O teste de perfil comportamental é uma ferramenta que pode ser utilizada em diversas situações na empresa, em especial como parte dos processos de recrutamento e seleção. Isso acontece pois eles conseguem identificar competências e habilidades do profissional.

Por causa disso, eles podem (e devem) ser usados para ajudar nos processos de contratação. Com base nesses testes, é mais fácil acertar na tomada de decisão sobre os candidatos, aumentando as chances de reter talentos e desenvolver uma relação de sucesso com o trabalhador.

Mas você sabe por que isso acontece? Neste post, vamos mostrar por que vale a pena investir nessa prática. Confira!

Descobre habilidades dos candidatos

Para começar, o teste de perfil comportamental traz dados importantes sobre as características do candidato. Mesmo que os currículos tragam informações relevantes, eles são não conseguem refletir totalmente as habilidades e capacidades do candidato.

Além disso, as entrevistas costumam permitir uma análise mais profunda, para entender a maneira de trabalhar do candidato, suas aspirações, pontos fortes e fracos. 

Identifica o fit cultural do profissional

Cada empresa tem seus próprios valores e maneira de trabalhar, então é importante que o profissional contratado tenha o fit cultural para se adaptar ao ambiente. De modo geral, isso acontece quando suas crenças do candidato combinam com a missão e o perfil da empresa.

Desse modo, após a contratação ele consegue se integrar melhor e, muitas vezes, apresenta melhor desempenho. Tudo isso é reflexo da identificação entre o colaborador e a empresa, que ajudam no desenvolvimento de uma boa relação de trabalho.

undefined

Garante o alinhamento das expectativas

É comum que os líderes desejem certas competências ou ações por partes dos colaboradores. Do mesmo modo, o profissional tem as próprias expectativas em relação ao emprego. 

Durante o teste, é possível enxergar com mais clareza se as partes têm um alinhamento em relação ao que se espera. Dessa forma, é possível tomar uma decisão mais eficaz na escolha dos candidatos. 

Aumenta a efetividade do recrutamento e seleção

Por todos os motivos listados, o teste faz com que todo o processo de R&S se torne mais efetivo. Com escolhas mais acertadas, é possível reter talentos e reduzir o turnover. Por consequência, toda a empresa ganha com aumento da produtividade e redução de custos.

Para implementar a estratégia, também vale a pena contar com softwares de gestão de RH. Eles oferecem diversas ferramentas para lidar com todas as etapas do recrutamento, incluindo a aplicação de testes e entrevistas. 

genty é a ferramenta de análise comportamental para avaliar competências

Viu só? Como foi possível notar, o teste de perfil comportamental traz diversos benefícios para os processos de recrutamento e seleção. Para que você tenha sucesso na estratégia, vale a pena conhecer os diferentes tipos para descobrir quais são mais adequados para o RH da sua empresa.

Então, gostou deste post? Se você ainda tem dúvidas sobre recrutamento e seleção ou deseja aprender mais sobre o tema, baixe agora o nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre esses processos!