Uma coisa é fato, a nova era tecnológica tem revolucionado diversos setores e mudado a maneira como o mundo se relaciona. E para o universo do RH não poderia ser diferente, os novos softwares com funcionalidades recrutamento e seleção oferecem soluções incríveis para tornar esse processo mais ágil e eficiente.

Além de otimizar o tempo do recrutador, esse tipo de software aprimora a experiência de seleção e escolha de candidatos. Ou seja, todo aquele trabalho de buscar o perfil ideal em meio às mais diversas opções de profissionais é facilitado, fazendo com que o match seja perfeito!

E o que está por trás de tudo isso? A inteligência artificial aplicada especialmente para sanar as dores recorrentes do profissional de Recursos Humanos. E não se preocupe, investir em tecnologia não significa tornar o processo menos humano.

Pelo contrário, uma das funcionalidades principais de um bom software de recrutamento e seleção é exatamente permitir que o candidato seja visto além de seu currículo. Quer saber mais sobre como isso funciona e pode transformar a sua trajetória no RH? Então, continue a leitura e confira!

Os desafios do processo de recrutamento

Todas as atividades envolvidas no setor de RH demandam muitos processos e etapas que são fundamentais dentro de uma organização. Por isso, é imprescindível que os profissionais que atuem nessa área estejam sempre prontos para superar desafios com eficiência e agilidade.

No entanto, diante das mais variadas funções, pode ser difícil conseguir conciliar essas duas características sem a ajuda de sistemas que facilitem a organização e otimização desses trabalhos. Além disso, o aumento da concorrência no setor de Recursos Humanos faz com que os diferenciais na entrega dos resultados sejam ainda mais valorizados pelas empresas contratantes.

Ainda que você, como profissional, consiga manter as informações de recrutamento e seleção organizadas em planilhas de Excel, sua produtividade estará sempre limitada pelo tempo. Já imaginou se você pudesse automatizar alguns processos básicos para que você consiga focar no que é realmente importante? Com a ajuda de um software com funcionalidades recrutamento e seleção isso já pode ser realidade!

O que é um software de recrutamento e seleção?

Se você está em busca de uma solução para deixar o seu trabalho mais produtivo e eficaz, está no caminho certo em conhecer mais sobre o software de recrutamento e seleção. Esse tipo de programa foi desenvolvido especialmente para profissionais do RH que procuram por uma ferramenta completa para gerenciar os processos seletivos de uma empresa.

O software de recrutamento e seleção é uma tecnologia completa e integrada a outras plataformas com o objetivo de facilitar a atração e seleção de candidatos ideais e o fechamento de vagas disponíveis. Além disso, o sistema também possui uma interface interativa para que os candidatos e recrutadores possam visualizar todo o processo com clareza, mantendo uma boa comunicação.

Em resumo, o programa realiza a automação de todo o processo seletivo. Tudo isso de uma maneira muito mais rápida e assertiva, simplificando os processos e facilitando a vida do profissional de RH. Dentro desse departamento, o software de recrutamento tem como papel fundamental centralizar, agilizar e otimizar o banco de dados.

Como essa solução pode facilitar a vida do profissional de RH

Para analisar se você realmente precisa contratar esse tipo de programa, nada melhor do que avaliar o quanto os benefícios poderiam transformar o trabalho que você já desenvolve hoje. Por isso, listamos os principais destaques de como essa solução pode ser útil em sua rotina:

Facilitando o planejamento

Todo processo seletivo precisa ser planejado com antecedência e de acordo com o tempo hábil que a empresa dispõe para preencher a vaga. Para isso, o profissional de RH responsável precisará listar e definir etapas que facilitem essa busca, como definição do cargo, busca por profissionais com perfis adequados, recebimento e análise de currículos, testes e entrevistas em grupo e/ou individuais, contratação e integração do candidato escolhido com o perfil da equipe.

A organização dessas etapas e a condução de cada uma delas ao longo do processo seletivo pode ser desafiadora caso você precise realizar tudo manualmente. Com o auxílio do software de recrutamento, todas as etapas ficam visíveis em um mesmo lugar e para todos que possuam acesso ao programa.

Além disso, a plataforma também permite com que você visualize a evolução de cada fase e o tempo que cada uma delas demandou para ser finalizada. Ao final de tudo, é possível analisar e acompanhar as métricas e os indicadores de performance para saber onde melhorar nas próximas seleções.

Otimizando o tempo gasto com cada etapa

Dependendo da quantidade de candidatos ou da complexidade da vaga, algumas etapas da seleção e recrutamento podem se tornar longas e trabalhosas. Em alguns casos, o número elevado de candidaturas faz com que a seleção e análise de currículos seja extensa e que essa fase demande muito tempo apenas descartando perfis que não apresentam os requisitos básicos necessários.

