As empresas precisam de colaboradores cada vez mais preparados para atender às suas demandas, não é verdade? Mas para que isso aconteça é necessário que eles saibam o que precisam fazer. Para ajudar neste processo temos a descrição de cargo. Ela é um instrumento essencial para o bom funcionamento de uma organização. Você sabe o que é, como fazer e qual é a importância deste documento? Então, continue a leitura e confira tudo sobre a descrição de cargo. Vamos lá!

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O que é a descrição de cargo?

Ela é uma maneira de documentar o perfil ideal do colaborador para uma determinada função. Por isso, ela é composta pelas atribuições, experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros detalhes do cargo. Além disso, a descrição tem como objetivo facilitar a integração dos funcionários ao cargo e a cultura organizacional. Já que ela apresenta o que a empresa espera dele em relação às responsabilidades e as habilidades. Ou seja, esse documento tem as informações necessárias para que o colaborador possa desempenhar com eficiência a sua função dentro da empresa. Vale destacar que essa descrição serve de base para todos os subsistemas de recursos humanos, desde o recrutamento até o desligamento do funcionário. Então, é muito importante que ela seja feita com muito cuidado e discernimento. Ademais, esse documento não é estático, pois ele pode sofrer alterações de acordo com as mudanças organizacionais. Lembre-se de que ele precisa acompanhar os objetivos da empresa para que o colaborador consiga executar seu trabalho para atingi-los. Dessa forma, é essencial que o departamento de RH utilize um software, pois ele facilitará todo o processo de elaboração e atualização da descrição. Assim como ele agiliza o acesso às informações por parte dos líderes e dos gestores.

Qual é a importância deste documento para a empresa?

Como mencionamos, a descrição de cargo é um documento essencial para que os colaboradores compreendam a sua função dentro da empresa. Assim como ele ajuda os líderes a distribuir as tarefas entre os membros da sua equipe. Além disso, ela é um instrumento importante no momento do recrutamento e da seleção. Assim, os recrutadores saberão qual é o perfil que a organização está buscando no mercado de trabalho. Isso agiliza o processo de triagem de currículos, bem como ajuda na formulação das perguntas da entrevista de emprego. A descrição também pode ser usada como fonte para o levantamento das necessidades de treinamento. Já que ela indica quais são as habilidades e as competências que os colaboradores precisam ter para ocupar determinado cargo. Esse documento também é determinante para a avaliação de desempenho. Dessa forma, tanto o líder quanto o profissional de RH sabem o que precisam avaliar. Então, podemos concluir que a descrição de cargo tem muitas funções. É muito importante para manter os funcionários alinhados com os objetivos organizacionais. Isso é essencial para que a empresa se mantenha em constante crescimento. Ademais, é importante que esse documento seja muito bem construído e o seu conteúdo tenha sido passado para toda a empresa por meio de treinamento. Assim, evita-se problemas com desvio de função, equiparação salarial ou possíveis ações trabalhistas.

Qual é a sua estrutura?

Você sabe qual é a estrutura de uma descrição de cargo? Ela deve ser composta por alguns elementos essenciais. O primeiro deles é a identificação, ou seja, o nome do cargo. Nesse caso, é importante não inventar moda. Isso mesmo! Use nomes similares ao CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Assim, fica mais fácil cadastrá-lo no e-Social.

Também é importante inserir uma imagem do organograma indicando qual é a posição do cargo. Bem como os cargos que estão acima e abaixo dele. Dessa forma, quem ocupar essa função saberá quem são os seus superiores, os seus pares e os seus subordinados.

Além disso, você precisa descrever as atribuições e responsabilidades relacionadas ao cargo. Mas lembre-se de que não é necessário detalhar cada uma delas. Deixe os detalhes para o manual de processos e procedimentos.

Por fim, a experiência profissional e a formação acadêmica exigidas. Bem como as competências técnicas e comportamentais com os seus níveis de proficiência também precisam compor este documento. Dessa forma, a descrição contemplará todas as informações essenciais.

Como fazer a descrição de cargo?

O primeiro passo para iniciar a descrição do cargo é definir quem serão os responsáveis por esse processo. Engana-se quem pensa que somente o profissional de RH pode fazer isso. É essencial que os líderes de área e os gestores da empresa participem da elaboração. Já que eles sabem quais são os objetivos organizacionais que aquela determinada função precisa atender. Então, o RH faz toda coleta de informações e a documentação da descrição. Nesse processo ele sempre deve levar em consideração o alinhamento do cargo com as expectativas dos gestores. O próximo passo é elaborar um questionário para ajudar na coleta de dados. Ele deve conter os tópicos que contemplam a descrição. Assim como todos os membros da comissão, ou seja, os líderes, os gestores e o profissional de RH, devem respondê-lo. Também é interessante observar os funcionários que já atuam no cargo para entender como eles fazem as suas tarefas. Mas lembre-se de que essas informações servem apenas para ajudar na compreensão do cargo. Já que pode existir desvio de função ou colaboradores fazendo de maneira errada as suas atividades. Após a coleta de dados, chegou a hora de compilar as informações e elaborar a descrição propriamente dita. Esse processo pode ser feito por meio de um software de RH. Isso facilita o acesso dos membros da comissão no momento da validação. Assim, que as descrições estão prontas, o profissional de RH precisa divulgá-la para toda empresa por meio de treinamento. Dessa forma, é possível alinhar todos os colaboradores que já desempenham o cargo as novas diretrizes. A descrição de cargo é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas e quanto mais conhecimento você e sua empresa tiverem a respeito maiores as chances de vocês acertarem na divulgação das vagas e recrutamento. Pensando nisso nós elaboramos o e-book Recrutamento e Seleção: o que é, benefícios e principais técnicas que está recheado de dicas e informações para você aplicar no seu ambiente de trabalho, aproveite!