Fazer mais com menos é o desejo de muitos empresários e a busca por essa eficiência é positiva para os lucros do negócio e satisfação geral de todo o time. Contratar funcionário para trabalho remoto é uma realidade no mercado de trabalho e, por conta do Coronavírus, muitas empresas foram inclinadas a experimentar.

No entanto, é preciso realizar essa mudança de maneira inteligente tanto a nível de produtividade quanto ao de recursos, avaliando o que fazer antes de recrutar profissionais diversificados, assim como se atentar a alguns requisitos durante a contratação. Quer saber como? Continue a leitura!

Como contratar funcionário para trabalho remoto? 

Nem todas as profissões se enquadram no estilo home office, mas boa parte dos serviços, sim. O maior receio dos gestores é não ter como controlar a produtividade dos colaboradores e o fluxo da execução das tarefas. Portanto, é necessário avaliar alguns fatores, como:

  • o modelo do seu negócio estar apto a ser executado a distância sem interferir no resultado final;

  • as metas a curto, médio e longo prazo estiverem bem definidas;

  • estabelecer métodos e critérios para cargos e responsabilidades;

  • testar apenas uma contratação enquanto a empresa se adéqua ao trabalho remoto, conversando diariamente com o contratado a respeito do que ele produziu no dia;

  • inserir nas etapas da seleção uma ligação por videochamada para conhecer o candidato ao vivo, ao invés de trocar apenas e-mails e ligações;

  • verificar se o candidato se preparou bem para a entrevista e se tem os recursos básicos para trabalhar (computador, boa conexão à internet, domínio de ferramentas específicas);

  • analisar os projetos realizados e as habilidades comportamentais, não somente o currículo.

Por que contratar funcionário para trabalho remoto?

Se você ficou interessado no assunto, vai adorar conhecer alguns dos principais benefícios que a sua empresa ganha ao adotar esse modelo de trabalho. 

Menor custo para manter uma equipe

A primeira dúvida que você deve ter é sobre os custos para contratar e manter um profissional que trabalhe remotamente e os fluxos de atividades. Ao observar as despesas que estão atreladas à existência de um espaço físico (energia, água, móveis, materiais de escritório, materiais e serviços de limpeza etc.), verá que com o trabalho realizado virtualmente esses custos não existirão. 

Rotina sem deslocamentos cansativos

Já diz o ditado: tempo é dinheiro. Quando se passa muito tempo em engarrafamentos no trânsito ou em trajetos longos, as horas de atraso do seu funcionário impactam na entrega das tarefas em sua produtividade. E, para produzir bem, é necessário estar com o bem-estar em dia, o que não ocorre nessas ocasiões, pois elas geram estresse e cansaço. Além do que, não haverá custos com gasolina, manutenção do carro ou vale-transporte. 

Liberdade na contratação de talentos 

Uma empresa estabelecida em determinada cidade tende a preferir por pessoas que residam no mesmo local e que elas também optem por trabalhar perto de casa. Com o trabalho remoto você não fica limitado no recrutamento por pessoas da mesma região, pois não há esse obstáculo. Qualquer lugar do país e do mundo pode ter o talento profissional que você necessita. 

As relações de trabalho estão mudando conforme as tecnologias de informação e comunicação evoluem e seus frutos representam grandes oportunidades para empresas que querem contratar funcionário para trabalho remoto. Adotar esse modelo de trabalho concebe mais produtividade, menos gastos na manutenção de um escritório, diminuição de atrasos por conta de trânsito e mais qualidade de vida. Se os seus funcionários estiverem engajados e comprometidos, os resultados positivos virão para os dois lados.

Curtiu este artigo? Então, faça o teste grátis da plataforma abler e evolua o recrutamento e seleção da sua empresa com as nossas soluções!