Já em outras ocasiões, uma vaga que busca profissionais com qualificação técnica e habilidades ou experiências específicas pode sofrer com a falta de opções e dificuldade no alcance das pessoas certas, o que também torna a seleção lenta e ineficaz. Imagine agora quanto tempo você economizaria se pudesse automatizar o lançamento da vaga diretamente nas redes onde os melhores candidatos estão localizados?

Além da integração com as principais plataformas de trabalho na internet, o software de recrutamento e seleção também otimiza o recebimento de currículos, acabando com as pencas de papéis e com o acúmulo de candidatos que não se encaixam com a oportunidade. Enquanto o sistema faz a atração e seleção de talentos, você poderá focar em outras atividades importantes envolvidas em sua função no RH.

Facilitando a comunicação entre a equipe de RH

Outro benefício que o software de recrutamento e seleção oferece é a melhor comunicação entre toda a equipe de recursos humanos, evitando erros que possam ocorrer entre as fases por divergência de informações. De forma unificada na plataforma, todos os membros envolvidos no processo seletivo poderão visualizar a evolução e as funcionalidades do programa.

Além disso, o uso da inteligência artificial ajuda a eliminar qualquer erro na gestão dos documentos ou no armazenamento e organização de papéis importantes, fichas e currículos. Desse modo, o trabalho se torna mais padronizado e eficiente, colaborando ainda mais na otimização do tempo gasto do anúncio até a contratação.

Agilizando o fechamento de vagas

Com a seleção precisa dos candidatos com perfis ideais para cada vaga, o processo de escolha para as próximas fases também se torna mais ágil. O software permite a elaboração de testes que podem ser realizados automaticamente ou por meio de entrevistas online, o que auxilia no refinamento das opções e no conhecimento dos valores de cada pessoa de maneira mais aprofundada.

Os testes automáticos reduzem o trabalho do recrutador e podem ser personalizados de acordo com as necessidades e objetivos da avaliação. Desse modo, os resultados são enviados para a equipe avaliadora para que o processo seletivo possa ser continuado apenas com os que passarem dessa etapa.

Já nas entrevistas online, o recrutador poderá avaliar melhor características como postura, comportamento, articulação e dicção, novamente de acordo com as expectativas para a vaga em questão. Além disso, a modalidade online facilita esse contato flexível entre equipe e candidato, economizando muito tempo e viabilizando contratações remotas e em casos de necessidade, como acontece agora diante da pandemia mundial de coronavírus.

Ao escolher um bom software com todas as funcionalidades recrutamento e seleção essenciais, você poderá contar com um fechamento de vagas em até 70% menos tempo do que o que você gasta usualmente!

Centralizando as tarefas

Se você passa por dificuldades na organização do seu trabalho no RH por ter muitas tarefas, usar o software trará o alívio que você precisa. Afinal, todas as funcionalidades recrutamento e seleção que você precisa estarão reunidas em um mesmo lugar, mesmo se tratando de processos seletivos diferentes.

Uma única plataforma reunirá todos os dados e informações sobre o planejamento, anúncio das vagas, captura de candidatos, recebimento de currículos e muito mais! Além disso, existem ainda opções que promovem a comunicação entre os candidatos, recrutadores e equipe, o que melhora ainda mais a experiência para todos os envolvidos na seleção.

Divulgando as vagas em lugares estratégicos

Um software de recrutamento bom de verdade oferecerá a você a integração e automatização com as melhores plataformas de emprego do país. Através da inteligência artificial, o programa anunciará a oportunidade de maneira estratégica em redes sociais, páginas e sites de emprego como Indeed, Glassdoor, LinkedIn, Facebook, Jooble, Jora, Google Empregos e muito mais, captando profissionais qualificados.

Além disso, também é possível contar com a página “trabalhe conosco”, uma ferramenta incrível para fortalecer a empresa contratante e atrair talentos que estejam interessados em agregar valor à corporação.

Facilitando o feedback

O feedback é extremamente importante não só para que o candidato possa aprender e se aperfeiçoar profissionalmente, mas também para a empresa mostrar como se importa com cada um que se dispõe em se juntar a equipe. No entanto, o processo manual e o acúmulo de tarefas faz com que o tempo do profissional de RH muitas vezes seja escasso para ligar e dar um retorno a cada um que participou das fases finais de seleção.

A falta de um feedback gera frustração nos participantes e não demonstra a seriedade e responsabilidade da empresa com seus colaboradores. Por isso, contar com um software que facilite essa tarefa e organize o envio desses relatórios é investir também no relacionamento da empresa com o público.

