Como é feita a gestão de processo seletivo na sua empresa? Muitos negócios ainda focam em modelos manuais e descentralizados para buscar novos talentos. No entanto, existem formas de otimizar todo esse processo.

Nesse sentido, uma dica interessante é adotar a gestão centralizada, integrando as etapas existentes em apenas uma ferramenta. Aqui, os softwares de recrutamento e seleção costumam oferecer soluções completas para auxiliar a empresa.

Quer saber por que vale a pena ter uma gestão centralizada dos processos seletivos? Neste post, você vai saber quais são as 6 vantagens que isso traz para o setor de RH. Vamos lá? 

1. Facilidade para acessar os dados

Para começar, a gestão centralizada facilita o acesso aos dados. Imagine este cenário: a empresa recebe vários currículos, analisa os candidatos, marca entrevistas e faz testes, mas cada etapa acontece de forma isolada.

Se alguém precisar consultar o histórico do candidato ou dados sobre as vagas durante o processo, terá problemas para levantar todos os registros. Isso porque será necessário pesquisar em diferentes lugares, o que também traz um risco maior de faltarem informações.

Por outro lado, quando tudo fica em apenas um lugar, esse processo se torna mais simples. Isso se dá porque não é preciso buscar dados em outros setores ou mesmo com outras pessoas, agilizando e dando eficácia para esse processo.

Então, quando a gestão é centralizada, toda a equipe terá mais facilidade para acessar os dados necessários, sem riscos de deixar algum registro para trás. 

2. Padronização de processos

Outra vantagem é a padronização de processos. Quando a gestão é centralizada, tudo precisa ser feito com um padrão para o bom funcionamento do sistema. Para isso, um dos pontos é utilização de um roteiro e um armazenamento preestabelecidos.

Se os dados são coletados de forma diferente e não seguem um padrão, há mais chances de desencontro, duplicidade de ações e erros durante o processo. Além disso, quando não há essa diretriz, é comum que os registros deixem de seguir padrões, o que dificulta uma análise mais rápida.

Além disso, a centralização também significa dizer que não serão usadas ferramentas variadas para o processo de recrutamento. Um sistema centralizado e padronizado poderá suprir todas as necessidades da empresa, evitando a contratação de serviços que não são precisos.

Afinal, se você sabe onde ficam localizados os dados em um arquivo, você já direciona o olhar para o local e coleta as informações desejadas, não é verdade? Contudo, quando isso não acontece, é preciso investir mais tempo na tarefa e, ainda, há risco de não ter sucesso na busca.

3. Melhoria no controle de etapas

Seguindo a mesma linha do tópico anterior, a centralização da gestão de processo seletivo facilita o controle das etapas concluídas. Dependendo do porte da empresa e do número de candidatos, assim como do volume de contratações simultâneas, podem surgir dificuldades.

Se não há uma integração entre a triagem de currículos e agendamento de entrevistas, por exemplo, há riscos de desencontro de informações. Isso acontece, principalmente, quando há mais de um profissional responsável pela tarefa. 

Porém, quando há um sistema que integra todas as etapas, o processo avança e todas as pessoas têm acesso fácil a esse dado. Ou seja, há menos riscos de erros no andamento e na evolução do processo de contratação

undefined

4. Mais segurança em todo o processo

Todas as vantagens já citadas têm um ponto em comum: elas trazem mais segurança ao processo seletivo. Se todas as ações e dados sobre os candidatos e vagas estão em apenas um local, fica mais difícil perdê-las.

Isso é muito importante, pois a perda de dados pode trazer várias consequências negativas para a empresa. Primeiro porque isso afeta a reputação e a imagem da companhia, além de violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, isso também promove a perda de possíveis talentos, afinal os dados dos candidatos são muito importantes para que a empresa consiga fazer um bom recrutamento e revisite as entrevistas para procurar pessoas capacitadas para o emprego.

5. Maior produtividade na gestão de processo seletivo

A centralização também garante a eficiência da gestão de processo seletivo, evitando o retrabalho e diminuindo o tempo gasto com a equipe de recrutamento. Isso aumenta a produtividade, afinal é possível focar em outra área ou aumentar a abrangência desse processo.

Assim, no lugar de perder tempo procurando dados que estão em outro setor ou não foram guardados seguindo a centralização, é possível entrevistar mais candidatos, analisar melhor os currículos e outras tarefas importantes.

Portanto, além de trazer segurança e eficiência para o recrutamento, a centralização também afetará outras áreas da empresa, afinal, empregados que utilizavam muito tempo com esse processo poderão realizar outras tarefas e serem mais produtivos.

6. Redução de custos para a empresa

Com todos esses benefícios, é fácil perceber que a centralização do processo seletivo traz uma grande redução de custos para a empresa. Com menos retrabalho, perda de dados e facilidade para encontrar informações, a companhia gastará menos.

Isso acontece pela eficiência que essa prática traz para o processo de recrutamento e seleção, que não terá tantos gastos e poderá ser mais assertivo ao selecionar os candidatos que podem se tornar ótimos colaboradores.

Assim, em longo prazo a empresa conseguirá reter melhores talentos, o que também afeta os custos, afinal os empregados serão mais produtivos e poderão trazer benefícios financeiros, melhorando as vendas, a prestação de serviços e as rotinas internas.

Apesar de existir um custo para trazer a centralização e softwares especializados para a empresa, isso será diluído nos benefícios que a prática traz. Portanto, é fundamental não cometer o erro de pensar que esse gasto não trará vantagens.

Viu só? A centralização da gestão de processo seletivo traz diversos benefícios para a empresa. Para isso, lembre-se de que você deve buscar um software que integre vários processos para facilitar o dia a dia. 

Gostou desse texto? Quer aprofundar seus conhecimentos? 

Então não perca tempo! Baixe agora mesmo o nosso ebook gratuito sobre recrutamento e seleção: o que é, benefício e principais técnicas e entenda melhor como esse processo funciona!