O trabalho remoto é uma tendência crescente no mercado. Certamente, sua implantação foi acelerada devido a pandemia de coronavírus. Uma pesquisa da OTRS mostra que boa parte das pessoas se sentem confortáveis, e até mais produtivas, com a nova vivência. No entanto, esse novo modelo requer ferramentas home office de qualidade e adequadas ao perfil e função de cada membro da equipe.

Você pode aprimorar seus processos de recrutamento e seleção e adquirir os melhores talentos sem sair de casa. Para isso, basta continuar a leitura deste artigo e descobrir quais as ferramentas e plataformas ideais para gerir sua equipe, encontrar bons candidatos, e comandar todo o processo à distância. Acompanhe!

Ferramentas home office para gestão de equipes

O trabalho remoto exige, das empresas e equipes, uma cultura organizacional pautada em confiança e resultados. A mudança pode ser difícil. No entanto, com ferramentas home office adequadas e feedbacks regulares, você fará um ótimo trabalho e conduzirá seu time para o sucesso.

1. Trello

Esse é um gerenciador de projetos que permite planejar, organizar e controlar com eficácia cada uma das suas tarefas. O bom da ferramenta é que você pode delegar, gerenciar prazos de entrega e dar assistência à sua equipe, monitorando o trabalho em tempo real.

Vale ressaltar que o Trello oferece uma versão paga e outra gratuita ― que é muito completa e possibilita um trabalho eficiente. Isso faz com que ele, com sua aparência de um quadro de post-it, seja uma das mais populares soluções para gestão de trabalho remoto.

A plataforma é dividida em quadros, que são, basicamente, uma página com listas dispostas na horizontal, para que você possa ter uma visão geral de tudo o que está em seu projeto. Os itens das listas, chamados de cartões, podem ser arrastados e soltos em outras listas ou reordenados.

Além disso, os cartões individuais podem conter listas de tarefas, imagens, anexos, datas de vencimento, rótulos coloridos e comentários de outras pessoas, que também podem colaborar no quadro com você.

2. Asana

Asana é uma plataforma, tanto para desktops quanto mobile, projetada para melhorar a colaboração da equipe. Ela propicia partilha, planejamento e organização dos seus processos e tarefas.

Para utilizá-la é necessário abrir uma conta, criar os projetos e dar acesso aos participantes. Você pode formular planilhas, documentos, slides, cartões ou quadros como os do Kanban e Agile, Gráficos de Gantt, cronogramas visuais, anotações ou listas de tarefas. Assim como é possível definir indicadores e monitorar suas metas.

Ainda é permitido sincronizar sua conta Asana com o Dropbox e Google Drive. Assim você pode se beneficiar dos espaços em nuvem que essas plataformas oferecem. O aplicativo está disponível para plataformas Android e IOS e é gratuito para grupos de até 15 membros. No entanto, para equipes maiores, existem planos pagos disponíveis.

3. Slack

O Slack é uma espécie de chat que permite que sejam formadas equipes cujos membros se comunicam facilmente. Por meio dos canais (grupos), é possível criar linhas de comunicação entre todas as áreas da empresa, seja ela grande, pequena ou média.

Outro benefício é que você pode selecionar quais pessoas estarão em cada canal ou criar um geral que integre a todos. Isso é útil quando você deseja compartilhar informações com toda a equipe. A plataforma possui versões pagas, no entanto, o plano free é suficiente para manter comunicação com colaboradores.

O app também está disponível para Android e iOS, para que os membros da equipe permaneçam em contato quando não estiverem em seus escritórios. Ele permite a sincronização para que você continue trabalhando de onde parou, mesmo que mude de dispositivo.

Ferramentas home office para comunicação

Se você trabalha em casa, por períodos mais longos, precisa organizar reuniões virtuais, incluindo, por exemplo, um happy hour virtual para um bate-papo descontraído. Isso é importante para promover a integração da equipe. Por isso, as ferramentas a seguir são muito importantes para você.

