A evolução dos processos organizacionais e as mudanças de paradigmas levaram os mais diferentes tipos de empresas a buscarem incessantemente novas formas de gerenciar o seu capital humano, fato que culminou no surgimento da área de gestão de pessoas.

LEIA TAMBÉM: qual a diferença entre Recrutamento e Seleção?

Nesse contexto, o intenso movimento pela qualidade e a globalização dos negócios definem as pessoas como a principal vantagem competitiva das empresas, fazendo com que a gestão das mesmas assuma viés estratégico.

Diante disso, os líderes desempenham papel fundamental no desenvolvimento das organizações, visto que promovem um ambiente mais harmonioso a partir do trato intra e interpessoal, da retenção de talentos e do compartilhamento de aspirações da equipe, como um todo.

Percebe-se que o ser humano representa o verdadeiro diferencial dos negócios de sucesso e, pensando nisso, elaboramos este post com 5 referências de leitura para que você se aprofunde nas melhores práticas de gestão de pessoas da atualidade, das quais você confere a seguir!

1. Um Novo Jeito de Trabalhar – Laszlo Bock

Quais os aspectos da cultura de gestão de pessoas do Google que influenciaram esta gigante de tecnologia a se tornar uma das mais criativas e bem-sucedidas empresas do mundo? A resposta se encontra no best-seller do The New York Times, “Um Novo Jeito de Trabalhar”. Laszlo Bock, que foi vice-presidente sênior das operações ligadas a pessoas no Google, descreve neste livro as inspirações e estratégias utilizadas pela multinacional de serviços online para fazer do seu capital humano um dos mais eficientes e satisfeitos do século XXI.

Em síntese, o autor explora os conceitos de liderança que fogem ao convencional, disponibilizando para seus leitores lições valiosas sobre valorização dos recursos humanos de uma empresa, descentralização da liderança, potencialização das competências de cada indivíduo e autonomia aos funcionários.

Simplesmente motivadora, prática e ousada, essa leitura irá transformar a sua filosofia acerca da gestão de pessoas, de modo que você mantenha os melhores talentos em seu negócio e garanta que eles se desenvolvam cada dia mais!

2. Descubra seus Pontos Fortes – Marcus Buckingham, Donald Clifton

Para que o gestor de pessoas seja apto a capacitar e incentivar as habilidades de seus funcionários e, consequentemente, tenha uma trajetória profissional ascendente, é necessário que antes ele se conheça melhor e desenvolva seus próprios talentos dominantes.

Partindo deste princípio, a segunda recomendação da nossa lista é o best-seller “Descubra seus Pontos Fortes”, escrito por Marcus Buckingham, conhecido como o pesquisador mais proeminente do mundo em pontos fortes e liderança no trabalho, em coautoria com Donald Clifton, psicólogo e empresário estadunidense.

A proposta da obra é apresentar um programa que o ajudará a reconhecer e aflorar suas maiores habilidades, através de um teste desenvolvido pelo Gallup Institute que ajuda pessoas com diferentes personalidades a identificarem seus traços dominantes.

Portanto, essa leitura é essencial para todos que estão se lapidando profissionalmente e desejam maximizar o seu potencial no trabalho, obtendo melhores resultados e se tornando a melhor versão de si mesmos!

3. O Princípio de OZ – Roger Connors, Tom Smith, Craig Hickman

O accountability pode ser visto como um pilar da gestão de pessoas e da cultura organizacional de uma empresa, e diz respeito às atitudes e responsabilidades que percebemos de um indivíduo em um ambiente de trabalho, o que simboliza o seu potencial de se posicionar ativamente diante dos objetivos e desafios diários.

Esta metodologia é amplamente abordada no livro “O Princípio de OZ”, no qual seus autores Roger Connors, renomado consultor de gestão, Tom Smith, cofundador da Partners In Leadership, e Craig Hickman, fundador da Management Perspectives Group, ensinam como ter transparência e responsabilidade nas ações de forma escalável.

Isto posto, eles oferecem um guia simples que contém o passo a passo para promover o accountability na prática, que se dá por meio de seus 4 pilares: identificar os desafios; responsabilizar-se por um resultado; ter atitude para alcançar o que deseja; e executar as ações para ter o resultado.

Sem dúvidas, a leitura dessa obra será um divisor de águas na carreira profissional de gestores de pessoas que queiram definir seus resultados com clareza, fornecer reconhecimento e feedbacks a seus colaboradores e fortalecer sua equipe.

4. Muito Além da Hierarquia – Pedro Mandelli

Mais um livro imprescindível para gerentes, empreendedores e outros profissionais que estão em busca da alta performance pela excelência na gestão de suas equipes, “Muito Além da Hierarquia” é um manual que ensina como assumir o perfil de gestor que valoriza as pessoas e seus processos de desenvolvimento.

Pedro Mandelli, um dos mais influentes e reconhecidos consultores do Brasil, apresenta em sua obra todas as ferramentas necessárias para evoluir suas competências, fazer um autodiagnóstico gerencial e transformar-se em um gestor de sucesso.

Assim, você vai aprender a aumentar sua credibilidade perante o time e a empresa, melhorar suas competências e falhas, trabalhar em prol da inovação, evitar as armadilhas organizacionais e desenvolver a infraestrutura do desempenho.

De fato, as lições do autor serão de grande valia para os gestores de pessoas que almejam elevar substancialmente seus níveis de contribuição a qualquer empresa e conquistar a plena realização profissional!

5. Liderando Mudanças – John P. Kotter

A implementação da mudança organizacional promovida pelos gestores de pessoas se dá através da capacitação, integração e motivação dos colaboradores, além do estabelecimento de um senso de urgência e envolvimento dos mesmos. Esta é a premissa do best-seller mundial “Liderando Mudanças”.

Escrito por John P. Kotter, conhecido internacionalmente como o principal palestrante nos tópicos de liderança e mudança, o livro oferece oito passos para incorporar a verdadeira transformação nos negócios, levando em conta todos os elementos de resistência, principalmente pessoas.

Essas etapas incluem a construção de um ambiente de trabalho apropriado, o envolvimento de líderes e funcionários com a visão futura e metas da mudança, o investimento na comunicação e estruturação da liderança da empresa, o empoderamento de funcionários para ações em larga escala, dentre outros.

Conclui-se que os métodos expostos na obra são atemporais e vão encorajá-lo a assumir o compromisso de saltar para o futuro, ajudando a si mesmo e aos outros a desenvolver habilidades de liderança.

A gestão de pessoas como ferramenta de sucesso organizacional!

Falar sobre gestão de pessoas é falar da importância do fator humano para o desempenho empresarial.

Esse setor envolve um conjunto de práticas bem definidas que orientam não só as relações interpessoais no ambiente de trabalho, como também a cultura corporativa, a participação, a capacitação e o envolvimento de colaboradores em prol de um objetivo em comum: conduzir a organização ao triunfo!

Finalizamos este artigo com uma reflexão que traduz de forma simples, porém assertiva, todos os ensinamentos encontrados nos 5 livros indicados, e esperamos que a partir deles, você possa aperfeiçoar a sua gestão de pessoas: “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.” (Steve Jobs) Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!