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Qualidade de vida no trabalho: 10 estratégias para melhorá-la

By setembro 15, 2022outubro 26th, 2023Cultura Organizacional, Inteligência Emocional
qualidade de vida no trabalho

Quando o despertador toca, você fica animado pelas tarefas do dia na empresa ou se sente desânimo? Pensando nisso, você acredita que hoje sua empresa proporciona um ambiente saudável e qualidade de vida no trabalho?

A resposta para essa pergunta é muito importante, e pode fornecer insights poderosos para a sua empresa criar um ambiente tranquilo e que promova qualidade de vida para todos os colaboradores. 

Ter isso em mente é essencial, pois o local de trabalho é onde passamos maior parte do dia. Contudo, para garantir a perfeita execução das demandas é essencial contar com um ambiente saudável.

No entanto, quando as condições não são favoráveis influenciam diretamente no humor do colaborador tornando a rotina mais difícil e cansativa. Em consequência, faz com que o trabalho não seja tão produtivo quanto deveria.

O que é qualidade de vida no ambiente de trabalho?

O meio empresarial conta com muitos fatores até atingir o sucesso, e para que isto ocorra é importante fazer alguns investimentos. No entanto, o que muitos gestores  — infelizmente — não entendem é que viabilizar um ambiente que proporcione qualidade de vida para os colaboradores é um grande investimento. 

Esse é um dos fatores que  mais impacta no crescimento do negócio. Isso porque, ter colaboradores mais felizes e motivados faz com que eles produzam mais e melhor. 

Por isso, para as empresas e gestão que entenderam isso, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho passou a ser um dos investimentos do meio corporativo.

Dentro do que é a qualidade de vida, podemos dizer que são os esforços para que os colaboradores se sintam bem no ambiente de trabalho. Para isso, é preciso levar em conta a saúde e o tipo de ambiente que é oferecido aos colaboradores.

Fazer com que as pessoas entendam a importância e o propósito do papel que desempenham dentro da empresa é uma forma de entender qualidade de vida no trabalho.

Então, quando uma organização decide investir na comunicação entre funcionários e superiores, promover segurança, saúde e bem-estar alinhando com sustentabilidade fica mais fácil alcançar um ambiente de trabalho saudável.

Qual é a importância da qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho não é importante apenas para as empresas que buscam colaboradores mais produtivos e motivados. Mas também é fundamental para os próprios profissionais que querem evoluir como pessoas e crescer em suas carreiras.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um ambiente de trabalho saudável é importante por três razões:

  1. Tratando-se de ética empresarial, é fundamental que os trabalhadores sintam-se à vontade em suas posições.
  2. Qualquer empreendedor está ciente de que a felicidade dos seus funcionários se reflete na sua produtividade. Portanto, se queremos melhores resultados, o conforto no trabalho é essencial.
  3. Por lei, respeitar o trabalhador e desenvolver um bom ambiente de trabalho é avançar na legalidade. Ainda mais porque os direitos humanos não são apenas um conceito moral e ético. 

Boas condições, desenvolvimento de relacionamentos e a obediência às leis trabalhistas são algumas das ações que fazem com que o colaborador tenha mais prazer de estar na empresa. Dessa forma, isso aumenta a qualidade do ambiente de trabalho.

Clima organizacional

O clima organizacional é um dos principais fatores que impactam a qualidade de vida dos colaboradores. E a falta de uma boa estrutura organizacional, pode adoecer os profissionais, fazendo com que não permaneçam na empresa, o que aumenta a taxa de turnover dos funcionários.

Por isso, é importante investir em um clima organizacional saudável, para reter pessoas e torná-las mais motivadas. 

Dessa forma, com um ambiente rodeado de pessoas satisfeitas, faz com que se crie um ciclo de clima saudável. 

Satisfação no trabalho

A qualidade de vida é ter satisfação no trabalho. 

Relações interpessoais

A empresa onde trabalhamos é quase uma segunda casa, não é mesmo? São muitas horas compartilhadas com os colegas de trabalho. Pois empresas são feitas por pessoas, então, organizações que têm colaboradores motivados, engajados e felizes apresentam melhores resultados.

