O Rh é, muitas vezes, lembrado como uma área pouco estratégica para as empresas. Porém engana-se quem pensa que o setor tem pouca importância e no atingimento de metas e bons resultados. O RH é responsável pelo processo de recrutamento e seleção de pessoas até o desligamento de colaboradores, mas muito além disso, é protagonista porque é a porta de entrada de bons profissionais na empresa, mantém um ambiente de trabalho saudável e está sempre atento à formação de uma equipe ideal.

Com o passar dos anos o setor também vem acumulando funções mais complexas e abrangentes dentro da empresa por isso é imprescindível para o RH acompanhar as inovações com intuito de otimizar processos e automatizar tarefas.

Porém o setor de Recursos Humanos está assumindo um lugar cada vez mais importante nas empresas devido a sua modernização com uso de tecnologias que estão otimizando e automatizando as tarefas mecânicas do departamento.

Neste artigo vamos falar a importância de inovar o RH e qual impacto positivo essas inovações podem gerar para a empresa como um todo.

O que é RH estratégico para você?

Muito se fala atualmente do novo RH, RH estratégico e dentro do departamento não é diferente! 

A palavra estratégia faz parte do vocabulário de muitos departamentos de Recursos humanos, porém segundo algumas pesquisas, na prática quase não faz parte da realidade do departamento. Alguns acreditam que atuam de maneira estratégica apenas porque realizam os mesmos processos que os concorrentes.

Mas o que seria ser um RH estratégico de fato?

Para ser um departamento estratégico que esteja agregando no crescimento do negócio o RH precisa gerar resultados focando em seus indicadores, conhecer os objetivos da empresa e através de suas demandas agregue valor aos colaboradores e a companhia.

Para um RH estratégico, é preciso profissionais que possuam visão de mercado e dos negócios da organização, para transitar entre as diversas áreas e apoiar gestores, diretores e colaboradores, tendo visão holística sobre os sistemas e processos executados. A gestão de RH estratégico é norteada por informações precisas, diagnósticos organizacionais, propor ações de melhorias e avaliar os resultados das ações propostas para conhecer a real efetividade delas. 

O RH estratégico é o setor que utiliza soluções tecnológicas que otimizam processos e automatizam tarefas mecânicas, contribuindo para que os profissionais sejam mais produtivos em relação às tarefas que realmente exigem maior atenção do capital humano do setor. 

Porque otimizar os processos?

Como você já pode notar ou deve saber, existem muitos processos mecânicos e repetitivos, que demandam tempo e uma força de trabalho valiosa dos profissionais de RH, como a folha de ponto para fechar, processos de recrutamento e seleção em andamento, medir e manter um clima organizacional saudável, administrar pagamentos, benefícios, pedidos de férias, e muitas outras tarefas no escopo de trabalho que costumam ser burocráticas e custosas.

Otimizar processos possibilita que os profissionais de recursos humanos estejam mais focados no que realmente precisa de sua expertise, é permitir que o departamento tenha maior produtividade possível para estar focado em atividades estratégicas para o negócio.

A gestão de recursos humanos é a responsável por administrar o que a empresa tem de mais importante, o capital humano, logo o setor deve estar alinhado aos interesses e objetivos, para ter um setor mais estratégico e com melhores resultados.

Por que automatizar o RH?

O departamento de Recursos humanos é o responsável pelo gerenciamento do capital humano, como já falamos mais acima,  o setor promove ações que visam atrair, reter e desenvolver talentos. A automação do RH é um recurso cada vez mais necessário para otimizar tarefas operacionais e permitir ações mais efetivas e direcionadas.

A automatização das tarefas permite que os profissionais possam focar nas ações mais estratégicas no âmbito da gestão de pessoas. Graças às novas tecnologias, algumas munidas com inteligência artificial, já é possível ter no setor um diferencial competitivo.

Qual a diferença entre otimizar e automatizar?

Otimização é quando algo que está bom pode ficar melhor, dessa forma o objetivo da otimização é gerar melhores resultados em menos tempo e utilizando menos recursos. A empresa que otimiza seus processos potencializa os ganhos através de softwares. Um exemplo é recrutar e selecionar profissionais ou controlar os horários de entrada e saída de funcionários com o apoio da tecnologia.

Automatização é quando as atividades deixam de ser manuais e passam a ser automáticas através de um software, nesse ponto a mão de obra humana é substituída por um sistema que executa as mesma tarefas de forma automatizada.

Agora que você sabe a diferença entre esses dois conceitos, fica mais fácil entender que mesmo com objetivos diferentes os dois se complementam.

undefined

Quais estratégias posso usar para otimizar meu RH?

