Para atender as demandas dos nossos tempos, os departamentos de RH possuem diversas fronteiras para ultrapassar, como transformar as bases dos modelos de trabalho dos profissionais para se adaptar aos novos tempos. Essas necessidades oriundas da velocidade de crescimento das empresas e startups criaram o desafio de tornar o recrutamento escalável.

O processo de seleção de candidatos e a absorção do mesmo precisa ser ágil. Cada vez mais, empresas crescem de forma artificial, criando demandas por mão de obra de maneira intensa. É comum pequenas empresas passarem de contratar 1 ou 2 colaboradores por ano a contratar 10 em um único mês.

Por isso, o RH precisa tornar ou, estar preparado para tornar, o recrutamento escalável.

Nesse conteúdo vamos oferecer algumas dicas de como tornar o seu processo de recrutamento preparado para a escala que os novos tempos exigem.

Chega de triagem de currículos manual

Hoje, os tempos são outros. Em um mundo globalizado, a mão de obra é vasta. O profissional de recrutamento não pode mais perder tempo triando currículos.

Na era dos dados, você precisa contar com ferramentas que auxiliem nessa gestão de dados.

Portanto, o acesso a grandes base de talentos com curadoria é muito mais vantajoso do que a coleta e triagem de currículos para cada vaga que o recrutador possuir.

Outra característica que deve ser abandonada é a própria base de talentos pessoal. É muito mais vantajoso possuir acesso a bancos de talentos com centenas de milhares de profissionais do que depender da sua própria base.

 Construa um Funil de Recrutamento

Com o auxílio da tecnologia e softwares para triar currículos, você deve ser concentrar no processo.

Um processo claro permite a identificação de gargalos que impedem a escala do recrutamento. 

Portanto, crie um Funil de Recrutamento, onde no topo desse funil se encontram os principais candidatos e no fundo desse funil os candidatos que já passaram por etapas estruturadas de testes e entrevistas.

A visualização desse funil poderá trazer insights poderosos ao criar melhorias que impedem o atendimento do recrutamento escalável.

Foque no Propósito

Se o processo está definido e estruturado e o departamento possui uma máquina de aquisição de novos talentos em potencial, o trabalho do recrutador é se concentrar na qualidade desse recrutamento.

Por isso, foque em identificar e trazer clareza para o propósito da empresa que você atende ou trabalha.

O recrutador precisa ter a definição do que é o Fit Cultural da empresa e transpor isso em suas ferramentas.

Assim, através do Aprendizado de Máquina, os softwares e sistemas de apoio podem auxiliar a trazer o melhor candidato baseado nas informações inseridas nele.

Como tornar o processo de recrutamento escalável

Tornar o processo de recrutamento escalável é um novo desafio que todos os times deverão enfrentar no futuro próximo, invariavelmente. 

Dessa forma, ao eliminar processos excessivamente manuais, construir um funil de recrutamento com etapas claras e focar no propósito da empresa a fim de transpor seus valores para que a inteligência artificial auxilie na seleção farão com que o departamento de RH comece a tornar seu processo de seleção mais escalável.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal conhecer nosso software de recrutamento completo com tudo o que você precisa para escalar seu departamento de recrutamento? Acesse agora e faça um teste gratuito por 7 dias.