00
D
00
H
00
M
00
S
Somente até 29/02!! Ainda dá tempo de garantir créditos triplicados para candidaturas e avaliações!
A Purple November acabou, mas você ainda pode otimizar seu recrutamento! Aproveite a Cyber Monday da abler e garanta 20% de desconto nos três primeiros meses. Oferta válida até 30/11.
Botão "fechar"

A abler aumentou a assertividade na aquisição de candidatos qualificados da Minipreço

Logo Minipreço
Ícone de uma pessoa com gravata.
Negócio
B2C
ícone simbolizando várias conexões.
Segmento
Varejo
Ícone representando várias pessoas.
Colaboradores
1001 - 5000 funcionários
Ícone de aperto de mãos.
Vagas
21 a 30 vagas por mês

O grupo MiniPreço é formado por 3 marcas: Minipreço, Rei dos Salvados e Dcor&Gift, a rede conta com mais de 14 lojas espalhadas pelos estados do Paraná, Espírito Santo e Bahia.

O grupo atualmente conta com mais de 700 colaboradores, e está em processo de expansão, por isso, mensalmente, tem o desafio de fechar mais de 20 vagas, entre vagas operacionais e estratégicas — de líderes e gestores 

E para não só conseguir preencher as oportunidades abertas, mas sim realizar contratações eficientes que contribuam para os resultados da empresa, a Minipreço adquiriu a ferramenta da abler para potencializar seu recrutamento e seleção.

Entenda como a abler foi uma ferramenta chave para a Minipreço conquistar candidatos qualificados e, consequentemente, fazer uma aquisição de talentos mais assertiva.

Como era cenário do Recrutamento e Seleção

Antes da abler, os processos do recrutamento realizados pela MiniPreço não contava com operações automatizadas, o RH era mais operacional

Falta de perfis qualificados

A realização dos processos seletivos da Minipreço funcionavam de forma manual, recebendo currículos em papel e tendo que avaliar um a um. O restante das etapas eram realizadas e gerenciadas através de planilhas, pastas e mais pastas no computador, além de uma sala só para os currículos impressos.

O Analista de RH da rede de lojas, Darlan Nunes, comenta que “antes de ter a plataforma abler, era aquele sistema bem tradicional de currículo em papel e era muito desgastante e maçante ficar revisando currículo por currículo”, revelou.

• A falta de assertividade acarretam principalmente em dois principais prejuízos:
demora no processo: esse atraso pode causar sobrecarga em outros profissionais e atraso nas demandas que precisam ser resolvidas;
contratações erradas: esse erro pode causar muitos custos, além de atrapalhar as equipes.

Falta de centralização das informações

Com o processo acontecendo totalmente de forma manual, as informações dos processos e dos candidatos ficavam espalhadas entre pastas, planilhas e gavetas do setor. A falta de gestão centralizada tornava o processo mais longo e maçante para os recrutadores, além de causar riscos de erros no processo.

Como o recrutamento ficou após a implementação da ferramenta da abler

Agora, lembre que mensalmente são mais de 20 vagas que precisam ser fechadas. Imagine gerir todos esses processos em planilhas, pastas e ter várias caixas de currículos. Além de ter que entrar em contato, realizar testes e entrevistas com cada uma das pessoas candidatas.

Essa alta demanda fez o RH da Minipreço buscar por uma ferramenta que ajudasse a centralizar, gerir e qualificar talentos para seus processos seletivos. E é aqui que a abler entra em ação!.

Ícone de aspas (citação)

“Eu vejo que é muito rápido, eu mal abro a vaga e já tenho candidatos inscritos”, comenta Darlan

Otimização, centralização e gestão estratégica

Com a implementação da abler no RH da rede MiniPreço todos os processos foram otimizados através da automação e centralização do recrutamento. Isso porque, com o ATS, o grupo conseguiu dispensar as planilhas e pastas, concentrando todo o processo na plataforma. 

A centralização desses processos ajuda principalmente a gerenciar os múltiplos recrutamentos de todas as unidades da MiniPreço que estão nos estados do Paraná, Espírito Santo e Bahia, o analista de RH comenta: “eu consigo ter esse controle dos processos das [outras] unidades para que eu possa dar uma devolutiva”.

Com isso, o processo ficou mais simples e rápido, e as triagens que eram feitas de forma manual, hoje, são totalmente automatizadas através da Inteligência Artificial. “Com a entrada da plataforma, otimizou muito o nosso tempo. O perfil já vem mais bem alinhado, de acordo com o que a gente quer buscar realmente”, comenta Darlan.A facilidade de usar a plataforma da abler para recrutar também impactou na hora de criar uma vaga.

O Darlan que usa a plataforma desde março de 2021, conta que é muito simples montar as vagas e fazer a publicação delas, e que isso também reflete na usabilidade dos próprios candidatos. “A plataforma consegue suprir todas as necessidades que hoje a gente como recrutador busca”, comenta o analista de RH.

Tudo isso cooperou para tornar o setor mais estratégico, que agora conta com mais tempo para qualificar e avaliar seus candidatos, além dos dados oferecidos pelos relatórios e dashboards da plataforma, que auxiliam na análise dos resultados dos processos.

Divulgação de vagas mais ágil

A MiniPreço que contava com uma divulgação de vagas mais tradicional, hoje pode contar com os principais portais de emprego do Brasil anunciando suas vagas, ampliando o alcance delas.

“Eu vejo que é muito rápido, eu mal abro a vaga e já tenho candidatos inscritos”, comenta Darlan. Além disso, o analista conta que fazer o próprio anúncio das vagas é bem prático para fazer o job description e a própria plataforma faz toda a captação, otimizando essa etapa.

Aquisição de candidatos mais qualificados

O maior desafio do grupo era conseguir fazer a aquisição de candidatos realmente qualificados. A abler ajudou a fazer com que as vagas da empresa tivessem maior alcance, trazendo mais candidatos alinhados ao perfil ideal. “É como se viesse tudo mastigado já”, comenta Darlan Nunes.

A atração da Minipreço vem através dos portais de divulgação, mas também usa bastante e consegue aproveitar pelo menos 70% do banco de talentos.Todos os candidatos são bem aproveitados, e Darlan comenta que uma das funcionalidades mais interessantes para ele é a opção de convidar um candidato para outra vaga.

Funciona assim, um profissional se candidata para uma vaga, mas analisando, o recrutador percebe que tem o perfil adequado para outra oportunidade.

Então, ele pode convidar essa pessoa direcionando para a vaga que o candidato tem mais compatibilidade.E assim, essas funcionalidades impactaram na efetividade das contratações da MiniPreço, principalmente em relação às vagas estratégicas.

Quer saber como a abler pode ajudar você a potencializar seu recrutamento e torná-lo mais assertivo, assim como a Minipreço? Fale com um dos nossos especialistas!

Veja outros cases

Logo Royal Face

A plataforma da abler como facilitadora dos processos de seleção da empresa Royal Face

Ler case completo
Logo American Pet

American Pet: como a rede reduziu 52% do turnover em apenas 4 meses

Ler case completo
Prime logo

Com a abler, a Prime Desenvolvimento reduziu o volume de trabalho cerca de 70%

Ler case completo
Logo Traktor

Como a abler ajudou a Traktor a reorganizar e melhorar os seus processos

Ler case completo
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de privacidade