Você deve estar pensando no que o melhor software de recrutamento deve te oferecer. Afinal, quem deseja inovar em recrutamento e seleção precisa pensar na automação dos processos. 

O mundo do trabalho está cada vez mais complexo. Desde a pandemia, as dinâmicas mudaram e precisamos estar cada vez mais atualizados. Com o trabalho remoto, podemos trabalhar e contratar pessoas de qualquer parte do mundo.

Assim, os processos seletivos podem receber mais candidatos. E isso gera novos desafios.

Com o auxílio de tecnologia, várias tarefas podem ser automatizadas. O recrutamento por si só é uma tarefa complexa que pode ser facilitada em várias etapas. Desse modo, você ganha agilidade e produtividade.

Entretanto, com tantas opções no mercado, fica difícil de saber qual funciona melhor para você. É importante se atentar às funcionalidades, mas também à adequação às normas de usos de dados. Por exemplo, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para escolher o melhor software de recrutamento. Vamos falar sobre os seguintes pontos:

  1. O que é um software de recrutamento?

  2. Quando procurar um software?

  3. Quais as funcionalidades do melhor software de recrutamento?

  4. Vantagens do melhor software de recrutamento

Esperamos que você descubra tudo o que deve levar em conta para escolher a solução para a sua empresa. Boa leitura!

O que é um software de recrutamento? 

Primeiramente, a área de recrutamento e seleção é responsável por atrair talentos para a empresa. Para isso, os profissionais de RH realizam processos seletivos com várias etapas, por exemplo:

  • Recebimento de currículos, propostas e busca de talentos;

  • Testes comportamentais e técnicos;

  • Avaliação de raciocínio lógico;

  • Dinâmica em grupo;

  • Entrevista com RH e gestores;

  • Redação, teste de aptidão, entre outros.

Cada empresa tem um tipo de processo seletivo.

Isso varia de acordo com o tamanho da empresa, a área de atuação e outros fatores. Porém, existem locais que apenas realizam uma entrevista para escolher um candidato. E também aqueles que utilizam a tecnologia para melhorar o recrutamento.

Entretanto, a colaboração entre as áreas é fundamental para um processo seletivo de sucesso. Com isso, a empresa evita grandes problemas, como:

  • Demissões frequentes;

  • Desalinhamento de expectativas entre colaboradores;

  • Baixa produtividade;

  • Menor qualidade das entregas.

Novos modos de recrutamento e seleção

Para dar conta de resolver essas demandas, os departamentos de RH enfrentam desafios para adaptar o trabalho aos novos tempos. A necessidade de ajustar o recrutamento e seleção para acompanhar o crescimento das empresas e startups levaram ao desenvolvimento do recrutamento escalável.

Hoje, os processos seletivos precisam ser ágeis e estratégicos. A digitalização contribui para alcançar esse objetivo. Para isso, é preciso automatizar processos, ter um funil de recrutamento e deixar claro o propósito da empresa. Com isso, a inteligência artificial entra para que o time torne seu processo de seleção mais eficiente.

O software de recrutamento e seleção é uma ferramenta completa. Ela se integra a outras plataformas para facilitar a atração e escolha de candidatos ideais. Além disso, as soluções costumam ter interfaces interativas para que candidatos e recrutadores visualizem o processo com clareza.

Ou seja, o programa agiliza todo o processo seletivo, simplificando processos para facilitar a vida do profissional de RH.

Por isso, a solução de tecnologia ajuda a realizar processos seletivos com agilidade. Nela, vários profissionais cadastram os seus currículos para formar um banco de dados.

Por isso, quando a sua empresa publica uma vaga, fica mais fácil de fazer a seleção. Além disso, com apenas um clique, você divulga a vaga em diversos portais de emprego.

Um diferencial da nossa plataforma, por exemplo, é a triagem automática de currículos. Ela usa tecnologia para acelerar o processo de seleção.

Vale dizer que após a pandemia de Covid-19, a tendência de tecnologia em recrutamento digital está crescendo.

Quando o software de recrutamento e seleção é necessário?

O setor de recursos humanos carrega uma série de atividades e processos essenciais dentro de uma organização. Por isso, demanda-se muita eficiência e agilidade.

No entanto, no dia a dia pode ser complicado conciliar todas as tarefas. Principalmente, sem a ajuda de sistemas que facilitam a otimização dos trabalhos. Além disso, o aumento da concorrência na área exige a adaptação dos profissionais.

Na área de recrutamento e seleção, todo processo seletivo precisa ser planejado com antecedência. É necessário pensa no tempo que a empresa precisa preencher a vaga.

Por isso, o melhor software de recrutamento possibilita a organização e definição das etapas que facilitam a busca.

