Tendências na gestão de pessoas: saiba o que vem por aí 

As mudanças acarretadas pela pandemia aceleraram diversas tendências na gestão de pessoas. Assim, a atenção com a saúde mental e a relação do trabalho x indivíduo ganhou força este ano, bem como as soluções vindas da conectividade. Afinal, as transformações costumam partir do que acontece com os próprios indivíduos, não é verdade?

Mas com tantas mudanças, como se preparar para o futuro? Para ajudar você, selecionamos algumas das principais tendências em gestão de pessoas. Confira a seguir:

Flexibilização do modelo de trabalho

Uma tendência que já vinha sendo anunciada há algum tempo é o trabalho remoto. Com os riscos da contaminação na pandemia, o home office foi adotado por diversas companhias e promete se tornar cada vez mais comum. 

Após as medidas de quarentena, há uma previsão de crescimento de 30% desse modelo, de acordo com uma pesquisa do Infobase e Institute For Technology, Enterpreneurship and Culture. Além disso, outros tipos de flexibilização do trabalho (como agenda rotativa ou semanas de trabalhos menores) também se destacam. 

Um exemplo disso é o que foi observado na enquete realizada pelo Great Place to Work Brasil no LinkedIn, em julho de 2020. Nela, 64% dos entrevistados afirmaram que preferiam um modelo híbrido de trabalho, que consiste em se dividir entre a casa e a empresa. 

Recrutamento digital 

Uma consequência do trabalho remoto é o maior uso da tecnologia dentro da empresa. Assim, tendências em gestão de pessoas como recrutamento online ou a digitalização dos processos de RH podem se tornar mais comuns. 

O home office acelerou o uso de recursos como controle de ponto e banco de horas à distância, o que ajuda uma empresa a se localizar no meio das mudanças. No caso do recrutamento, os softwares agilizam a seleção de um candidato ideal. Dentre as possibilidades dessa ferramenta estão a realização de entrevistas e testes remotos, bem como o uso de filtros customizáveis. Se você busca uma ferramenta para entrevistas online, desenvolvemos internamente uma solução completa. Teste grátis.

Também observou-se um aumento em relação a abertura de vagas remotas. Segundo dados do site Indeed, as vagas de trabalho remoto cresceram 215% entre março e novembro. 

Com dados de junho de 2020, um levantamento da Valor Econômico mostrou que esse tipo de recrutamento de maneira 100% online, cresceu de 25% a 65% em relação aos meses anteriores. A estimativa é de que continue em alta após a pandemia. 

People Analytics

Com a automação dos processos de RH, a análise de dados de gestão aponta novos caminhos para o setor. People Analytics é uma tendência que gira em torno da coleta e organização de informações sobre os colaboradores. Essas informações podem ser muito úteis para as estratégias das empresas.

Com essa ferramenta, é possível alinhar as habilidades dos colaboradores com as necessidades dos setores. Além disso, com o cruzamento de dados dos colaboradores, será mais fácil ter insights de melhorias. 

De acordo com a pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2020, da Deloitte, 53% dos participantes afirmaram que o interesse dos seus líderes por informações da força de trabalho aumentou nos últimos 18 meses. 

Apesar das tendências apontarem para essa direção há algum tempo, não é fácil mudar uma gestão de uma hora para outra. Por isso, é importante testar o que pode dar certo no gerenciamento de pessoas até tomar uma decisão sobre isso. 

Quer descobrir como agilizar os seus processos de recrutamento e seleção sem compromisso? Faça um teste gratuito em nosso software de recrutamento inteligente!