Os indicadores de recrutamento e seleção são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. No processo de contratar novos funcionários, os candidatos às vagas passam pelo chamado funil de recrutamento. Em Para acontecer um processo eficiente, o RH precisa conhecer a importância dos indicadores de recrutamento e seleção e sua relação com o funil de recrutamento.

Deseja conhecer mais sobre o funil de recrutamento e como os indicadores de recrutamento e seleção se relacionam a elas? Então, continue a leitura conosco!

O que são e qual a importância dos indicadores de recrutamento e seleção?

Um processo de recrutamento e seleção bem feito faz total diferença no desempenho de uma empresa. Para garantia de seu sucesso, existem indicadores que demonstram numericamente o desempenho do departamento de RH.

Cada indicador possui dados sobre um determinado item do processo de recrutamento e seleção. Desde o momento em que um futuro candidato visualiza a vaga aberta até o ponto em que é efetivado, o seu andamento deve ser observado para registro e obtenção de informações precisas sobre o sistema de contratação.

A principal função dos indicadores é a avaliação do desempenho do setor de Recursos Humanos de uma empresa frente aos processos de admissão de funcionários. Com eles, é possível saber a efetividade das ações realizadas e também observar o retorno sobre o investimento financeiro. Para tanto, é preciso conhecer os indicadores de recrutamento e seleção e sua relação com o funil de recrutamento.

O que é o funil de recrutamento?

Funil de vendas, funil de marketing, funil de contratação, funil de recrutamento... O conceito de funil é bastante utilizado para otimização de processos empresariais. É por meio de um funil que conseguimos enxergar de maneira mais clara as taxas de conversão e avanço em um processo ou jornada.

Falando especialmente sobre o funil de recrutamento, ele possui cinco etapas. O objetivo do setor de Recursos Humanos é levar, do topo ao fundo do funil, interessados em uma vaga até o profissional contratado. Para isso, é preciso um trabalho dedicado que leve em consideração as especificidades de cada fase.

Assim, é possível conduzir o futuro candidato em um sistema bem estruturado e organizado. Dessa forma, seu objetivo é contratar o profissional mais qualificado tanto em termos de competências e habilidades quanto em identificação com a cultura organizacional.

Outro ponto essencial, que faz parte do quesito organização, é o registro de cada passo dado pelo candidato e também pela própria empresa. Assim sendo, fazer a coleta de dados de maneira rápida e prática é essencial para o bom desempenho do processo. Para trabalhar esse registro e garantir o acompanhamento dos indicadores, um bom software especializado poderá ajudar.

Nosso Sistema de Recrutamento e Seleção Inteligente, por exemplo, possui diversas funcionalidades que auxiliarão no gerenciamento de seus processos de seleção. Além disso, ele assegura o apontamento de todas as métricas de forma automática. Vale a pena conferir!

O funil de recrutamento e os indicadores de recrutamento e seleção

Como dito anteriormente, é essencial para os profissionais de Recursos Humanos entender os indicadores de recrutamento e seleção e sua relação com o funil de recrutamento, posto que ambos são essenciais para uma admissão ser bem feita.

Com base nisso, seguem abaixo as fases do funil de recrutamento e possíveis indicadores que relacionam-se com elas. Confira!

Atração

Na fase de atração, os Recursos Humanos ainda estão divulgando suas vagas. No topo do funil, estão os profissionais que buscam recolocar-se no mercado e visualizam a vaga aberta, podendo interessar-se ou não por ela.

O objetivo da empresa é criar anúncios que chamem a atenção dos profissionais para que se candidatem. Neste momento, quanto mais candidatos tiver, maiores são as chances de encontrar um potencial funcionário qualificado.

Número de currículos recebidos

Este indicador é importante para o ciclo de recrutamento, pois indica a quantidade de candidatos de uma determinada vaga. Como citado anteriormente, quanto maior o número de candidaturas, maiores são as chances de encontrar um profissional qualificado. Dessa maneira, poupa-se recursos como tempo, energia e dinheiro.

