Antes da pandemia, o recrutamento digital já estava entre as novas tendências para 2020, mas foi quando o vírus tomou maiores proporções que essa novidade se tornou atraente para o RH.

Foi diante da necessidade de reformular e adaptar a rotina profissional, que muitas empresas buscaram por soluções através da tecnologia.

Para manter o capital humano fortalecido durante a crise, o setor de Recursos Humanos precisa estar mais atento aos colaboradores.

Isso inclui adaptação, manter os colaboradores bem informados, seguir as medidas de contenção do coronavírus e ajustar a rotina de trabalho tem sido uma das medidas para tentar manter a rotina de trabalho.

Mas além dessas funções, o RH também é o responsável pelo recrutamento e seleção.

O que é Recrutamento e Seleção?

O recrutamento e seleção é um processo que faz parte do sistema de qualquer RH, ou seja, é a partir dele que as empresas encontram os seus talentos.

As etapas do processo seletivo vai desde o anúncio da vaga, triagem e seleção final. 

E esse processo que envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas, vem se transformando nos últimos anos. 

Portanto, é necessário que o recrutador leve em consideração as competências técnicas e comportamentais dos candidatos.  

Já que a principal função é adquirir os profissionais corretos para os cargos e que estejam alinhados com o fit cultural.

Para saber mais sobre a importância e conceitos do recrutamento e seleção de pessoas, leia esse artigo.

Recrutamento Digital: Uma Nova Era, um Novo Caminho

Nessa nova era digital o processo de recrutamento se alterou, tornando-se também online.

O recrutamento digital torna o processo muito mais ágil e otimizado, além de ter uma visão mais estratégica e inteligente sobre quem é o profissional mais adequado para determinada vaga.

E cada vez mais as empresas adotam o recrutamento online e utilizam de diversas ferramentas acessíveis, como a abler, que ajudam a recrutar candidatos que agregam ao negócio com suas habilidades.

Como uma tendência do momento muito tem a se falar sobre recrutamento digital.

Por isso separamos as vantagens e desvantagens desse processo para te ajudar a trilhar esse novo caminho.

undefined

Vantagens do recrutamento digital

Comecemos pela compreensão de porque o recrutamento digital é mais eficiente.

1. Alcance de diversos tipos de candidatos

A internet por si só é um mundo e uma vez que a vaga é postada online, ela circula por todas as redes, sites e permite uma imensidão de cliques e inscrições.

Resumindo, é muito mais fácil encontrar uma vaga e se candidatar a ela, atraindo diversos perfis para uma mesma posição.

Assim você tem candidatos de sobra para escolher ou limitar essa escolha.

2. Triagem e recomendação inteligente

Com a internet, a entrega de currículos tornou-se muito mais fácil, podendo até mesmo criar um banco de talentos.

Nesse processo, a triagem pelo recrutamento digital tornou-se mais ágil e otimizada, com o uso de testes para analisar se os candidatos tem as skills compatíveis com a vaga ofertada pela empresa.

Assim, o RH não precisa mais lidar com uma pilha de currículos e tem mais chance de filtrar os perfis mais recomendáveis para vaga.

3. Gerenciamento de vagas

Outra vantagem do recrutamento digital é gerenciar todo o processo de aplicação e seleção de vagas em um único software, como a abler.

Com apenas alguns cliques você pode adicionar uma vaga, fazer o processo de triagem e seleção de forma intuitiva, aplicar testes e se comunicar com os candidatos.

E ainda ter a garantia de que a plataforma automaticamente retornará os desclassificados, o que fortalece o employer branding de qualquer empresa.

Além de serem positivos para os recrutadores, também são benéficos para os candidatos que estão sempre atualizados sobre as vagas e candidaturas

4. Baixo custo do processo de recrutamento digital

Essa talvez seja uma das principais vantagens do recrutamento online, pois as empresas têm gastos reduzidos nesse processo.

Dessa forma, a divulgação na internet exige o mínimo de investimento, talvez em anúncios, mas também há possibilidade da empresa divulgar por seus próprios meios, como site e redes sociais.

Desvantagens do recrutamento digital

Assim como tudo no mundo, o recrutamento online pode ter suas desvantagens, mas que não anulam os benefícios trazidos por ela. 

1. Número exagerado de respostas

Se por um lado a facilidade de conseguir enviar e receber currículos é algo positivo, pode também tornar-se uma desvantagem no recrutamento digital.

Ter candidatos em grande quantidade pode gerar uma menor atenção às skills e a candidatos que poderiam se encaixar melhor na vaga, fazendo com que talentos se percam entre candidaturas.

Então, para evitar essa dor de cabeça o ideal é identificar as necessidades para serem aceitos tais currículos.

2.   É impessoal e pode deixar passar alguns detalhes

Por melhor e mais avançado que seja o recrutamento digital ele não permite que conheçamos certas características e comportamentos dos candidatos, que não podem ser percebidas sem o contato pessoal.

Por isso, em um dado momento do recrutamento digital, as empresas precisam fazer executar testes comportamentais para fazer boa leitura do candidato e decidir o destino dele na empresa.

Mas, isso também pode ser efetuado através de plataformas de R&S, já que os testes são efetuados pela inteligência artificial.

Entre os benefícios do recrutamento online, também está a entrevista online, que exclui a necessidade de presença física.

Ainda em dúvida que a automação e o recrutamento digital é melhor caminho para sua empresa? Os seus processos seletivos não precisam para, teste gratuito com a abler durante 07 dias!

Use nossa inovação e transforme o seu setor de RH.