4. Zoom

Esse ótimo sistema de videoconferência oferece vídeo em alta definição para as reuniões de sua equipe remota e também entrevistas online. Ele permite até 50 participantes por sessão, áudio de qualidade, alternativa de partilhar a tela e trabalhar juntos por até 40 minutos em reuniões agendadas, no plano gratuito.

Reuniões sem limite de tempo e com mais pessoas não podem ser agendadas. No entanto, você pode enviar o link de convite para todos os participantes, por e-mail ou nos grupos de Whatsapp ou Telegram, assim que criar a sessão no Zoom.

5. Meet

O Google oferece muitas ferramentas que facilitam a gestão de equipes remotas e a colaboração virtual. Dentre elas, o Google Meet é uma das principais quando falamos em comunicação. Isso porque as conferências ficam mais interativas com os recursos avançados de mosaico e a possibilidade de incluir até 250 pessoas por sessão.

Você pode baixá-lo pelo Android ou iOS e começar a reunir sua equipe online agora mesmo, mas também pode acessar a solução pelo seu navegador Edge, Firefox, Apple Safari ou Chrome ― que oferece melhor conectividade, por ser da mesma empresa.

Agregar os participantes é fácil: basta compartilhar o ID da reunião ou um link de convite. Enfim, por estar integrado com o G Suíte, o Meet é interessante para quem prefere trabalhar com outras ferramentas do Google, como o Calendário e o Gmail. Aproveite as reuniões de até 60 minutos, com até 100 participantes, que são gratuitas.

6. Skype

O Skype é uma das ferramentas home office mais tradicionais. Ele permite fazer uma videochamada pessoal ou em grupo em alta definição. É importante observar que o Skype é gratuito e permite que até 25 pessoas participem da chamada. Além disso, o programa oferece a opção de enviar mensagens de texto e compartilhar arquivos.

7. Telegram

Uma das vantagens do Telegram para o trabalho em equipe, é que ele permite o envio de arquivos com um peso muito maior do que o WhatsApp. Assim, é possível compartilhar arquivos até 1,5 GB. Algo fundamental para para vários tipos de projetos. Você também pode acessar seus arquivos de qualquer dispositivo.

8. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma ferramenta home office da família Office 365. É uma plataforma de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferência e recursos para armazenar arquivos. Além disso, ela se integra perfeitamente a outros apps da Microsoft: Word, Excel, PowerPoint etc. 

A solução foi lançada em março de 2017 e, desde então, sua popularidade vem crescendo bastante. Em novembro de 2019, o Teams tinha um total de 20 milhões de usuários diários, 13 milhões a mais do que no ano anterior.

Para facilitar que as empresas tenham opções de trabalho à distância, ele oferece um plano gratuito bem abrangente, com chamadas e pesquisas ilimitadas, espaço em nuvem, videoconferências e integração com Adobe, SurveyMonkey, Evernote e Trello entre outros.

9. Workplace

O Workplace é uma das ferramentas Home office de comunicação mais recentes, Ela foi desenvolvida pelo Facebook, com o objetivo de conectar todos os colaboradores da empresa, seja no escritório ou em casa. Para tanto, oferece recursos populares, como grupos, chats, salas de reunião e transmissões de vídeo ao vivo. A fim de manter os profissionais sempre conectados.

Empresas como Spotify, Domino's e Telefônica, entre milhares de outras, aderiram à plataforma para gerir seus projetos e times de trabalho. Você também pode usufruir das funcionalidades gratuitamente, com grupos de até 50 pessoas e 5 GB de armazenamento em nuvem.

10. Entrevista Online Abler

Quando falamos em comunicação empresarial online, processos seletivos e, principalmente, entrevistas, a segurança é um fator primordial. Não podemos correr risco de falhas que comprometam a confidencialidade das informações trocadas.

Pensando em aprimorar e personalizar seus processos, com total segurança, a Abler desenvolveu o Entrevista Online. A ferramenta 100% digital reúne características únicas no intuito de tornar seu processo mais ágil e seguro.

Com reuniões por vídeo gratuitas, sem limite de tempo ou número de participantes e opções de testes personalizados, você pode recrutar e contratar talentos em qualquer parte do mundo e também evitar deslocamentos desnecessários em tempos de pandemia. Faça um teste agora.

