Mesmo com uma boa evolução no cenário de admissões, será que os gestores sabem identificar um perfil comportamental e trabalhar isso de forma clara?

Um dos grandes erros das empresas é achar que todos os colaboradores vão reagir de maneira igual de acordo com as situações que aparecem, porém, não é bem assim que funciona.

Para que faça uma boa análise comportamental, acompanhe a leitura e veja o que é esse conceito, quais são os tipos de perfil e o que deve ser feito na prática!

O que é perfil comportamental e qual a sua importância?

Basicamente, o perfil comportamental diz respeito ao padrão de comportamento que uma pessoa demonstra a partir de estímulos, influenciando suas atitudes e decisões.

Dentro do recrutamento e seleção de candidatos, analisar perfis é uma maneira de verificar quais são as pessoas que mais se ajustam a determinadas vagas e funções.

Ao adotar essa prática, pode-se diminuir faltas, formar equipes motivadas, valorizar características, aumentar a produtividade etc.

Por conta das experiências vividas e do conhecimento adquirido, podemos ter diferentes comportamentos, portanto é preciso identificar aquele que é dominante.

undefined

Quais são os tipos de perfis?

Dentro do objetivo de tornar o RH mais estratégico, o perfil comportamental tem um conceito dividido em tipos distintos, mas que se complementam.

A seguir, de forma resumida, veja como agem os analistas, comunicadores, executores e planejadores no dia a dia de uma empresa e no contato com as pessoas.

Analistas

Quando se trata do perfil dos analistas, sabe-se que são pessoas com uma admirável capacidade criativa e que prezam pelos detalhes ao realizar as tarefas.

Apesar de serem indecisos e terem sensibilidade às críticas, eles são organizados, cuidadosos e se preocupam com os fluxos de trabalho, de modo que tudo saia perfeito.

Comunicadores

Com um carisma do tamanho do mundo, os comunicadores são alegres e conseguem se adaptar às situações de forma tranquila.

É um perfil que necessita bastante do contato interpessoal e costuma contagiar as pessoas que conhece, mas enfrenta dificuldades com cronogramas e regras.

Executores 

Já os executores são bem autoconfiantes, pois conseguem contornar as dificuldades com maestria e têm coragem para defender seus pontos de vista.

Com uma grande paixão por competir, os executores podem até ser exigentes, mas dificilmente deixam de cumprir as metas.

Planejadores

Sendo um perfil comportamental que inspira liderança no trabalho, a pessoa planejadora tende a ter muita paciência e sabe respeitar as normas.

São colaboradores que gostam de ajudar os outros e carregam um enorme senso de justiça, mas se atrapalham na hora de criar algo.

Como analisar isso na prática?

Desde a seleção de candidatos é essencial fazer um mapeamento dos perfis comportamentais, a fim de compreender a personalidade de cada pessoa.

Para tanto, existem diversos testes de perfil que podem apontar as decisões do RH, de modo que seja possível fazer uma triagem estratégica. Confira essa ferramenta para testes comportamentais. A genty é uma ferramenta de análise comportamental que te ajuda a entender o perfil dos candidatos com rapidez, assertividade e um custo super acessível para empresas de qualquer tamanho.

genty é a ferramenta de análise comportamental para avaliar competências

Depois disso, é importante ter uma boa conversa entre as lideranças e os membros da equipe, a fim de construir um clima acolhedor.

Com a exposição de ideias e definição de objetivos, resta desenvolver ações de integração e acompanhar as atitudes mostradas no dia a dia.

Em resumo, perceba que o conceito de perfil comportamental vai muito além de só analisar a personalidade, mas sim um conjunto de tarefas que levam os colaboradores a se encaixarem no modo de trabalho da empresa.

Gostou do assunto e quer aprender mais? Então, baixe agora mesmo o nosso ebook e saiba tudo sobre os benefícios e as técnicas de um recrutamento e seleção inteligente!