Onboarding de colaborador online: confira 4 dicas!

O onboarding de colaborador é um momento muito especial para a empresa. Após o processo seletivo, chega a hora de apresentar a organização ao novo colega de trabalho. 

É a hora de apresentar a cultura, a empresa em si, os processos de trabalho e as pessoas que vão trabalhar com ele. Ou seja, é o momento em que os colaboradores recém-contratados são integrados ao novo ambiente.

O momento gera expectativas das duas partes. Todos querem se esforçar para alcançar os melhores resultados com a parceria.

Mas se você trabalha exclusivamente com times remotos ou precisa se adaptar devido à pandemia, pode ser que precise de algumas dicas.

No onboarding de colaborador online, você precisa usar ferramentas 100% digitais para integrar o novo membro do time às rotinas da empresa.

Devido ao distanciamento social, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home-office.

Aliás, todas as etapas da jornada do colaborador sofreram impactos, do processo seletivo ao desligamento. Por isso, os profissionais precisam ter muita flexibilidade e agilidade para melhorarem a produtividade.

Neste artigo, vamos falar sobre os temas mais importantes do onboarding de colaborador online. Além disso, vamos dar 4 dicas para facilitar o seu preparo.

Boa leitura!

Importância do onboarding

Você provavelmente já se esforçou para deixar clara a cultura e os valores organizacionais da empresa. Afinal, é na fase de testes e nas entrevistas que se busca atrair os candidatos que mais se adequam ao perfil da empresa.

genty é a ferramenta de análise comportamental para avaliar competências

Quando o candidato é selecionado, chega a hora de tornar as impressões em realidade. Dessa forma, a jornada com a empresa começa de verdade.

Por isso, vai ser vital garantir que ele passe a fazer parte do time e compreenda a missão, a visão e os valores da empresa.

Sendo assim, ele vai se familiarizar com o novo ambiente de trabalho e se preparar para assumir as suas novas funções. Dar atenção a esse processo vai estimular o envolvimento dessa pessoa com a empresa.

Além disso, os traços de personalidade e comportamento do colaborador serão revelados. Apesar de conhecê-lo brevemente na entrevista online, você precisa de tempo para entender melhor como ele reagirá ao dia a dia de trabalho.

Banner para entrevista online

Todo esse processo deve acontecer aos poucos. Conforme o novo funcionário se enturma e adquire novos conhecimentos, ele vai se adaptando e se prepara para enfrentar desafios mais complexos.

Etapas do onboarding de colaborador online

O onboarding de colaborador online ocorre de forma muito parecida com o tradicional. Se você nunca fez de forma digital, precisará se adaptar a novas ferramentas e prestar atenção para não perder detalhes no processo.

Desse modo, você precisa começar pela admissão que agora será online. Ou seja, realizar todos os processos legais necessários para que empresa e colaborador estejam alinhados juridicamente. A etapa envolve as seguintes tarefas:

  • Envio dos documentos necessários;

  • Assinatura de contrato;

  • Realização do exame admissional, entre outras.

Para não se perder em meio a tantos arquivos, você pode contar com o auxílio do Checklist de Admissão + Onboarding feito em parceria com a Feedz. Assim, você e o colaborador podem ter uma experiência melhor.

Com tudo pronto, chega a hora de desempenhar as próximas tarefas. Elas envolvem dar boas-vindas ao funcionário, disponibilizar tarefas e acessos e construir a agenda dos primeiros dias. De acordo com o porte e as necessidades da sua empresa, cada momento pode ser personalizado para garantir os melhores resultados.

Mas ao finalizar, lembre-se de que esse é um ciclo de melhoria contínua. Busque feedbacks de seus colegas e dos novos colaboradores. Assim, a experiência dos funcionários fica cada vez melhor e as chances de turnover são reduzidas.

Dicas para realizar o onboarding de colaborador online

Adaptar o processo para o online nem sempre será fácil. Depois de abordarmos os principais elementos que compõem o onboarding de colaborador online, traremos algumas dicas para facilitar a sua inserção nesse novo modelo. Confira!

Preste atenção nos detalhes

Você vai precisar personalizar tarefas que já desempenhava no modelo presencial. Para se adaptar ao modelo virtual, preste atenção aos detalhes. Pense nos seus pontos de contato com o novo colaborador e como promover a melhor experiência.

Em um primeiro contato, por exemplo, um e-mail de boas-vindas pode atrair o novo colaborador. Aproveite essa primeira estratégia para adicionar as instruções necessárias e começar a comunicação de maneira assertiva.

Na primeira reunião para apresentação da empresa, também pense nos detalhes. Pode ser um momento de muita tensão. Por isso, pense em estratégias para “quebrar o gelo” e deixá-lo mais à vontade. Também tenha disposição para tirar as dúvidas sobre canais de comunicação, benefícios, ponto eletrônico, entre outras que são muito comuns.

Prepare um kit de boas-vindas

Outra estratégia que aproxima o novo colaborador da empresa é a entrega de um kit boas-vindas. Os elementos que o compõem variam de acordo com a atuação da empresa e a área de trabalho do colaborador.

Se for o caso, envie todas as ferramentas que ele precisa para trabalhar. Equipamentos como notebook, mouse, teclado e uma cadeira confortável demonstram como a empresa realmente deseja investir nas pessoas contratadas.

Também fique atento ao tempo, pois o kit precisa chegar antes de ele dar início às suas atividades.

Invista em comunicação

Os primeiros dias precisam ser produtivos. Desse modo, facilite a comunicação entre os envolvidos. Construa uma agenda para que o colaborador tenha acesso à programação. Assim, ele não se perde em nenhum momento. 

Nos primeiros encontros, prepare reuniões sobre:

  • Cultura;

  • História da empresa;

  • Evolução do produto;

  • Área, com gestor e time;

  • Expectativas e demandas.

Todas essas reuniões podem ser realizadas por ferramentas virtuais, para ter proximidade mesmo à distância!

Disponibilize um checklist de acessos e tarefas

Sendo assim, tenha certeza de que todas as informações necessárias vão estar disponíveis. Disponibilize um checklist com todos os links de acesso, permissões, tarefas e prazos, assim como o responsável por auxiliar em cada momento.

É fácil se perder em novas atividades. Por isso, garanta mais assertividade nesse momento com o auxílio de uma ferramenta digital para centralizar as tarefas.

Contar com um software para RH vai melhorar a produtividade da sua equipe, principalmente, nesses tempos de adaptação por conta da pandemia. Por isso, conte com a abler para inserir os recursos humanos da sua empresa na era digital! Entre em contato conosco para fazer um teste grátis e descobrir como podemos te ajudar!