Técnicas de recrutamento e seleção: saiba quais usar na sua empresa 

Quando o assunto é o sucesso de qualquer empresa, é impossível não remeter esse feito, em grande parte, ao empenho dos seus funcionários.

Entretanto, nem sempre as empresas têm ciência dos melhores recursos para captar novos funcionários. O objetivo deste artigo é explicar algumas dessas estratégias de recrutamento e seleção e como aplicá-las no setor de RH da sua empresa.

Se você quer saber melhor sobre o assunto, aproveite então a leitura deste artigo. Aqui iremos explicar o que você mais precisa saber sobre o assunto!

Qual a função das técnicas de recrutamento e seleção?

Escolher as pessoas certas, com as habilidades adequadas aos cargos da instituição, é sem dúvidas, uma atividade que nem sempre é feita de forma assertiva. Infelizmente, ainda é comum que os processos de seleção de colaboradores não possuem recursos modernos e ágeis.

Por este motivo, é necessário que as organizações estudem e apliquem as técnicas de seleção e contratação. Isto é, na escolha de novos empregados, de forma estratégica e coerente.

Todavia, já é possível contar com excelentes alternativas para facilitar o processo de recrutamento e seleção. Conheça algumas delas:

Seleção interna

Fórmula objetiva e prática que aproveita o quadro de funcionários já atuantes na organização, oferecendo a oportunidade de promover bons profissionais a novos cargos. 

Esse recurso, que valoriza a ascensão profissional e aumenta a motivação dos colaboradores, costuma ser usado quando se quer gastar menos e/ou quando há a urgência de ocupação de um novo posto de trabalho.

Banco de Talentos

É uma solução ainda bastante eficaz, porém precisa ser realizada por especialistas, no intuito de fazer um elo entre o cargo em aberto e as reais aptidões dos candidatos.

Portanto, é importante sempre manter atualizado o banco de talentos da empresa, a fim de aproveitar, por exemplo, aquele ótimo candidato que ficou em 2° lugar em um processo seletivo (caso este não esteja em outro emprego).

Parceria com faculdades e Centros de Educação Técnica

Além de fortalecer o nome da instituição, a parceria entre empresas e os centros de educação profissional é uma boa maneira de valorizar os jovens talentos, inserindo-os no mercado de trabalho.

Desse modo, pode-se pensar em vagas para jovens aprendizes, programa de trainees e estágios.

Redes Sociais

Aqui valem a postagem de vagas nas redes sociais da empresa, como o LinkedIn, por exemplo. 

Contudo, é preciso um maior filtro dos candidatos por parte da organização, afinal, é uma grande quantidade de pessoas interessadas que aparecem ao longo do processo.

Software de recrutamento inteligente como uma das técnicas de recrutamento e seleção

Nos dias atuais, sabemos que a tecnologia já vem otimizando diversas atividades na gestão de empresas e no processo de trabalho. Inclusive, essa inovação também chegou aos gestores de RH, como um sistema integralizador.

Por meio desse recurso é possível localizar e selecionar os melhores candidatos que estão no banco de dados da empresa. Essa seleção é feita de acordo com o perfil e os pré-requisitos da vaga.

Outro ponto positivo é que, além de aumentar a produtividade da equipe de RH, também diminui os custos com seleções presenciais. Isso só é possível pela utilização de um sistema integralizador online que elimina a rotatividade de funcionários.

Para entender e aplicar as melhores técnicas de recrutamento e seleção em sua empresa, confira este conteúdo:

undefined

Por tudo isso, o uso de um software inteligente é uma das melhores técnicas de seleção de talentos e contratação de novos funcionários.

Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que sim! 

Caso queira ficar por dentro de como realizar um recrutamento e seleção eficazes, aproveite e baixe nosso e-book, Ele será um importante guia sobre as vantagens de selecionar e contratar online.