O Outubro Rosa é a campanha de saúde mais conhecida no mundo. Foi criada para alertar e informar sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. O principal objetivo é incentivar a prevenção. Isso porque um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura da doença. Por isso, selecionamos algumas dicas de para o Outubro Rosa, ações de endomarketing que farão diferença no clima organizacional.

Comece com as ações de impacto visual

A cor é a principal característica da campanha. Escolhida não só pela expressão da feminilidade, mas por passar boas sensações como aconchego, confiança, autocuidado. Isso pode ser aproveitado até para manter o ambiente de trabalho saudável. Por isso sugerimos começar com ações de impacto visual, que é o primeiro estímulo que afeta as pessoas: 

  • decoração dos espaços da empresa com tons de cor de rosa;

  • distribuição de laços cor de rosa, que é o principal símbolo da campanha; 

  • definição de data para que os colaboradores usem uma peça de roupa ou acessórios cor de rosa no ambiente de trabalho, mesmo em home office;

  • distribuição de kits com calendários, flyers informativos, adesivos, cartilhas informativas, marcadores de página.

 Essas ações de impacto visual fazem diferença, aumentando o interesse sobre o assunto.

undefined

Ações de impacto emocional  para melhorar o clima organizacional

Se uma colaboradora (ou mais) está sofrendo com a doença, é importante pensar em ações que demonstrem apoio. Uma mensagem de perseverança e um presente que possa simbolizar o desejo de melhora são uma boa pedida. Lenços coloridos, filmes inspiradores ou livros que ajudem a melhorar a qualidade de vida nesse momento de saúde frágil, poderão fazer toda diferença. 

Para os times da empresa, divulgue histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama. Isso pode trazer uma nova perspectiva a respeito do outubro rosa ações de endomarketing. Há diversos materiais na internet, como o portal Batalhadoras, que reúne uma série de informações sobre a doença.

Dentro dessa ação também é possível recomendar ou fazer exibições, se possível, de vídeos. Vale qualquer formato: curta-metragens, reportagens, depoimentos de mulheres que conseguiram a cura. Em outubro rosa, ações de endomarketing como essa unem o apelo visual com o emocional. Uma atitude como esta fortalece a cultura e melhora o clima organizacional da empresa.

Ações de impacto social e informativo fazem toda diferença

Seja na decoração dos espaços físicos, ou nos canais digitais de comunicação interna, ofereça materiais informativos. Ensinar e incentivar o autoexame das mamas, mostrar dados relevantes sobre o câncer, indicar órgãos que as mulheres podem procurar em sua cidade caso haja suspeita da doença. 

Por fim, uma ação de endomarketing no outubro rosa que pode causar um ótimo impacto social é incentivar o voluntariado na causa. Existem vários grupos de combate ao câncer atuando em diversas linhas. Vale a pena informar sobre ações na região e incentivar os times a participarem.

A gestão do RH deve ser eficaz, inteligente e, sobretudo, humana, como a sigla diz. Se você trabalha neste departamento, baixe este ebook gratuito com diversas informações que vão melhorar o desempenho do seu setor.