Encontrar a equipe ideal é sempre um desafio para o RH. Por isso, é uma boa ideia para os profissionais da área ficarem de olho nas novidades do mercado. Ainda mais quando falamos de tecnologia; neste caso, de software de recrutamento e seleção.

Trata-se de um programa que ajuda o RH a realizar diversos processos importantes desse trabalho. Dessa maneira, o computador consegue automatizar e agilizar as etapas. Isso facilita a vida do departamento e acelera a contratação de quem está do outro lado, esperando por uma resposta.

A seguir, veja como um software de recrutamento e seleção pode fazer a diferença na sua empresa.

As vantagens do software de recrutamento e seleção

Os maiores benefícios desse tipo de programa envolvem sua capacidade tecnológica. É claro que isso significa que você deve ficar atento para escolher o melhor. Tenha cuidado ao confiar em softwares baratos, com pouca ou nenhuma comprovação de eficácia.

Com isso em mente, vamos descobrir o que torna o software de recrutamento e seleção tão necessário.

Integração e triagem

Um período valioso de tempo é poupado quando há automação na triagem de candidatos. Com integração às páginas de divulgação de vagas, isso é possível. Em alguns casos, você pode até contar com um banco de currículos da própria ferramenta.

Portanto, a inteligência artificial tem bastante material para catalogar. Ela levará em conta as informações que você inserir sobre a vaga e o que você espera dos candidatos. Então, é só deixar que a IA faça o trabalho de separar os currículos mais adequados.

Centralização de dados

Seja para um processo seletivo ou vários, a organização é fundamental. Com um software apropriado, você não precisa se preocupar com procuras intermináveis pelo currículo daquele candidato, enquanto encontra o resultado da avaliação daquele outro.

Tudo estará disposto em detalhes na plataforma. Além disso, cada dado estará seguro, já que a ferramenta também possui backup. Deste modo, a segurança digital também fica garantida.

Testes e entrevistas

O candidato ideal para a vaga precisa ter conhecimento avançado em inglês? Ou deve entender determinados termos utilizados na área? Talvez você queira saber se ele corresponde ao perfil comportamental da empresa?

Testes são úteis para descobrir tudo isso. Porém, ao mesmo tempo, eles podem ser bem complicados de aplicar. Se você tiver um software completo, com boas funcionalidades, o problema acaba: você tem uma plataforma de testes, adaptável para cada processo seletivo.

O mesmo vale para entrevistas online. Cada vez mais, elas são preferência no recrutamento de funcionários. São mais econômicas, ágeis e evitam o deslocamento desnecessário de candidatos. Além disso, permitem a conversa com candidatos de outros locais, o que é ideal para vagas que permitem home office.

Como você pôde ver, um bom software de recrutamento e seleção reúne diversas funções. Ao mesmo tempo, ele facilita a navegação pelos dados e ajuda você a escolher os melhores currículos, resultados de testes e entrevistados. Todo o processo se torna significativamente mais rápido!

Se quiser saber mais sobre técnicas de recrutamento e seleção para otimizar o seu trabalho, que tal baixar um ebook gratuito?

undefined