Ferramentas home office para compartilhamento de arquivos

Para quem opera em home office, seja como membro ou líder de uma equipe ou individualmente, ter espaço em nuvem é fundamental. Veja, a seguir, as principais ferramentas para esse fim e suas vantagens para o seu trabalho.

11. Google Cloud

Recursos como o Google Cloud não apenas gerenciam documentos. A plataforma viabiliza desde o desenrolar de projetos em conjunto e machine learning à análise abrangente da web. Então, em tempos de pandemia, é uma boa arma para viabilizar a continuidade dos negócios. Confira seus recursos:

  • status das informações compartilhado com todos que precisam de acesso;

  • gerenciamento facilitado de dados com sincronização automática;

  • economia de recursos físicos com armazenagem, deixando a organização mais sustentável;

  • mais segurança e privacidade com arquivos guardados fora dos computadores físicos.

12. Google Drive

O Drive é outra ferramenta poderosa do Google. Ao criar uma conta de e-mail, você tem acesso a um espaço para compartilhar seus arquivos e documentos. Ainda oferece a vantagem de trabalhar online e editar seu trabalho de texto, planilha, formulário ou apresentação. Você pode até enviar as informações para seus contatos por e-mail a partir da plataforma. Ou seja, tudo em um só lugar.

O trabalho é tranquilo, sem medo de um travamento ou queda de internet, já que seus arquivos são salvos de modo automático, tanto on quanto offline. Ele funciona em Mac, PC e mobile. Assim dá para manter tudo em sincronia entre computador e web, para acessar de qualquer lugar.

Isso significa que tudo que você compartilha, move, modifica ou envia para a lixeira será refletido em todos os seus dispositivos automaticamente. Portanto, você poderá acessar seus arquivos mesmo se não tiver uma conexão com a Internet.

13. OneDrive

Semelhante à solução anterior, o OneDrive é o serviço de nuvem da Microsoft. Sendo assim, ele trabalha em sincronia com outras ferramentas home office oferecidas pela empresa. Em sua versão free, ele oferece 5 GB de espaço, mas existem vários planos pagos, inclusive formando pacotes com outros apps.

14. Dropbox

O Dropbox é uma ferramenta simples para compartilhar arquivos ou simplesmente guardá-los na nuvem, para acessá-los remotamente. A ferramenta possui uma versão pessoal gratuita e outra business, com recursos avançados de segurança, 5 TB de espaço e muitos outros. A Kayak, Yahoo e Ideo são algumas das grandes empresas que utilizam essa solução em seus projetos.

15. Mega

Esse é um serviço de nuvem com alto índice de segurança e privacidade, pois tudo é criptografado. Ideal para armazenar dados confidenciais, no Mega você pode desfrutar de 50 GB de espaço gratuito, além de envio de mensagens seguras, e sincronização automática com o computador.

16. iCloud

O serviço de armazenamento da Apple disponibiliza 5 GB de espaço gratuito com backup automático para a armazenagem de fotos, arquivos etc. É ideal para profissionais e equipes onde todos possuem dispositivos Apple. Isso porque que a empresa não oferece muitas opções de conexão com outros sistemas operacionais.

Ferramentas home office para gestão do tempo

O home office, por mais eficiente e flexível que seja, pode causar sobrecarga de trabalho. Por isso,  pode levar ao esgotamento físico e mental se não houver uma gestão eficiente do tempo. Então, para reduzir o tempo dos seus processos e garantir o equilíbrio entre tarefas pessoais e profissionais, confira os aplicativos a seguir.

17. KanbanFlow

Esse é um gerenciador de projetos com o qual você pode criar listas de tarefas e compartilhá-las com seus colegas. Cada tarefa tem sua própria descrição, você pode delegar responsabilidades e estabelecer metas e prazos para a finalização. Ainda mais, em cada tarefa é possível adicionar subtarefas e comentários.