Toda estratégia parte de um princípio, desde o planejamento até o uso de tecnologias para automatizar processos e ajudar em tomadas de decisão mais eficientes. Há muito tempo que o RH vem deixando seu passado operacional para trás e se tornando um setor com visão holística e estratégica, desenvolvendo competências para o atingimento de metas e objetivos através dos seus talentos, de forma geral e individual.

Para não perder a qualidade nas entregas das demandas e ter uma gestão otimizada, separamos algumas dicas para melhorar seus resultados, confira abaixo:

Esteja informado

 

Todos os dias somos bombardeados por inúmeras notícias por vários canais, e  quando falamos em gestão é importante manter-se mais informado e por dentro de todas as novidades voltadas ao seu setor. Uma dica importante é fazer uso de blogs informativos que estão sempre atualizados com notícias de RH como o Mundo RH, podcasts com assuntos voltados ao RH e gestão de pessoas, sites e outros canais que abordem temas ligados ao RH.

Engaje sua equipe 

Ter uma equipe alinhada com os objetivos da empresa é o desejo de todo gestor, para alcançar esse objetivo é preciso tomar algumas medidas, como promover treinamentos e eventos, que geralmente causam impacto positivo dentro da empresa, agregam valor para os colaboradores tanto fortalecendo a marca empregadora como contribuindo para a produtividade, mantendo um bom clima organizacional.

Estabeleça metas 

Manter o foco não é fácil, mas com metas estabelecidas para você e o seu time facilita o dia a dia. Estabelecer metas para os indicadores do RH é uma maneira do seu recursos humanos está cada dia mais estratégico. No RH existem dezenas de aspectos que podem ser acompanhados com o uso de indicadores. E o primeiro passo para utilizá-los é justamente definir quais são os mais adequados para o perfil e objetivos da organização.

Listamos alguns indicadores importantes:

Turnover

Uma dos mais importantes indicadores da área de RH, a taxa de turnover aponta a rotatividade do quadro de colaboradores, medir o turnover permite diversas análises importantes, podendo indicar desde problemas no recrutamento e seleção até falhas na gestão de pessoas.

Absenteísmo

Os resultados das faltas, atrasos e saídas antecipadas do trabalho (justificadas ou não) são medidos pelo índice chamado absenteísmo. Juntamente com o turnover, é considerado um eficaz medidor da satisfação dos colaboradores.

Engajamento 

Índices elevados de envolvimento e comprometimento dos colaboradores é um indicador muito significativo para os ganhos de produtividade em uma empresa. Por isso, medir o engajamento é muito valorizado na área de RH.

Para medir o nível de engajamento dos colaboradores, o mais comum é o uso de pesquisas, exames e avaliações.

Headcount

É o indicador que mede a evolução do número total de profissionais da empresa. Geralmente, é organizado por meio de grupos divididos por faixa etária, sexo, escolaridade, cargo, tempo de empresa e nível salarial, etc. 

O objetivo é entender de forma ampla como a empresa está organizada. A medição do número e classificação dos colaboradores em diferentes momentos, é possível aferir diversas situações. Uma elevação constante no número de funcionários, por exemplo, pode mostrar que a empresa está crescendo, se desenvolvendo na busca de seus resultados.

Clima organizacional

O indicador de clima organizacional está entre os mais importantes para a área de recursos humanos, pois ele mede a satisfação dos profissionais com a empresa e diz muito sobre o nível de produtividade dos colaboradores. 

Este indicador é a base para a implantação de diversas melhorias que terão reflexo direto na produtividade dos colaboradores. E você sabe, quanto maior a satisfação dos profissionais maior a produtividade e consequentemente melhor são os resultados da empresa

Investimento em treinamento

O RH é responsável pela qualificação e treinamento dos colaboradores, por isso é preciso ter de forma clara o resultado desse investimento para a empresa. O objetivo desta métrica é justamente avaliar o impacto dessas ações na produtividade da organização.

Como desburocratizar o RH? Isso existe? SIM!!!

Ao investir em automatizações, além de otimizar o setor ainda é possível obter uma gestão completa, transformando o RH da empresa em uma área mais estratégica e menos burocrática. A tecnologia chegou para ser o aliado diário que o profissional de RH precisava ter para ser mais estratégico e menos operacional, sem falar na qualidade de vida que este profissional pode ter com um departamento mais otimizado e automatizado. 

Transforme o seu RH, eliminando as burocracias e focando no que realmente importa, que são as pessoas, o verdadeiro recursos humanos do negócio. Diga adeus a pilha de currículos!