacional, além dos custos altos que causam. E sabemos que atrair talentos é um dos maiores desafios das empresas, por isso preparamos esse artigo para que a partir de agora suas contratações sejam assertivas, deixando os prejuízos no passado.

Mas, antes vamos entender quais são os custos de uma contratação.

Custos diretos 

Quando a demanda por novos colaboradores não parece ter fim a consequência é a alta rotatividade da empresa, dessa forma os custos dos processos seletivos também aumentam. 

E com as multas e encargos que são efetuados nos desligamentos os gastos com demissão tornam-se maiores do que em contratações. 

Custos indiretos 

Percebidos na rotina do colaborador esses custos causam prejuízos desde a queda de produtividade até às despesas com treinamento.

Por exemplo, uma empresa que sempre tem vagas abertas pode estar em uma ótima fase de crescimento ou com uma taxa altíssima do turnover, e isso não é nada bom para a imagem da organização, diminuindo a entrega dos colaboradores devido a sobrecarga de trabalho.

Como evitar contratações erradas?

Erros acontecem, o importante é admitir e evitar que se repitam, para isso é necessário tomar algumas atitudes para acertar nas contratações.

 Defina o perfil ideal

Determine o tipo de profissional que sua empresa precisa, trace um perfil de acordo com o fit cultural e a partir daí selecione os que estiverem mais alinhados com as expectativas.

Execute testes

Hoje em dia avaliar as experiências e habilidades não é mais o suficiente para que o candidato seja considerado o ideal para a vaga, o perfil comportamental tornou-se peça essencial na tomada de decisão

Análise do currículo

 Esse ponto é crucial, mas muito cuidado ao avaliar experiências anteriores, para não tomar decisões precipitadas, busque referências e recomendações.

Desenvolva seu novo colaborador 

Encontrar um candidato que tenha todos os requisitos não é fácil, dessa forma é necessário que o novo contratado tenha um desenvolvimento adequado para executar bem a função. Ao investir em um novo colaborador, os custos serão bem menores em comparação a deixá-lo executar ações e esperar que cometa falhas.

O que acontece quando são feitas contratações erradas?

Baixa produtividade

Além de gerar a temida alta rotatividade, quando as contratações são realizadas de forma incorreta impactam diretamente na produtividade dos colaboradores que precisam se adaptar a rotina de novos colegas, além da demanda de treinamento, tempo e claro, investimento que impacta diretamente no resultados daqueles que deixam de gerar resultados para treinar novamente.

Entender a necessidade de otimizar e automatizar os processos é um dos passos para deixar esses prejuízos de lado e se engana quem acha que esses investimentos são gastos, pois ao capacitar suas contratações sua empresa está evitando um prejuízo de uma contratação mal feita, que varia entre 3 até 15 vezes o valor do funcionário desligado.

Cultura organizacional debilitada

Para obter uma cultura organizacional saudável é preciso ter missão, visão e valores estabelecidos, pois quando os colaboradores não estão alinhados com a cultura da empresa causam impacto negativo, desequilibrando o clima, causando conflitos e desarmonia.

Altos custos   

Em tempos de crise e diante de um mercado competitivo, erros na contratação podem causar prejuízos de 3 até 15 vezes maiores que o salário do profissional para a organização. Para se manter ativo o mercado e garantir assertividade nas contratações é preciso controlar a rotatividade para que a empresa não crie uma imagem negativa diante das pesquisas de mercado.

Desde a divulgação da vaga, execução das etapas dos processos até o treinamento prestado são gerados custos, e como já mencionamos anteriormente demissões em excesso além de manchar a imagem da empresa causam gastos exorbitantes nos cofres empresariais.

Como calcular uma contratação errada?

Você sabe quais são os cálculos a serem feitos para saber qual o custo das contratações equivocadas?

Pensando em contribuir com você temos um material perfeito para te ajudar com os cálculos da contratação errada:

Baixar - E-book Cálculo da Contratação Errada

Como realizar meus processos seletivos de forma assertiva?

Ao investir em softwares de recrutamento e seleção que realizam processos completos de forma mais rápida e inteligente o seu RH se torna mais estratégico, evitando gastos desnecessários.