Algumas etapas necessárias são:

  • Definição do cargo;

  • Busca por perfis adequados;

  • Testes e entrevistas;

  • Contratação do candidato escolhido.

Na ferramenta, todos os momentos ficam visíveis para que todos tenham acesso. É possível ver a evolução de cada fase e quanto tempo levou para ser feita. No final, você pode analisar e acompanhar os indicadores de performance para saber onde melhorar nos próximos.

Por isso, a tecnologia de recrutamento pode ser apropriada em qualquer processo seletivo. Mas destacamos aqui as principais situações:

Realizar contratação urgente

Vez ou outra, pode acontecer uma substituição urgente de colaborador. Ou, ainda, com a necessidade de uma pessoa para realizar uma nova demanda. 

Assim, o sistema traz grandes vantagens. Com apenas um clique, você divulga as vagas de emprego em portais e alcança um alto número de candidatos. As chances de trazer talentos qualificados aumenta.

Na pressa, pode ser que você não alcance candidatos suficientes sem a ajuda da tecnologia. Por isso, ela facilita contratações com urgência. Assim, você consegue o contato de mais candidatos em menos tempo.

Melhorar a triagem de candidatos

Realizar a triagem dos candidatos é uma tarefa comum nos processos seletivos. Nesse momento, você vai filtrar os candidatos que tem a ver com o perfil da vaga.

Um dos brilhos do software de recrutamento está em auxiliar nessa tarefa. Isso acontece de duas formas.

Se na sua empresa vocês não costumam receber currículos suficientes, o software conta com um banco de talentos para facilitar a sua busca. E, se o problema for o excesso de currículos que vocês recebem, podem se tranquilizar, pois a ferramenta tem triagem digital e automática.

Assim, você reduz entrevistas necessárias e ganha tempo para se concentrar em candidatos que possuem o perfil do seu negócio.

Vale ressaltar que a própria plataforma recomenda profissionais que aderem aos requisitos do processo e aos conhecimentos necessários. Sendo assim, você pode dizer adeus aos milhares de e-mails com currículos.

Isso funciona, inclusive, quando a sua empresa procura talentos muito específicos. Por isso, também é uma ótima aposta para negócios em áreas que exigem alta capacitação.

Agilizar os processos seletivos

Outra situação é a própria necessidade de otimizar os seus processos seletivos. Métodos antigos já não suprem as demandas das dinâmicas atuais do mercado.

Escolher um software de recrutamento é fundamental para digitalizar a sua empresa. Afinal, são várias as dificuldades que os profissionais desse segmento enfrentam.

Entre elas, estão:

  • Necessidade de lidar com várias ferramentas em um mesmo processo;

  • Dificuldade de acompanhar o número de candidatos;

  • Aquisição de talentos ineficaz.

A ferramenta centraliza todas as suas ações em um lugar só, facilitando os fluxos de trabalho. Além disso, com a realização de testes online para verificar as habilidades dos candidatos, seus processos seletivos ficarão cada vez mais modernos e eficientes.

Quais funcionalidades fazem o melhor software de recrutamento?

Agora que você sabe quando precisa da ferramenta, também precisa entender quais funcionalidades ela oferece. Afinal, você já entendeu que o uso do software pode ser muito vantajoso. Entretanto, investir em um sistema sem entender o que ele oferece pode ser uma cilada.

Existem várias opções disponíveis no mercado, mas para aproveitar ao máximo, algumas funcionalidades são essenciais. Se você encontrar um sistema que te ajuda a divulgar vagas, mas não centraliza o processo, você pode acabar tendo ainda mais trabalho.

Uma solução que devia te ajudar pode acabar virando uma dor de cabeça. Portanto, se o objetivo é facilitar o seu trabalho, cuidado para não apostar em opções que não dão conta do recado.

Se você precisar usar diferentes aplicações para complementar o trabalho de uma plataforma, poderá perder até mais tempo que realizando tudo manualmente. O sistema ideal oferece suporte para captar e refinar opções do início ao fim.

Por isso, reunimos as principais funcionalidades de recrutamento e seleção que você deve levar em conta na hora de fazer a sua escolha. Confira!

Divulgação das vagas

Uma das dificuldades enfrentadas por recrutadores é encontrar uma boa quantidade de candidatos interessados. Por isso, um bom software de recrutamento também ajudará a resolver essa questão. 

A divulgação da vaga em sites, redes sociais e plataforma de empregos auxilia na captação de profissionais qualificados. Com a presença online cada vez mais forte, potenciais candidatos estão de olho nessas redes, facilitando o processo de busca.

O melhor software de recrutamento digital vai possibilitar a integração automática com os sites mais famosos de emprego do país. Assim, você também poupa o tempo de ter que divulgar o anúncio em cada um desses sites.

