Você sabe qual é o futuro do recrutamento e seleção dos profissionais? Essa pergunta realmente é muito difícil de ser respondida, pois há uma tendência de diversas transformações futuramente.

A pandemia do Coronavírus tem transformado diversas relações econômicas. Isso ocorre por causa da necessidade do isolamento social para tentar diminuir a disseminação da COVID-19. O departamento de recursos humanos tende a passar por muitas mudanças e nessa realidade estão inclusos também os procedimentos relacionados ao recrutamento e seleção de profissionais pelas empresas.

Imagino que você deva estar interessado em saber mais sobre esse assunto. Pensando nisso, neste artigo destacaremos sobre o cenário atual e explicaremos detalhadamente quais são as tendências para o futuro do recrutamento e seleção. Boa leitura.

Qual é o cenário atual do recrutamento e seleção?

Os profissionais desse segmento têm enfrentado muitas dificuldades nos processos de escolhas dos profissionais. Entre elas estão:

  • lidar com várias ferramentas distintas no momento de escolher os funcionários que trabalharão na companhia;

  • dificuldade para acompanhar processos com um alto volume de candidatos e realizar contratações rápidas;

  • aquisição de talentos mais lenta ou ineficaz.

Além dessas questões, ainda há muitas empresas que fazem os processos manualmente. Isso reduz a produtividade e dificulta a contratação de profissionais, especialmente quando a empresa precisa fazer contratações em curto prazo.

Quais as tendências para o futuro do recrutamento e seleção?

Se pudéssemos resumir em uma frase, diríamos que o recrutamento online tende a ganhar cada vez mais espaço no departamento de recursos humanos, principalmente neste período de pandemia do Coronavírus.

Considerando a importância desse tema, na sequência do artigo detalharemos quais são as principais tendências do recrutamento e seleção. Entre elas estão o trabalho remoto, a inteligência artificial, employer branding, triagem online e as entrevistas em vídeo. Continue lendo!

Trabalho remoto

Neste cenário de isolamento social causado pela pandemia, o home office ou o trabalho remoto tende a ser uma tendência crescente. Essa característica é bastante positiva para ambos os lados. 

A empresa economizará com a manutenção de equipamentos, despesas com água, luz etc. Por outro lado, os empregados estarão mais seguros ao estarem desempenhando as funções em casa, ou seja, estarão respeitando as medidas de isolamento.

Neste cenário, é muito importante ressaltar também que as companhias começarão a observar competências comportamentais relacionadas ao trabalho remoto. Entre elas estão a resiliência pessoal para lidar com um período de incerteza, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, organização etc.

Inteligência Artificial

Sem dúvida, a Inteligência Artificial é outra tendência que veio para ficar. No setor de Recursos Humanos, essa ferramenta é útil no momento da análise e seleção dos candidatos, na triagem dos profissionais etc. 

Podemos dizer, portanto, que essa ferramenta facilita bastante o dia-a-dia dos trabalhos do departamento de RH. O entendimento dessa metodologia pode fazer toda a diferença para o seu empreendimento no mercado, pois tende a otimizar a produtividade e também a aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Employer Branding

Trata-se de uma das principais tendências em relação ao futuro do recrutamento e seleção. Antes de explicar sobre o porquê disso, é importante informarmos sobre esse conceito. O employer branding faz referência ao conjunto de estratégias que têm como objetivo a construção e a manutenção de uma imagem positiva da organização perante os funcionários.

Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo o Employer Branding é uma tendência crescente? Com a pandemia, os profissionais tendem a buscar propostas que estejam ligadas com a segurança pessoal e o bem-estar. 

Dessa forma, é muito importante pensar a sua estratégia de marca empregadora, especialmente no meio online. Isso pode ser feito por meio de diferentes ações. Entre elas estão o fornecimento de programas ou treinamentos remotos, benefícios flexíveis e transparência na comunicação, o que contribui para gerar mais estabilidade.

Nesse cenário, as empresas que aderirem à estratégia do employer branding tendem a se tornar mais atrativa aos funcionários e, consequentemente, aumentam-se as chances de captar os melhores talentos.

Triagem online

A fase de testes ou triagem online é uma das mais trabalhosas e também é uma das que mais exigem esforços por parte dos recrutadores. Por esse motivo, investir em uma plataforma de testes é uma ótima maneira de se economizar tempo na análise de um grande número de currículos.

Além disso, a realização de testes online possibilita que os funcionários façam todo o procedimento de casa. Dessa forma, não há a necessidade de eles se deslocarem até a sua empresa, aumentando a segurança dos colaboradores.

É muito importante destacar que o sucesso dessa estratégia ajuda a melhorar a produtividade e a motivação dos funcionários e também contribui na redução do turnover (rotatividade) dos profissionais.

Entrevistas em vídeo

Essa etapa era opcional, no entanto, com a pandemia ela tornou-se indispensável. Por esse motivo, a entrevista em vídeo deve ser bem planejada. Nesse sentido podem ser feitas entrevistas individuais ou em grupo no momento da seleção dos candidatos. Esse procedimento ajudará a garantir mais eficiência nos processos do RH e também melhorará a segurança dos empregados.

Software de recrutamento e seleção

Os sistemas de recrutamento tendem a ser uma tendência porque eles auxiliam na automação de diversas tarefas ligadas ao RH e, consequentemente, contribuem para otimizar a produtividade das organizações.

Vale destacar que a ferramenta auxilia na atração e contratação de profissionais ao reduzir o período de fechamento de vagas para apenas oito dias. Isso se dá por meio da triagem automática dos candidatos, gestão dos processos seletivos e da divulgação das oportunidades em portais de emprego.

O recrutamento e seleção tende a passar por diversas transformações após a pandemia do Coronavírus. Entre elas estão a maior presença de processos online, entrevistas em vídeo e o uso de sistemas de recrutamento e seleção. É muito importante ficar por dentro em relação a essas tendências, pois ajudará o seu negócio a estar bem preparado para as mudanças que estarão por vir.

Este post sobre o futuro do recrutamento e seleção foi útil para você? Conheça o nosso software de recrutamento e seleção e veja como podemos auxiliar a otimizar os processos ligados ao setor de recursos humanos do seu negócio.