As estratégias de planejamento e execução dos processos de recrutamento e seleção começam muito antes de surgir a necessidade de preencher vagas específicas. Isso não é novidade e todos os profissionais de RH sabem que precisam sempre desenvolver mecanismos que garantam contratações mais certeiras. Antes disso, é preciso encantar quem já está “dentro de casa” para ter uma boa avaliação, o que chamamos de Employer Branding. Employer Branding nada mais é do que sua reputação como marca empregadora, ou seja, uma empresa que executa estratégias que fazem dela um lugar onde dá gosto e orgulho de trabalhar, que mantém e atrai os melhores talentos. Atenção especial aos seus atuais colaboradores Quando seu negócio se preocupa com Employer Branding, você primeiro conquista e desenvolve os talentos que já estão na sua equipe. Dessa maneira, você cria um ambiente em que sua missão, visão e valores ficam claros e são alimentados na cultura interna da empresa. Eles passam a ser vividos pelos colaboradores e refletidos nos comportamentos deles, seja com os clientes, parceiros ou fornecedores. Em consequência disso, você aumenta a produtividade e alcança melhores resultados para se destacar no mercado e melhorar seu posicionamento em relação aos seus concorrentes. É a velha história do “marketing boca a boca”. Quando você tem colaboradores felizes, eles vão automaticamente falar bem da sua empresa e disseminar uma boa imagem da cultura e do ambiente em que trabalham. Atração natural dos melhores talentos Sua reputação vai atrair aqueles que querem se juntar à sua equipe, por se identificarem com o que veem do seu negócio. Isso significa um recrutamento mais simples e rápido, e uma contratação mais certeira, diminuindo os gastos que teria atirando para todo lado tentando contratar qualquer um. Aplicando as estratégias certas, você atrai esses profissionais que naturalmente chegarão até você Profissionais talentosos estão por aí procurando empresas que valham a pena investir seu tempo e habilidades. Pesquisam aquelas que melhor combinem com o perfil deles. Não buscam apenas um bom salário, mas uma ótima experiência e muitos desafios para crescerem sempre. Como saber o que falam da sua empresa? Existem sites e comunidades online onde as empresas são avaliadas e recebem uma nota. O bacana é que essas pesquisas são feitas por colaboradores ou antigos emrpegados e são experiências reais. Como normalmente as avaliações e comentários são anônimos, as pessoas relatam a realidade, os prós e contras de trabalhar na empresa. Os principais sites que trazem essas pesquisas são o Love Mondays (antigo Glassdoor), Great Place to Work e Indeed. Outra comunidade colaborativa é o LinkedIn. As pessoas costumam se sentir valorizadas e procuram divulgar suas conquistas e compartilhar como se sentem no lugar onde trabalham nessa rede social voltada ao mundo corporativo e de trabalho. Como se tornar uma empresa onde todos querem trabalhar? Um dos segredos para atrair os talentos certos dentro de uma estratégia de Employer Branding é a forma como você apresenta a vaga que está oferecendo. Os benefícios não podem ser apenas VT+VR, mas sim o que vai levar um candidato a querer fazer parte da empresa, se desenvolver e ajudar seu negócio a crescer. Uma das perguntas que precisam ser feitas quando estiver elaborando a descrição da vaga é: quais experiências positivas o futuro colaborador irá viver enquanto estiver na sua equipe? Além de benefícios comuns em contratações CLT você pode oferecer (caso sua emrpesa tenha condições) planos de saúde e odontológico, auxílio ou bolsa para cursos e estudo, cursos de idiomas dentro da empresa, auxílio para academia ou atividades físicas e vale-cultura. Sabemos que esses aspectos não devem ser o principal motivador e destaque das vagas, mas por outro lado incentivam os candidatos a evoluir e melhorar para alcançar um bom emprego. Pensando em tornar esse processo mais simples para o seu negócio, aqui na Abler desenvolvemos uma maneira de cadastrar as vagas que você está oferecendo destacando todas essas especificidades. Quer ver como um candidato visualiza quando você publica uma vaga em nossa plataforma?

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