A tela KanbanFlow possui seções para rotular as tarefas em:

  • pendentes;

  • urgentes;

  • em andamento;

  • concluídas.

Ele é bem parecido com outros gerenciadores de projetos. Seu diferencial está em oferecer um contador de tempo Pomodoro, o Toggl, que vai dar um up na gestão do seu tempo e na produtividade da equipe.

18. Runrun.it

O Runrun.it é um software completo para gerir projetos e fluxos de trabalho. Você pode acompanhar o tempo de execução de cada tarefa por meio de widgets com inteligência artificial e personalizá-los para melhor atender as sua demandas.

Se algum processo sofrer atrasos, o sistema avisará com antecedência. Assim você poderá tomar decisões mais eficientes. A interface e simples, intuitiva e aprovada por empresas como Natura e Nubank.

19. RescueTime

O RescueTime é perfeito para controlar o tempo que você passa acessando sites, checando e-mails e nas redes sociais. Se perceber que algum deles está roubando seu tempo, você pode limitar o acesso por apenas o tempo que você realmente precisa acessá-lo. Sendo assim, você pode promover o equilíbrio entre sua vida pessoal e o trabalho. 

20. Harvest

Harvest é um ótimo recurso para gerenciar o tempo de trabalho, seja ele individual ou em equipe. Isso porque ele permite visualizar o andamento de cada projeto e de cada membro do time. Como resultado, você pode saber se eles estão dentro do tempo estimado ou atrasados com suas tarefas.

Ferramentas Home office de criação

Produzir bons conteúdos é importante, em especial quando você tem a responsabilidade de formar as equipes de trabalho da sua empresa. Por isso, confira algumas ferramentas que vão ajudar você a guardar seus insights e criar ótimos documentos e exposições.

21. Office 365

O Office 365 é um produto da Microsoft que permite aos usuários e empresas, de todos os tamanhos, aproveitar ao máximo as funcionalidades do pacote Office tradicional ― Word, Excel, PowerPoint etc ― online e offline.

Ele se mescla com outros serviços (OneDrive, Skype for business, Power BI), oferecendo maior flexibilidade nas instalações e acrescido do potencial e segurança da nuvem Microsoft. É, portanto, um excelente aliado para promover a transformação digital no seu trabalho.

22. Google Documentos

A maioria das startups e agências usam as ferramentas do Google. Certamente pelo fato de que a empresa de Mountain View combina habilmente compatibilidade, facilidade de acesso, reconhecimento e preços acessíveis.

A grande vantagem do Google documentos e que ele funciona além dos limites do hardware. Tudo o que você precisa é de acesso liberado a um arquivo, para que possa editá-lo em um navegador. Você ainda pode exportar seus documentos, slides e planilhas para diversos formatos como:

  • documento do Word (.docx);

  • documento do Excel (.);

  • OpenDocument (.odt);

  • Rich text (.rtf);

  • PDF;

  • texto sem formatação (.txt);

  • CSV;

  • HTML;

  • EPUB (para e-books);

23. Prezi

Prezi é uma solução online que permite fazer apresentações interativas para cativar e surpreender seus candidatos e colegas de trabalho. Ele tem a vantagem de ser muito fácil de usar e muito intuitivo, por isso tornou-se muito popular nas organizações.

Você pode salvar sua apresentação na nuvem e sincronizá-la com o restante de seus dispositivos inteligentes. Além disso, o software oferece vários planos, com valores diferenciados de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, o plano de negócios tem acesso a imagens e ícones premium, exportação de arquivo para PDF e acesso offline. Cada plano vem com uma avaliação gratuita para que você conheça seus benefícios.

24. OneNote

O OneNote da Microsoft é uma excelente ferramenta que funciona em vários aparelhos (windows, mac, android, ipad, iphone, etc.) e que permite fazer anotações em grupo.

Você pode criar um bloco de notas para compartilhar com todos e sincronizar seus pensamentos, anotações de reuniões, rabiscos, idéias ou outras informações com facilidade. Além do mais, o app gratuito.