Ter boas relações sociais está diretamente ligada a satisfação e rendimento dos colaboradores. Dessa forma, é importante que o líder tenha um bom relacionamento e conheça bem a sua equipe. 

Da mesma forma, saber quais são as paixões, forças, fraquezas e dons de um funcionário faz com que ele saiba a sua importância. Além de ter o conhecimento necessário para desenvolvê-lo.

E o ambiente de trabalho precisa da cultura do diálogo. Pois com um diálogo aberto, os líderes podem conhecer melhor seus liderados, mostrar a eles a sua devida importância e assim motivá-los, tornando-os mais produtivos e criativos.

Saúde física e psicológica

Por último e não menos importante, não podemos deixar de pontuar a importância da saúde mental no local de trabalho. O bem-estar na empresa é fundamental em uma sociedade que passa mais tempo no trabalho do que em casa.

Dinâmicas em grupo, confraternizações, coffee breaks são algumas formas de evitar transtornos mentais entre seus colaboradores. Assim como também é importante para manter o equilíbrio em tempos de crise.

E investir em melhorias é demonstrar a preocupação em oferecer sempre o melhor aos profissionais. Sendo assim, um bom ambiente de trabalho é capaz de melhorar consideravelmente os resultados da equipe. 

Benefícios da qualidade de vida no trabalho

Existem diversas estratégias para garantir a satisfação dos colaboradores que você pode adotar. Independente da ação, cuidar da qualidade de vida dos funcionários é um papel fundamental da gestão de pessoas.

O objetivo dessas ações são os resultados que eles geram para a empresa e, claro, para os próprios profissionais. Dessa forma, os benefícios de investir na qualidade de vida no trabalho, são:

Aumento de produtividade

Um clima precário, falta de gestão de processos, microgerenciamento e excesso de pressão sobre os colaboradores são uns dos grandes vilões da produtividade. Dessa forma, para conseguir que os seus funcionários produzam mais e com mais qualidade, é preciso investir na satisfação deles.

Um profissional feliz na empresa que trabalha, que conhece o propósito do seu trabalho e entende o impacto que causa nos resultados da empresa, tende a ser mais dedicado e a desempenhar ainda melhor suas funções.

Por isso a cultura organizacional é tão importante, pois é através dela que a gestão de pessoas consegue construir ações para oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento da produtividade.

Comunicação mais eficiente

O investimento na qualidade de vida dos colaboradores ajuda a fazer com que eles estejam mais abertos, se relacionem e se comuniquem melhor. Isso acontece pelo bom ambiente que é criado com um conjunto de pessoas felizes, que saberão lidar com conflitos de forma eficiente.

É válido dizer que a qualidade de vida potencializa a comunicação, mas ela não cria. Então, dentro das suas estratégias, é interessante incentivar a troca de feedbacks entre os funcionários e tornar isso uma rotina.

Redução de turnover

Um profissional feliz na empresa que trabalha não pensa em ir embora, e não dá razões para que a empresa faça uma demissão. Isso porque, como mencionado, há um aumento da produtividade, e na satisfação em fazer parte da organização.

A alta rotatividade de funcionários se dá por um ambiente ruim, falta de expectativas, lideranças ineficientes e falta de reconhecimento. Essas são coisas que empresas que investem no desenvolvimento dos funcionários trabalham para NÃO ter.

Preserva a saúde dos colaboradores

A Saúde física ou mental precisa ser considerada pelas empresas, mais que nunca! Principalmente quando se trata de trabalho, pois milhares de pessoas dependem da sua renda para sobreviver e aguentam trabalhos abusivos por isso.

Em um país que a cada 45 minutos ocorre uma morte por suicídio, a saúde e a qualidade de vida são extremamente importantes. Mais que preservar seus melhores talentos, é fundamental preservar vidas.

Melhora a imagem da marca empregadora

Empresas bem vistas pelos profissionais acabam se tornando objeto de desejo deles. Por exemplo, quem é que não gostaria de trabalhar na empresa Google? Ela é uma das referências em employer branding. 

Isso quer dizer que a imagem que uma empresa passa sobre a forma como vê, trata e investe nos seus colaboradores pode torná-la mais competitiva, fazendo com que grandes talentos queiram fazer parte da organização. 

