Skip to main content

Pandemia e o recrutamento digital: quais são os desafios?

By junho 11, 2021agosto 8th, 2023Recrutamento e Seleção, Software de RH
Pandemia-e-o-recrutamento-digital
Estamos enfrentando os efeitos do novo coronavírus há meses nas nossas rotinas de trabalho. Desde março, com a adoção do home-office em muitas empresas, surgem novos desafios envolvendo a pandemia e o recrutamento digital.
Neste artigo, nós vamos te contar alguns dos principais desafios que você poderá enfrentar no recrutamento de profissionais e como solucioná-los com ações práticas.

Como está a busca por vagas no Brasil?

Uma nova medida provisória (MP 927) validou legalmente o trabalho remoto durante o estado de calamidade pública. Dessa forma, organizações que até há pouco tempo trabalhavam de forma completamente presencial estão se virando nos 30 para aplicar os princípios da transformação digital.
Além disso, existe o problema do desemprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, existem mais de 12 milhões de desempregados no país. Como resultado, muitos talentos perderam os empregos durante a pandemia e estão em busca de novas oportunidades.

A pandemia e o recrutamento digital nas empresas

Anteriormente falamos sobre as principais tendências para o RH em 2020, que envolviam a aplicação de novas tecnologias e inovação. Com a pandemia, essa mudança para o mundo digital acontece de maneira ainda mais rápida.
Empresas que se pautavam em processos totalmente físicos e presencial logo precisaram se atualizar e:
  • Realizar o recrutamento e a seleção de forma 100% remota;
  • Criar dinâmicas e testes com o suporte da tecnologia;
  • Avaliar talentos diferenciais para um momento de crise;
  • Agilizar o processo de recrutamento e aumentar a sua eficiência.
Pensando nisso, fique atento aos principais desafios que você vai enfrentar nesse período:

Aplicação de testes e entrevistas online

Com a quarentena e o isolamento social, o profissional de RH precisa usar a criatividade para desenvolver os melhores processos para avaliação de candidatos.
Sendo assim, testes e entrevistas online são novas modalidades para várias pessoas que nunca testaram as tecnologias. Entretanto, com um software de recrutamento online, podem se provar altamente eficazes.

Dificuldade de acompanhar grande número de candidatos

O alto volume de candidatos durante a pandemia pode dificultar o trabalho do recrutador. Por exemplo, pode ser que haja a perda de candidatos por coincidência de horários, problemas com internet, entre outras questões comuns de trabalho remoto.
Assim, organização e empatia são as duas palavras-chaves para o momento. Com a primeira, você tem em mãos as ferramentas digitais certas para movimentar o processo. Incentivando a segunda, a sua empresa constrói o ambiente desejado por talentos qualificados.

Gestão do recrutamento digital

Como você pode perceber, o recrutamento digital pode parecer um bicho de sete cabeças para quem ainda trabalha com processos presenciais.
Por isso, o uso de softwares de recrutamento online podem contribuir para aumentar o alcance das suas vagas. Dessa forma, é possível encontrar candidatos com os requisitos necessários para a função. Além disso, pode facilitar a triagem e organizar o seu processo seletivo.
A abler possui mais de 2 milhões de currículos em seu banco de talentos. Simplifica também a condução do processo seletivo do início ao fim, com uma taxa de fechamento de vaga em até 8 dias.
Gerencie todas as etapas dos processos seletivos a partir de um lugar só, com ferramentas inteligentes para achar o talento que você está procurando. Para conhecer mais sobre as soluções da abler para o recrutamento digital, faça uma demonstração e veja como nosso software pode ajudar seu recrutamento e seleção.

O que achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas