Recrutar e selecionar pessoas não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Uma das tarefas mais importantes que o departamento de recursos humanos realiza dentro das empresas.

Sabemos que esse processo envolve tempo e, consequentemente, dinheiro. Portanto, é essencial que ele seja o mais assertivo possível. É preciso oferecer uma boa oportunidade para atrair os candidatos mais adequados e, ainda, selecionar o profissional ideal para ocupar uma vaga na empresa.

Somos especialista em recrutamento e seleção e neste artigo traremos tudo o que você precisa saber para implementar um processo de R&S de otimizado na sua empresa, pensando nesses aspectos, montamos um passo a passo para garantir que os processos de recrutamento e seleção em sua empresa sejam um sucesso. 

Vamos lá?

O que é Recrutamento e Seleção de pessoas?

Recrutamento e Seleção é um dos subsistemas do departamento de Recursos Humanos das empresas, o RH. É o responsável por captar novos talentos através da atração e contratação de profissionais para preencherem as vagas abertas na empresa.

O processo de R&S está presente de diversas formas na sociedade desde os primórdios do capitalismo. E é um dos processos mais importantes de qualquer empresa. 

O processo envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos. Desse modo o Recrutamento e Seleção  de pessoas pode ser visto como um processo, uma área ou uma ciência. 

Mas existem fatores para que seja bem sucedido. É necessário que seus recrutadores levem em consideração competências técnicas e comportamentais dos candidatos, além da aderência destes com a vaga e principalmente com a empresa.

O processos de recrutar e selecionar devem ser bem sucedidos, pois são os responsáveis por formar times de alto rendimento, que levarão a empresa ao estágio desejado.

Em contrapartida, contratações equivocadas acarretam uma série de transtornos e prejuízos, falaremos mais adiante sobre os transtornos que podem ser causados por contratações equivocadas para a organização.

Como fazer recrutamento e seleção?

Para os profissionais do RH uma das preocupações frequentes é como fazer um processo de recrutamento e seleção cada vez mais eficiente. Afinal, quanto melhor for esta captação e avaliação de candidatos, melhores são os resultados da empresa.

Para que os processos seletivos sejam eficientes é preciso desenvolver uma visão sistêmica para que os selecionadores identifiquem as verdadeiras necessidades da empresa em relação aos profissionais que desejam e clareza em relação aos objetivos de cada etapa do processo.

Exemplo de como fazer o processo de forma estruturada e organizada para não cometer erros:

1 Definição de vagas

O primeiro passo para recrutar e selecionar pessoas é definir quais serão as vagas ofertadas e como estas devem ser.

Normalmente é definido pelo RH junto com o gestor da área, alinhando hard skills e soft skills que são desejadas para a área e para o time.

Analisar o cargo junto com o gestor é um processo que permite conhecer as atividades que o novo funcionário deve desenvolver. Essa análise permitirá compreender o que é, como se faz e por que é feita cada etapa, e as condições necessárias pelo ocupante quanto à escolaridade, experiências, habilidades, responsabilidades, etc. 

Essa análise é fundamental para o desenvolvimento da descrição da função, sendo esta  o instrumento usado pelo RH para realizar o recrutamento de candidatos e posterior seleção. 

2Definir as atribuições e salários

Aproveitando a análise com o gestor onde serão alinhadas às funções desempenhadas pelos futuros colaboradores, cargos, atribuições, competências exigidas pode definir  o salário para cada vaga.

Definir tudo isso é muito importante para fazer a descrição do trabalho de forma exata e selecionar apenas candidatos realmente interessados.

3. Divulgação da vaga

Existem muitos canais para publicar vagas e aumentar o alcance da vaga tanto gratuitos quanto pagos. Nos pagos geralmente possuem melhores profissionais.

As redes sociais, também são um dos canais que pode ser explorados para publicação de vagas. São parte dos melhores canais para estabelecer contato com potenciais candidatos hoje em dia graças ao seu amplo alcance e possibilidade de segmentação.

Porém divulgar vagas pode ser um trabalho bastante complexo, o que pode dificultar até mesmo no alcance, impactando no número de candidatos que acessam as vagas. Sendo assim, é importante que você o torne o mais rápido e eficiente possível. Uma forma de fazer isso é por meio da automação de processos.

Qual a diferença de recrutamento e seleção?

Apesar de serem tratados muitas vezes como um processo único, recrutar e selecionar candidatos são coisas distintas.

Recrutamento

É a busca no mercado por profissionais qualificados ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.

Nessa etapa normalmente é quando ocorre a descrição das vagas, a divulgação nos canais pertinentes e o recebimento de currículos e aplicações. 

Importante ressaltar que a descrição da vaga é fundamental, pois ela pode tanto atrair quanto afastar candidatos. 

Avalie quanto sua empresa é familiar no cenário a qual está inserida e se é necessário incluir um pequeno resumo da história, os principais objetivos da organização, essas informações podem gerar o desejo nos candidatos em trabalhar na empresa.

No recrutamento não cabe nenhuma ação eliminatória ou classificatória.

Seleção

Desde o início do recrutamento até o final da seleção, existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado e com potencial de envolvimento com a cultura organizacional.

Seleção e a etapa para analisar e escolher os candidatos que apresentam o perfil mais aderente e as competências definidas para ocupar a vaga.

Os critérios para fazer uma boa seleção são diversos e variáveis, conforme as características do cargo em questão.

No processo de recrutamento e seleção devem ser utilizadas diferentes ferramentas e táticas que tornam os resultados mais assertivos, falaremos mais adiante.

Tipos de recrutamento e seleção

Há diversas formas para se realizar um processos seletivos. Estas podem ser divididas em quatro categorias principais.

Recrutamento e seleção interno

Este processo ocorre dentro da própria empresa. Consiste em buscar o funcionário ideal dentro da empresa para que assuma um novo cargo ou área.

Os principais benefícios desse modelo de recrutamento:

  • redução de custo;

  • facilidade de análise de perfis;

  • aumento da moral no ambiente de trabalho;

  • maior rapidez no processo;

  • retenção de talentos;

  • e muitos outros.

Recrutamento e seleção externo

Este modelo de recrutamento é o mais comum nas empresas. Caracterizado pela busca de novos talentos no mercado de trabalho para o preenchimento das vagas em aberto.

Os principais benefícios desse modelo de recrutamento:

  • oxigenação de ideias;

  • aumento da motivação;

  • facilidade de instituição de novas práticas organizacionais;

  • aumento do capital intelectual;

  • e outros.

Recrutamento e seleção misto

Recrutamento misto é um método que une o recrutamento interno e o externo, ou seja, podem ser recrutados tantos profissionais que estão na empresa quanto candidatos externos para concorrer a oportunidade.

O intuito é aproveitar as vantagens destes dois tipos de recrutamento e minimizar, ou até mesmo eliminar, suas desvantagens no processo de seleção. 

Recrutamento e seleção online

Com a evolução tecnológica e a modernização do RH nas empresas, o recrutamento e seleção online é uma inovação trazida para os processos seletivos de muitas organizações atualmente.

Este modelo é prático e rápido, também promove economia às empresas, uma vez que praticamente tudo ocorre com o auxílio de tecnologia. 

O recrutamento e seleção online é feito quando a única ou principal forma de contato com os candidatos é realizada via internet, muitas vezes eliminando as maneiras antigas como anúncios em jornais, agências terceirizadas e outras formas não tão usadas atualmente.

recrutamento online funciona basicamente com a pesquisa de profissionais qualificados para a vaga disponível na empresa em redes sociais como o LinkedIn e o Facebook, que oferece aos recrutadores a possibilidade de aumentar a divulgação de vagas em diversos grupos de emprego.

A grande questão neste tipo de seleção, é a quantidade de currículos que podem ser recebidos com a divulgação online de vagas de emprego. Como a publicação pode ter potencial para atingir um grande número de pessoas, pode ser que haja uma demanda alta de currículos a serem analisados. 

Com essa dificuldade de organizar e triar os currículos a melhor sugestão para o recrutar e selecionar online é o uso de software para facilitar a demanda. 

O que é sistema de recrutamento online?

A mudança de ótica que o RH sofreu recentemente para se tornar mais estratégico impactou o R&S. Encontrar o talento certo é fundamental para construir uma empresa de destaque no mercado assumindo seus recursos humanos como fator de competitividade. E isso vai se tornar ainda mais relevante a cada ano.

A inovação tecnológica e as novas políticas de inclusão social trouxeram junto uma mudança no perfil dos profissionais de diversos segmentos e no modo de atuação do departamento de RH, que precisou adequar posturas e estratégias para recrutar candidatos de acordo com a cultura da empresa e que venham agregar para o crescimento do negócio com suas Hard e Soft skills.

Software para RH e recrutamento e seleção

O  Recrutamento e seleção 2.0 baseia-se no uso de tecnologia nos processos de atração e seleção de candidatos para vagas, tornando o processo seletivo mais ágil e preciso. Por isso as empresas estão investindo em modernizar seus RH’s e torná-los cada dia mais automatizados.

Pelo modelo tradicional de recrutar e selecionar pessoas era muito mais demorado os processos até chegar à contratação ideal, além de muitas tarefas mecânicas. Com o recrutamento e seleção 2.0 é possível automatizar processo, reduzindo o tempo para contratar.

O uso de um sistema para recrutamento e seleção é uma prática para otimizar os processos seletivos, capaz de aplicar uma visão mais estratégica e inteligente à seleção de candidatos, levando em consideração vários fatores como interesses pessoais e estrutura das relações de trabalho da atualidade.

Esse novos métodos tornam mais fácil as contratações e também mais assertivas.

Ainda não se convenceu? Que tal fazer um teste grátis de 7 dias e inovar na sua forma de recrutar e selecionar?