Dessa forma, atrair e reter talentos não é nenhum esforço para a marca empregadora, os processos de recrutamento e seleção são mais fáceis. O único “problema” é fazer uma boa escolha já que haverá grande competição entre os candidatos — mas para isso, você pode contar com a abler. 

Retenção de talentos

Como mencionamos anteriormente, com a ajuda do employer branding, você provavelmente vai atrair candidatos que são fãs da sua marca. Quem é que não vai querer fazer parte de uma organização que pensa no colaborador e investe no seu bem-estar? 

Com isso, o trabalho de reter talentos vai ser o que é diário, que já é praticado na empresa. Então, as pessoas vão querer fazer parte disso, vão vestir a camisa da empresa, e gerar resultados para crescer com (e na) organização.

Como ter uma boa qualidade de vida no trabalho?

Em muitos casos, um ambiente de trabalho saudável pode ter um ar de comunidade. Com gestores e colegas que se importam com o trabalho um do outro e demonstram compaixão quando algo dá errado. 

Além de ser melhor trabalhar em um lugar assim, o ambiente é importante para a moral do funcionário, trabalho em equipe e satisfação do cliente.

O sentimento de pertencer a uma comunidade em um ambiente de trabalho é muito importante. Pois, colegas que confiam uns nos outros, com condutas de companheirismo corporativo e tem os mesmos valores, demonstrando respeito mútuo são mais leais uns aos outros e à empresa.

Do mesmo modo, a lealdade e senso de pertencimento impactam na produtividade da equipe, o que se traduz em resultados. Para obter esses benefícios, é preciso viabilizar um ambiente que proporcione qualidade de vida. 

Veja algumas ideias para implementar na sua empresa e levar bem-estar aos seus colaboradores. 

1. Estimular atitudes positivas

Estimular a positividade é algo que influencia diretamente no trabalho. Ajudar sempre que possível, evitar reclamações, encarar obstáculos como desafios alcançáveis estão entre as atitudes que transformam o ambiente de trabalho de forma positiva.

Pode não parecer muito, mas agir dessa maneira ajuda, inclusive no relacionamento entre os stakeholders do seu negócio.

2. Rotina de Feedbacks

Uma das práticas que mais contribuem para a construção de um bom ambiente de trabalho é o feedback. É normal que, às vezes, com a correria do dia a dia, surjam alguns momentos de estresse e atrito entre as pessoas.

Mas é preciso garantir que isso não se propague por muito tempo ou afete a conduta profissional dos colaboradores, é nesse momento que o feedback cai muito bem. Seja como for, trabalhe para que toda a sua equipe não tenha medo de fornecer e receber retornos. Tanto os negativos, quanto os positivos.

3. Incentivar o bom relacionamento entre os colaboradores

Mostre para todos os colaboradores que é possível ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, eliminando a competitividade excessiva. 

Eventos externos são uma excelente ideia para ajudar a construir esses relacionamentos. Estimule almoços de time e a prática do happy hour depois do expediente para maior integração. 

Em caso de trabalho remoto, é interessante incentivar encontros diários entre o time para falar das tarefas diárias, entender demandas e falar um pouco da rotina. Pois sabemos o quanto pode ser mais difícil criar relacionamentos no trabalho de forma online. 

Além de ajudar a fortalecer os laços de toda a equipe, isso cria uma certa motivação para que todos tenham um bom relacionamento no trabalho. 

4. Comemorar as conquistas

A vida profissional não precisa ser resumida nas exaustivas horas de trabalho, na verdade, pequenas pausas são necessárias para aliviar o estresse. Assim como comemorar as conquistas diárias, sejam elas grandes ou pequenas, é uma boa alternativa. Também ajuda na motivação da equipe como um todo, que sempre vai querer buscar novas metas.

5. Foque no bom clima organizacional

Diante da relevância desse assunto fica claro a importância de atentar-se ao clima organizacional na sua empresa para manter um ambiente saudável e construtivo.

Empresas inovadoras como Google, Apple e Microsoft, investem em salas dinâmicas e espaços de descontração. Dessa forma as pessoas podem passar um tempo e relaxar, e quando voltarem ao trabalho estarão mais revigoradas e dispostas.