A importância de escolher um sistema completo

Você já entendeu como usar um software para te auxiliar nos processos seletivos pode ser vantajoso, certo? No entanto, é importante ressaltar que investir em qualquer sistema pode ser um tiro no escuro.

Isso porque você pode encontrar diversas opções disponíveis no mercado, mas para que os benefícios sejam reais, algumas funcionalidades são fundamentais. Se o programa ajuda na divulgação de vagas, mas não dispõe de um espaço para recebimento de currículos na plataforma, por exemplo, o seu trabalho como recrutador pode se tornar dobrado.

Afinal, os candidatos poderão aparecer em maior quantidade, mas você precisará fazer a gestão de tudo manualmente. Um bom software com funcionalidades recrutamento e seleção precisa oferecer o suporte necessário para captar e refinar as opções.

Além disso, caso a interface do sistema não seja integrada, você ainda precisará lidar com vários programas e planilhas diferentes. Por isso, não dá para dispensar funcionalidades como centralização de tarefas e automatização de processos básicos.

A seguir, destacamos as principais funcionalidades recrutamento e seleção que você deve analisar em um software antes de fazer a sua escolha. Confira!

Funcionalidades recrutamento e seleção que um bom sistema precisa ter para cumprir sua missão

1. Triagem automática de candidatos

A função de triagem automática de candidatos é uma das principais na missão de poupar o tempo do profissional de RH. A inteligência artificial realiza a análise dos critérios apresentados na criação da vaga, para que assim possa buscar perfis que se adequem aos requisitos.

Dessa forma, a triagem é feita estrategicamente, gerando uma recomendação automática dentro do banco de talentos da empresa fornecedora da tecnologia. No sistema do Abler, por exemplo, é possível contar com mais de 700 mil currículos que já estão armazenados no banco de talentos e que podem ser o match que sua empresa tanto busca.

As informações também são cruzadas com os currículos recebidos pela página “trabalhe conosco”, aumentando as chances de localizar o candidato ideal. Além disso, pulverização das vagas nas redes principais de empregos também passa pelo refinamento da inteligência artificial, otimizando a etapa de atração e captação e reduzindo o tempo gasto com perfis profissionais incompatíveis. 

2. Centralização de tarefas

A empresa está realizando diversos processos seletivos ao mesmo tempo? Sem pânico! Com um bom software com funcionalidades recrutamento e seleção certas, você poderá gerir todas em um único lugar sem confusão.

A função de centralizar tarefas é fundamental para profissionais de RH que exercem diversas funções ao mesmo tempo. Além disso, a plataforma não só reúne os dados de maneira organizada, mas também mantém todas as informações seguras e salvas.

Dessa forma, você não precisará se preocupar em perder documentos, currículos, fichas ou avaliações importantes dentro de cada fase. Tudo poderá ser feito de forma clara e objetiva, com anexos integrados e boa comunicação entre todos da equipe.

Na página geral, por exemplo, você poderá ver os candidatos selecionados pela triagem automática, os desclassificados, os relatórios de cada etapa, tudo de acordo com o processo seletivo em questão. Os testes e entrevistas também podem ser feitos na mesma plataforma, sem necessidade de adaptar outros aplicativos e sites para completar a experiência.

3. Entrevista e testes online

Mesmo no recrutamento online, as entrevistas e os testes são de extrema importância para avaliar as capacitações de cada candidato e comprovar as habilidades e qualificações descritas no currículo. Ao invés de programar reuniões passíveis de atrasos por trânsito e outros imprevistos, demandando tempo para deslocamento e outras questões que tornam a etapa mais demorada, você poderá marcar tudo online para adiantar a seleção e o refinamento dos candidatos. 

Além disso, os testes programados e automatizados podem ser aplicados sem a necessidade da presença do recrutador. Essas avaliações podem ser personalizadas e aplicadas em uma das fases do processo seletivo, de acordo com a vaga e os conhecimentos necessários.

Com as respostas e resultados reunidos na plataforma, o recrutador poderá avaliar de maneira pessoal as respostas e o desempenho. Posteriormente, os selecionados poderão participar da entrevista online, peça chave para conhecer melhor o perfil comportamental de cada um.

Esses procedimentos não precisam dispensar os compromissos pessoais, mas podem complementar a facilitar a seleção de maneira muito mais rápida e eficiente. Em situações inesperadas, como o que acontece atualmente com a pandemia mundial de coronavírus, quem conta com um software de recrutamento completo já saiu na frente.

Essa modalidade também pode ser vantajosa na contratação de profissionais remotos, que trabalham a distância e/ou por home office. No entanto, para contar com esse benefício, é imprescindível avaliar se o software oferece essa funcionalidade no sistema.

