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American Pet: como a rede reduziu 52% do turnover em apenas 4 meses

Logo American Pet
Ícone de uma pessoa com gravata.
Negócio
B2C
ícone simbolizando várias conexões.
Segmento
Varejo em geral
Ícone representando várias pessoas.
Colaboradores
+700 funcionários
Ícone de aperto de mãos.
Vagas
11 a 20 vagas por mês

American Pet é uma rede de lojas voltadas a produtos para animais domésticos. A empresa varejista tem como missão proporcionar a melhor experiência de compra para seus clientes, oferecendo um mix completo de produtos para o seu Pet.

A rede de pet shop conta com mais de 48 lojas próprias espalhadas pelo Rio de Janeiro e ainda está em processo de expansão. Por ser uma rede de lojas em expansão, a American Pet tem um grande número de vagas abertas mensalmente. 

Portanto, recebe muitos currículos, e avaliá-los de forma manual não oferece nenhuma eficiência, além de tornar os processos mais demorados. Então, para garantir a eficiência dos seus serviços que acontecem por meio do capital humano, a American Pet conta com a abler para realizar contratações mais assertivas

Confira aqui o que rolou depois que a American Pet implementou a plataforma da abler:

Gestão de Processos

A American Pet é uma rede de lojas, por isso, imagine quantas candidaturas e currículos a empresa deve receber em cada uma das filiais. Então, antes de contar com o ATS da abler, a organização recebia, em média, 200 currículos em papel por dia nos balcões das lojas, além dos enviados por e-mail.

O gestor de Recursos Humanos da rede de lojas, Gustavo Ribeiro, conta que a empresa recebia “malotes com currículos”, e que esses papéis todos ficavam centralizados na matriz, onde fica o RH.

Após a aquisição da abler, a empresa conseguiu mais facilidade para realizar seu recrutamento e seleção, conseguindo centralizar desde a divulgação das vagas, inclusive as entrevistas. 

Gustavo também comentou que hoje, não existe mais processo manual, todos são instruídos a fazer o cadastro na abler, recebem o link para o processo, tudo pela abler, inclusive as indicações. 

Ícone de aspas (citação)

“Foi uma virada de chave para acabar com o papel e trazer isonomia para o processo”, resumiu o gestor.

Atração e Triagem

A American Pet, já possuía um grande fluxo na aquisição de candidatos, pois como já mencionado, a empresa recebia mais de 200 currículos em suas lojas. Contudo, ter a integração da abler com mais de 35 portais de emprego multiplicou a atração, oferecendo mais opções de bons talentos para os gestores. 

“Às vezes eu fico até surpreso com o número de candidatos por vaga, tem vagas operacionais que a gente tem 800, até 1.000 inscritos”, ressalta o gestor.

E o processo de triar os currículos, que era totalmente manual, agora funciona de forma totalmente otimizada, através do ranqueamento dos candidatos que possuem um perfil com maior aderência à vaga disponível. “Hoje é muito mais fácil porque você seleciona por match. A gente analisa o número de candidatos para qualificar pela ordem do ranqueamento”, esclarece Ribeiro.

Esse ranking é criado a partir de filtros aplicados pelos recrutadores, e assim elenca os perfis das pessoas candidatas que mais se aproximam dos critérios estabelecidos. E isso contribuiu principalmente para as vagas estratégicas. “Quando a gente consegue ranquear com o nível de aderência, vendo a região onde o candidato mora, a pretensão salarial, fica muito mais fácil”, conta.

Comunicação com candidatos

Outra mudança com a implementação da plataforma de recrutamento e seleção da abler, foi na comunicação com os candidatos. O gestor da rede conta que atualmente, o contato e a qualificação dos candidatos é bem mais simples, pois pode ser realizada totalmente através do WhatsApp, que é integrado na plataforma da abler. 

Dessa forma, a comunicação entre a empresa e candidatos se tornou muito mais fácil. “A gente não precisa salvar o contato de cada candidato para entrar em contato, usamos a extensão em um clique”.

 A rede de lojas usa também o site de videoconferência, que o RH da American Pet utiliza para realizar as suas entrevistas. “A comunicação toda é feita pelo WhatsApp, e [também] o agendamento da entrevista, onde é enviado o link da entrevista online da própria abler”, esclarece Ribeiro.

Um outro recurso muito interessante para a American Pet, comentado por Gustavo, é o de feedbacks em massa, que facilita o retorno para candidatos, principalmente pela grande quantidade de candidaturas que a empresa recebe

Testes comportamentais

Antigamente, a empresa não tinha a prática de realizar avaliações comportamentais. Só depois da implementação da abler que a rede de lojas passou a fazer estes tipos de testes, principalmente quando se trata de cargos de liderança.

“O fato de dentro da plataforma a gente ter avaliações ilimitadas com o Disc e Big 5 para as vagas de liderança e para a empresa é uma grande novidade”, salientou Gustavo. 

Ter essa funcionalidade de testes técnicos, comportamentais e de fit cultural em apenas um lugar, foi outra grande vantagem elencada pelo gestor de RH, que comentou que “a abler foi uma facilitadora, pois se não tivesse na plataforma, nós teríamos que comprar avaliações a parte”, comentou.

SLA curto para fechamento das vagas

Um indicador muito importante para o RH, que foi impactado pela chegada da solução da abler, trouxe mais rapidez para o fechamento das vagas. O processo manual de triar, se comunicar com os candidatos, fazer testes fazia com que as contratações demorassem para serem efetivadas.

No entanto, com a ferramenta, é levado em conta a quantidade de vagas gerais que a empresa em expansão abre mensalmente, o SLA médio da American Pet, atualmente é de 28 dias.

Sobre isso, Gustavo Ribeiro comenta que o tempo poderia ser ainda menor, mas pela quantidade de vagas que são abertas e pela empresa ter uma quantidade de recrutadores reduzida, acaba levando essa média de tempo

Turnover de funcionários

Alguns fatores como a falta de testes de fit cultural e de análise comportamental, acabavam tendo grande influência na retenção de talentos na American Pet, pois, dentro do período de experiência, o turnover tinha uma taxa consideravelmente alta.

Antes da abler, em média, a taxa de rotatividade de funcionários na empresa era de 35%. “Em maioria por falta de fit, erro no processo seletivo, falta de aderência no geral”, esclarece o gestor de RH.

Com a abler, a taxa de turnover no período de experiência reduziu para 17%. “Sem dúvidas a assertividade na contratação, a atração de candidatos e a celeridade do processo trouxeram muita qualidade”, pontuou Ribeiro. 

Assim, em apenas 4 meses de aquisição da plataforma da abler, a American Pet conseguiu reduzir em 52% a sua taxa de turnover. 

“Investimos muito na estruturação do recrutamento e seleção, mas, sem dúvida, a assertividade na qualificação dos candidatos impactou e contribuiu para a redução do turnover”, finaliza.

Para conhecer mais sobre a abler e as funcionalidades que mais tem a ver com a sua gestão de recrutamento, fale com um de nossos especialistas. Faça um diagnóstico dos seus processos e entenda como a abler pode ajudar a potencializar suas contratações.

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