Conversão

Na segunda etapa do funil, os profissionais passam de interessados a candidatos. Por meio do currículo principalmente, é feita uma criteriosa seleção dos que mais se adequam à vaga.

Candidatos no processo

Este é um indicador de recrutamento e seleção que diz respeito ao número do total de profissionais devidamente inscritos para concorrer à vaga.  Assim, eEle é importante, pois demonstra a eficácia da divulgação que está sendo realizada.

Entrevista

Após passar pelo estágio de conversão, chega-se à entrevista. Nesta etapa, já foram selecionados os currículos mais adequados ao que a vaga solicita. Dessa forma, o candidato encontra-se apto para a realização de entrevistas, testes e dinâmicas, que auxiliarão na filtragem dos profissionais melhor habilitados.

Candidatos qualificados

Este indicador relaciona-se à filtragem de candidatos, pois ele indica a quantidade de profissionais que estão candidatos no processo e que possuem habilidades, competências e perfil que a corporação procura.

Oferta

A quarta fase do funil de recrutamento é onde acontecem os sorrisos, visto que é aqui aonde os escolhidos recebem a notícia de que foram selecionados. Neste momento, a empresa noticia o candidato vencedor, podendo esse aceitar ou não a oferta feita.

Candidatos finalistas

Esse indicador representa a última etapa de candidatura, visto que ele demonstra ao RH a quantidade de candidatos realmente qualificados para o cargo disponível. São profissionais que se sobressaíram no currículo e na entrevista e estão aptos a fazer parte da empresa, recebendo a oferta de contratação.

Contratação

Já dizia o ditado popular: “depois da tempestade, vem a bonança”. Nessa lógica, depois de passar por todas as demais fases do funil de recrutamento, o profissional deixará de ser apenas um candidato e poderá se tornar um funcionário. Portanto, é nesta etapa que o contrato é assinado, e toda a parte legal, registrada.

Tempo médio para contratação

Um indicador de recrutamento e seleção importante de ser observado é o tempo médio levado para realização de uma contratação, em virtude de ele avaliar o tempo gasto em todo o funil, desde as atividades de atração até a efetivação do contrato.

Para chegar nessa métrica, é preciso dividir o tempo o tempo total gasto no processo de seleção pelo número de vagas que foram disponibilizadas. Com isso, têm-se uma visão sobre a efetividade das ações para contratação. Também é chamado de SLA da vaga.

Custo médio por contratação

Na mesma lógica do tempo médio de contratação, o custo visa observar a efetividade dos métodos utilizados no recrutamento. Porém, ele tem uma visão específica sobre as questões de cunho financeiro. Ao analisar essa métrica, observa-se especificamente o custo gerado por cada contratação.

Para calcular esse indicador, deve-se fazer a divisão do custo total do processo seletivo pelo número de vagas que estiveram abertas. Assim, é possível saber o valor aproximado de cada contratação e cogitar a otimização do processo, caso os valores estejam além do esperado.

Índice de turnover

O índice de turnover diz respeito à quantidade de desligamentos realizados ainda no período de experiência, assim, ele indica a porcentagem de ineficácia da filtragem de candidatos.

O objetivo principal do sistema de recrutamento e seleção é captar os candidatos mais adequados ao corpo de funcionários. Se o índice de turnover estiver alto, é sinal de que o setor de Recursos Humanos precisa rever seus processos, pois indica que não foram selecionados os candidatos mais adequados.

Portanto, escolha bem os indicadores de recrutamento e seleção que irá utilizar, pois são muitas as métricas que podem ser analisadas por uma empresa. É possível fazer todo o processo sozinho, mas, com um bom software que ajude na automatização dessa gestão, o trabalho é facilitado, e você pode se preocupar com outras atividades.

Além disso, é importante olhar para quais indicadores, métricas e relatórios o software para recrutamento e seleção que você utiliza gera. Nesse momento, revise quais são mais importantes para sua realidade e opte por um software que permita personalizar relatórios e seja simples de visualizar/editar.

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