Em seguida, a inteligência artificial distribui esses anúncios de acordo com a experiência dos usuários para o recebimento de perfis mais compatíveis com cada vaga.

Na abler, com apenas um clique, você divulga vagas em mais de 30 portais de empregos do Brasil, como:

  • LinkedIn;

  • Indeed;

  • Facebook Jobs;

  • Jooble, entre outros.

Triagem automática

Escolher um software de recrutamento com triagem automática é vital para poupar o tempo do profissional de RH. 

Nesse sentido, em vez de se debruçar sobre uma pilha de currículos, a inteligência artificial vai cuidar dessa tarefa. A automação permite escolhas assertivas, já que a análise é feita com base nos critérios apresentados na criação da vaga. Assim, buscam-se perfis que se adequam aos requisitos definidos.

A tomada de decisão é estratégica, gerando uma recomendação automática no banco de talentos da provedora do serviço. Dessa forma, a etapa é otimizada, reduzindo o tempo de trabalho dedicado a perfis que podem se provar incompatíveis.

Banco de talentos

Outra funcionalidade importante que o melhor software de recrutamento digital precisa ter é o banco de talentos. Com isso, você já tem uma base à disposição quando precisar contratar um novo colaborador.

O banco de talentos aliado à funcionalidade de divulgação de vagas traz muitos benefícios, desde a amplitude de candidatos à agilidade para fechar a vaga.

Portanto, se você tem mais currículos à disposição, tem mais chances de encontrar os requisitos necessários e mais agilidade para dar o próximo passo no processo seletivo.

A nossa plataforma, por exemplo, possui mais de 1 milhão de talentos cadastrados e, assim que você publica a vaga, já tem acesso a candidatos mais indicados por meio da triagem automática. A partir daí, você pode filtrar e encontrar talentos com uma busca avançada para participarem do seu processo seletivo.

Personalização das etapas do seu jeito

Quando um candidato se inscreve em um processo seletivo, passará por várias etapas até chegar com sucesso à contração. Esse fluxo também pode ser chamado de pipeline, ou seja, o conjunto de atividades e estratégias que aceleram o processo para se chegar a um colaborador ideal. 

Uma ferramenta com pipeline customizável permite a personalização das etapas do processo conforme as necessidades da empresa. Além disso, uma interface intuitiva possibilita a facilidade de uso.

Poder arrastar candidatos de uma etapa à outra, por exemplo, é uma maneira simples e ágil de manejar a estrutura do processo seletivo. 

Gestão de processos seletivos

Procure também por uma plataforma que permita a gestão centralizada do processo seletivo. Assim, todas as informações, históricos e interações com candidatos ficam armazenadas em um mesmo lugar.

Desse jeito, você não perde nenhuma informação e se organiza com mais qualidade. Mesmo que você saiba se organizar com várias planilhas, é importante ter em vista que novas tecnologias estão surgindo todos os dias para facilitar a rotina e melhorar a comunicação entre a equipe.

Outra característica de uma gestão simples é a possibilidade de criar modelos preestabelecidos, a fim de economizar tempo e padronizar processos para que novos recrutadores não tenham esse trabalho.

Com essa funcionalidade, você também pode customizar a sua página de carreira com a marca da sua empresa, com o propósito de fortalecê-la. A percepção da marca faz toda a diferença na hora de atrair candidatos.

Aplicação de testes

Os testes são de extrema importância para avaliar e comprovar as habilidades do candidato. Realizar um teste online é uma ótima solução para não precisar programar reuniões e dinâmicas muito complexas. Assim, evita-se atrasos e outros imprevistos.

Afinal, dessa maneira podem ocorrer atrasos e situações inevitáveis que comprometem a participação de candidatos. Migrar para o online facilita todo esse fluxo de organização.

Mais que isso, os testes automatizados não demandam a presença do recrutador. Além disso, na plataforma é possível personalizar as avaliações de acordo com os requisitos da vaga.

Tendo as respostas reunidas na plataforma, o recrutador tem a opção de avaliar as respostas e o desempenho de maneira pessoal.

Os procedimentos visam a complementar a seleção e torná-la mais rápida e eficiente. Sendo assim, em um mundo digital, quem investe em um software que possui tais funcionalidades está muito mais atualizado.

Outra vantagem dessa funcionalidade é que pode ser aplicada de maneira inteligente na contratação de profissionais em regime home office. 

Os sistemas de recrutamento geralmente possuem diversos modelos de testes para realizar em uma série de áreas:

  • Excel

  • Lógica

  • Matemática

  • Idiomas

  • Personalidade, entre outros.

Entrevistas via plataforma

Realizar uma entrevista online via plataforma otimiza o processo de recrutamento e seleção, trazendo muitos benefícios para a empresa e o candidato. Por isso, fique de olho se o software que você pensa em contratar conta com essa funcionalidade.