4. Integração entre equipe e candidatos

Como citamos anteriormente, a integração entre a equipe de recrutamento e os candidatos selecionados faz toda a diferença. Por isso, essa funcionalidade deve estar presente em um bom sistema de recrutamento online.

A comunicação entre quem deseja contratar e quem deseja ser um colaborador da empresa nessa fase inicial pode mudar todo o rumo da contratação. Afinal, em vagas onde a concorrência é alta o diferencial se dá por skills que vão além do que é descrito no currículo ou na formação tecnológica.

Sendo assim, através dessa comunicação prévia já é possível avaliar questões como comunicação, integração com a equipe, interesse na oportunidade, autoridade no assunto, desenvoltura em cada etapa e muito mais. Além disso, ao liberar o mesmo acesso para todos os integrantes da equipe recrutadora, a decisão final se torna mais consensual e qualquer dúvida pode ser facilmente resolvida de acordo com o que a equipe procura no profissional.

5. Cadastro de currículos

O cadastro de currículos é uma das funcionalidades recrutamento e seleção básicas para bons resultados na automação do processo seletivo. Isso porque será com base nesses documentos que a inteligência artificial poderá fazer a combinação entre o profissional e a oportunidade.

Além disso, os perfis que forem descartados para um determinado processo seletivo podem ser armazenados para possíveis vagas, criando assim um banco de talentos rico e atualizado. Manter os currículos anexados a plataforma é uma excelente estratégia para diminuir o volume de papéis em seu departamento de RH, além de evitar perder documentos e tempo na organização dos mesmos.

Ao surgir a necessidade de contratar um novo colaborador, não será preciso revirar pilhas de currículos ou lançar uma nova candidatura descartando os interessados das últimas seleções. O banco de talentos estará sempre disponível e poderá ser integrado aos novos candidatos em futuros processos seletivos.

6. Página de carreira

Precisando de uma boa estratégia para fortalecer a empresa e atrair novos talentos? Então, contar com a funcionalidade da página de carreira é uma ótima saída.

Enquanto algumas vagas recebem uma chuva de interessados, outras com requisitos mais técnicos podem enfrentar dificuldades em encontrar um profissional que corresponda ao esperado. Por isso, é interessante investir na funcionalidade de visibilidade da evolução profissional dos colaboradores.

Dentro da página “trabalhe conosco” você pode adicionar cases e depoimentos de funcionários que passaram por esse processo de recrutamento e hoje possuem papel fundamental no sucesso da empresa. Além disso, adicionar informações sobre a empresa ajuda a reforçar a imagem de compromisso da corporação com seus colaboradores.

7. Integração automática aos melhores sites de empregos

Como citamos nos benefícios, divulgar a vaga em sites, redes sociais e plataformas de emprego pode ajudar – e muito – na captação de profissionais qualificados. Em tempos onde a presença online está cada vez mais forte, pessoas que buscam oportunidades estão sempre de olho nessas redes, o que facilita o processo de busca.

Por isso, para garantir que está escolhendo um bom software, uma das principais funcionalidades recrutamento e seleção que você deve conferir é a integração automática da plataforma com os sites mais famosos de empregos do país. Ao contar com a automatização dessa divulgação, você poupa o tempo de ter que formular a vaga com requisitos, objetivos e funções diversas vezes para sites diferentes.

A inteligência artificial cuidará da distribuição desses anúncios. Além, é claro, de gerenciar o recebimento de currículos e o processo de seleção apenas de perfis que sejam compatíveis com cada vaga.

8. Contratação ágil

Por fim, um software de recrutamento bom de verdade precisa cumprir a sua missão principal: tornar o processo seletivo mais rápido e eficiente. Sendo assim, sua escolha precisa estar pautada no que o sistema oferece do início ao fim, incluindo a agilidade no fechamento das vagas.

Com base nos usuários e nas funcionalidades disponíveis, o software desenvolvido pela abler viabiliza a gestão organizada dos processos e fechamento de vagas com média de 8 dias. Além de um retorno rápido para os interessados, a empresa desfruta de um preenchimento eficiente das vagas.

Com vagas preenchidas por profissionais realmente qualificados para a função, o trabalho do RH ganhará destaque ao mesmo tempo que se torna muito mais prático, ágil e assertivo!

Gostou de entender melhor sobre como o recrutamento digital pode revolucionar o departamento de RH e conectar oportunidades aos talentos certos? Então, não deixe de conhecer as soluções que a abler pode oferecer com um teste grátis para que sua empresa e sua carreira possam decolar nessa nova era tecnológica!