25. Evernote

Semelhante ao OneNote, o Evernote é outra ferramenta muito popular. Também é gratuito, embora existam planos pagos, e multiplataforma. Você pode usá-lo para guardar seus insights e de sua equipe de trabalho em forma de texto, voz ou imagens. Assim fica mais fácil estimular a criatividade e fazer um trabalho incrível.

26. Skitch

Skitch é outra ferramenta dos criadores do Evernote, embora possa ser usada independentemente dele. Você já fez uma captura de tela ou outra imagem e precisou fazer anotações nela, desenhar setas, etc? Com o Skitch fica bem mais fácil.

27. Canva

O Canva é uma plataforma colaborativa voltada para a criação. Com suas ferramentas e layouts, você pode criar slides, vídeos, posts para as redes sociais, organogramas e muito mais. A versão gratuita é completamente usual, mas você pode desbloquear muitas imagens premium e funcionalidades interessantes, se optar pelo plano pago.

É possível iniciar um projeto no app ou site do Canva e convidar outros membros da equipe para editá-lo. Desse modo, cada um faz o seu melhor, resultando em um excelente trabalho.

28. TeamViewer

Além de ter chats e videochamadas, com o TeamViewer você terá a chance de controlar o computador de outro membro da equipe. Isso e feito por meio do compartilhamento de ID, com autorização prévia do usuário. Essa é uma funcionalidade muito útil se o computador de um colega, ou o seu, precisar de uma manutenção ou instalação de software.

Sem precisar se deslocar, um profissional qualificado poderá realizar as alterações necessárias. Isso certamente faz a diferença em tempos de isolamento social, ou mesmo quando essa função simplesmente ajudar a poupar tempo.

29. Mindmeister

O que pode ser melhor, a fim de capturar as melhores ideias e promover a inovação no seu RH, que uma sessão de brainstorming? Com o Mindmeister você pode desenvolver diagramas e mapas mentais e usar para anotar as ideias da equipe. Você pode adicionar elementos multimídia e até mesmo transformá-los em uma apresentação ou documento. A interface é intuitiva e com muitas cores e funções para interação em tempo real.

Ferramentas home office para recrutamento e seleção

São muitas as ferramentas disponíveis para conectar equipes, organizar as tarefas, produzir e guardar conteúdos em nuvem e gerir bem o tempo. Mas os benefícios das ferramentas home office não param por aí. A seguir, você vai conhecer as soluções ideais para você recrutar os melhores talentos do mercado e construir um time de primeira na sua empresa.

30. LinkedIn

O linkedIn é uma rede social criada para conectar profissionais e empresas, facilitando o networking e o recrutamento. Sendo assim, ela oferece, para as empresas, um serviço de divulgação de vagas e candidaturas.

Ao encontrar a oportunidade na rede, o profissional pode se aplicar à ela pela própria rede, ou ser conduzido para sites de emprego ou plataforma ATS. O LinkedIn também é ideal para ajudar a promover o Employer Branding da sua empresa.

31. Abler - Software de recrutamento digital

Você pode estar se perguntando como gerenciar, com agilidade, várias ferramentas de recrutamento. Fique tranquilo, pois vamos te apresentar um software especial, pensado para otimizar esse processo e unificar as plataformas e sites de vagas.

Com o auxílio da nossa ferramenta, você terá mais tempo para gerir suas estratégias e focar em suas metas, já que seu processo de recrutamento certamente será mais rápido. Os testes e entrevistas são conduzidos online em um ambiente totalmente seguro.

A cada dia, mais empresas estão trabalhando de forma totalmente remota. Sobretudo devido à pandemia global que forçou a transformação digital em empresas que, até então, eram resistentes a essa mudança.

Essa é uma tendência que veio para ficar. Portanto, identificar as ferramentas home office ideais para gerenciar equipes e recrutar novos talentos é um fator vital para o sucesso do seu trabalho.

Aproveite e conheça agora nossa excelente ferramenta, aprovada por empresas conceituadas como Leadlovers e Conquer, para você encontrar o candidato perfeito e fechar suas vagas com eficiência em oito dias, em média. Não perca tempo. Crie um teste grátis!