Banner para entrevista online

Com a ferramenta para entrevista online seu processo seletivo permanece 100% digital. Esse é um grande benefício, principalmente levando em conta que após a pandemia do corona vírus os novos modos de trabalhar exigem cada vez mais essa capacidade dos colaboradores.

A área de recrutamento e seleção ganha vários benefícios com a entrevista  online, como o maior alcance de candidatos, a redução de custos e a gestão ágil. Além disso, você pode entrevistar candidatos de outras cidades e até de outros países.

Imagine que você precisa montar um time internacional para suprir uma demanda da sua empresa. Com pessoas de outros países, você só poderia recorrer à tecnologia para entrevistá-las com qualidade, certo?

Para isso, conte o seu software de recrutamento. Ele pode permitir a funcionalidade dentro da própria plataforma. Assim, a gestão do processo seletivo fica muito mais fácil e simplificada.

Comunicação facilitada

Sempre avalie se o software possibilita a comunicação facilitada entre equipe de R&S e candidatos, por meio de vários canais de comunicação; Alguns deles são o WhatsApp, e-mails e telefone, mantendo todo o histórico em um mesmo lugar.

Sendo assim, o melhor sistema de recrutamento online vai permitir contratações mais assertivas, inclusive, com soluções de comunicação. Pelas respostas dos candidatos, você já consegue avaliar o interesse na oportunidade, autoridade no assunto e a sua desenvoltura.

Por outro lado, a possibilidade de incluir acesso para todos os integrantes da equipe recrutadora ajuda a tornar a decisão final mais consensual. Afinal, todos podem ter acesso.

As permissões também podem ser alteradas para possibilitar também a participação de gestores em algumas etapas. Além disso, reduz os ruídos de comunicação e dúvidas são facilmente resolvidas.

undefined

Outra ferramenta de comunicação que facilita o seu processo seletivo é a função de criar feedbacks customizados. Em casos de seleções com alto número de candidatos, isso pode aumentar aumentar a taxa de resposta para que as comunicações não se percam e todos tenham uma experiência agradável.

Vantagens do melhor software de recrutamento

Como você pode perceber, o melhor software de recrutamento vai te proporcionar diversas funcionalidades para potencializar o processo seletivo. Com ele, o seu trabalho fica mais organizado e estruturado para alcançar candidatos ideais de maneira mais assertiva. 

O uso das várias ferramentas da plataforma vão trazer inúmeras vantagens ao seu dia a dia. 

Confira algumas!

  • Redução do tempo para fechar vagas;

  • Facilidade na comunicação;

  • Centralização de tarefas;

  • Facilidade de resposta;

  • Possibilidade de contratar à distância;

  • Economia em despesas com ambiente;

  • Avaliação de competências técnicas e comportamentais;

  • Uso de inteligência artificial para tomada de decisões assertivas;

  • Aumento de produtividade da área de recrutamento e seleção.

Por que usar a abler para recrutamento e seleção?

Os sistemas de recrutamento são tendência porque unem a tecnologia da inteligência artificial às tarefas de RH, melhorando a produtividade das organizações. A plataforma auxilia na captação e contratação de profissionais, a fim de reduzir o período de fechamento das vagas.

Com a migração para o digital, a solução da Abler surge como uma oportunidade que te possibilita fechar vagas em até oito dias. Assim, o sistema inteligente ampara todas as etapas do seu processo de seleção com tecnologia e uma interface intuitiva.

Confira alguns dos benefícios da plataforma:

  • Divulgação da sua vaga em mais de 30 portais de emprego do Brasil;

  • Triagem digital e automatizada;

  • Ranking de talentos com mais aderência, por meio da recomendação automática;

  • Banco de talentos com mais de 1 milhão de profissionais de todo o Brasil;

  • Busca avançada para filtrar talentos;

  • Pipeline para customizar do seu jeito;

  • ATS completo para gerenciar seus processos seletivos;

  • Customização da sua página de carreira para melhorar a percepção da marca;

  • Mais de 4.000 modelos de testes técnicos e comportamentais;

  • Ferramenta de entrevista online na plataforma;

  • Comunicação por automatização de e-mails, WhatsApp e telefone;

  • Respostas customizadas;

  • Gerenciamento de permissões para a participação da sua equipe.

Precisa melhorar o recrutamento e seleção na sua empresa? Conheça o nosso software de recrutamento e seleção. Além disso, faça um teste grátis para dar o próximo passo nas suas contratações! Saiba tudo para testar a plataforma gratuitamente aqui!

É hora de revolucionar o Recrutamento e Seleção em sua empresa. Teste grátis.