Atualmente, as empresas já têm investido no bem-estar dos funcionários, e mesmo não sendo uma realidade tão difícil esse processo ainda está engatinhando.

Por fim, esse investimento no clima organizacional acaba impactando no desenvolvimento da criatividade, melhorando a comunicação interna, concentração, produtividade e reestruturando emocionalmente aqueles que trabalham diretamente com o público.

6. Invista em ferramentas para ajudar na produtividade

Para ter produtividade não dá para contar apenas com o esforço das pessoas, é preciso investir em formas de potencializar as suas competências. Dessa forma, fornecer ferramentas adequadas para que seus funcionários consigam fazer seus trabalhos de forma mais eficiente é torná-los mais produtivos. 

7. Oferecer um plano de carreira

É bem complicado falarmos de qualidade de vida no trabalho se a empresa não oferece certa segurança para seus colaboradores ou nenhuma expectativa de crescimento. Ter um plano de carreira para as pessoas da sua organização é uma excelente maneira de incentivá-los a seguir uma carreira na sua empresa.

Assim, eles entendem que a organização se importa e acredita neles, fazendo com que confiem na empresa, sejam mais produtivos e felizes. 

8. Pacote de benefícios

Não podemos esquecer dos benefícios. Essa estratégia é muito importante para atrair bons talentos, mas também para fazer com que eles permaneçam na empresa e se sintam reconhecidos. Pois nem tudo está relacionado apenas a um grande salário.

Ter opções que facilitam a vida do colaborador e beneficia a sua vida na empresa ou fora dela pode impactar positivamente — ou não — a qualidade de vida dos seus colaboradores.

As opções de benefícios são muitas, e para escolher o que realmente faz sentido para os funcionários é preciso pesquisar bem. Algumas opções bem tradicionais do pacote de benefícios são:

  • Plano de saúde;
  • Convênio odontológico;
  • PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados);
  • Auxílio-creche;  
  • Convênio com farmácias; 
  • Parceria com academias;
  • Suporte educacional para os filhos dos colaboradores;
  • Auxílio home office;

 

Algumas empresas também oferecem horários de trabalho flexíveis, então é necessário investir em ideias, soluções e inovações para manter seus grandes talentos. 

9. Liberdade criativa

Uma das coisas que mais afetam a motivação, o desempenho e até a saúde dos colaboradores é a falta de liberdade criativa. Não poder se expressar e contribuir com suas ideias é algo extremamente frustrante e afeta a confiança de qualquer profissional.

Dar espaço para que a pessoa desempenhe seu papel e faça aquilo que ela sabe fazer de melhor é muito importante, além claro de ouvir suas ideias, que podem contribuir para melhorias em vários níveis. 

10. Treinamentos e capacitações

O treinamento de pessoas é essencial para extrair os melhores resultados dos seus talentos. Além de ser  uma maneira de fazer com que eles se sintam valorizados, pois a empresa investe no desenvolvimento deles. 

E quem é que não fica feliz sabendo que a organização em que trabalha investe em você e na sua capacitação profissional? Bom, claro que isso é a empresa se beneficia, e muito, com isso. Mas é um benefício de mão dupla, uma vantagem para ambos envolvidos — empresa e colaboradores.

Como medir a qualidade de vida dos colaboradores?

Você já deve saber a importância de medir as ações que o RH, ou qualquer outro setor, trabalha, não é mesmo? Pois bem, não basta apenas incentivar um bom relacionamento e incluir medidas de melhoria sem saber o real impacto que isso está causando na empresa.

Por isso, medir como e o quanto a empresa está ajudando os colaboradores na qualidade de vida no trabalho deles. Então, para mensurar isso, você pode:

  • Aplicar uma pesquisa de satisfação — em relação a benefícios, por exemplo;
  • Fazer uma pesquisa de clima;
  • Analisar a taxa de turnover;
  • Avaliar o absenteísmo dos colaboradores.

Dessa forma, você consegue entender melhor sobre seus colaboradores e quais ações podem realmente ser efetivas para seu time.

Já que você está vendo sobre a qualidade de vida no trabalho, algo que pode contribuir para isso é o investimento no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, então veja aqui, 10 dicas!

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