A Royal Face é uma rede de clínicas de estética, que tem como objetivo facilitar o acesso a tratamentos estéticos inovadores e de qualidade. A empresa, atualmente possui mais de 300 unidades franqueadas espalhadas em 23 estados do país.
A clínica passa por uma expansão no negócio, e por isso, abre mais de 100 vagas mensalmente, contratando para área técnica, como franqueadora, e também para o recrutamento das franquias.
Com essa alta demanda, a Royal Face conta com a automação dos processos de gestão de recrutamento e seleção. Antes da abler, a empresa já contava com outra ferramenta, mas não atendia às suas necessidades de forma tão eficiente.
Mesmo contando com uma ferramenta de gestão, a franqueadora Royal Face, ainda tinha alguns gaps nos gerenciamento dos seus processos de recrutamento e seleção. Essas dificuldades tornavam as seleções mais complicadas e algumas vezes até mais demoradas.
Falta de integração com as unidades franqueadas
Como a empresa é uma franqueadora com mais de 300 unidades, fazer a gestão de tantas vagas não é uma tarefa fácil. Dessa forma, o que acontecia era que, as franquias acabavam ficando totalmente dependentes da matriz.
Então, faltava uma maneira de conseguir centralizar os processos de forma colaborativa com as franqueadas onde, juntos, eles poderiam alinhar a maneira de conduzir o recrutamento.
“Os franqueados ficavam totalmente cegos na outra ponta no sentido de ficar ‘o que é que está acontecendo?’. Eles pediam a abertura da vaga e faziam a divulgação, mas daí para frente todo o processo era feito por nós, a franqueadora”, descreve o Head de Pessoas e Cultura sobre o processo antes da abler.
Experiência do candidato deficiente
Um dos pontos mais delicados era a falta de uma boa experiência do candidato. Isso porque o processo de candidatura era todo manual, necessitando preencher as informações uma a uma, proporcionando uma experiência ruim para as pessoas candidatas — o que acabava até dificultando a atração de talentos — e para os recrutadores.
Bianca Oliveira, Analista de RH Sênior da Royal Face, conta que a empresa acabava perdendo candidatos por conta da complicação de fazer o cadastro.
Ainda, a ferramenta usada gerava muitos problemas com atualizações ou travamentos do sistema. Assim, a Royal precisava recorrer ao recebimento de currículos pelo e-mail, e com mais de 100 vagas mensais para gerenciar, a empresa não tinha esse tempo hábil.
Bianca comentou também que isso era um grande problema: “perder candidatos por conta de cadastro é uma realidade muito difícil de encarar”, disse.
Falta da gestão de dados
O RH da empresa atuava de forma mais operacional, o que não era vantajoso para eles, pois não estavam conseguindo alcançar o nível estratégico nos seus processos, principalmente em relação às unidades franqueadas.
Dessa forma, a gestão dos processos se dava apenas feito pela franqueadora de forma tradicional, e os acessos aos dados do recrutamento eram genéricos, então acontecia sem transparência e sem estratégias específicas para cada necessidade.
Após a aquisição do ATS da abler, a Royal Face pode contar a ferramenta para trazer rapidez, assertividade e otimização aos seus processos de recrutamento. Assim, os gaps que a Franchising tinha até então, foram resolvidos.
Portanto, as melhorias que a empresa alcançou junto com a abler, foram:
Processos de recrutamento mais estratégicos
O ATS da abler no processo de recrutamento da Royal conseguiu fazer possível que o RH tivesse um olhar mais estratégico.
“Antes ficávamos na esfera operacional e hoje conseguimos entrar numa esfera mais estratégica, com uma abordagem mais consultiva no recrutamento das unidades franqueadoras” aponta Jean Carlos, Head de Pessoas e Cultura da organização.
Recrutamento integrado entre franqueadora e as unidades
Como mencionado anteriormente, a falta de integração entre a franqueadora e as unidades da Royal era um dos grandes problemas da empresa, pois acabava deixando as franqueadas “às cegas” em relação a novas contratações.
Com a abler, as franqueadas conseguiram dispor de mais autonomia, além de mais transparência nos processos.
Agora, cada unidade fica responsável pelo seu recrutamento, e a franqueadora agora, faz um papel mais consultivo através da abler. Sobre isso, Jean Carlos conta: “a gente percebeu que o franqueado tem mais autonomia para realizar o processo seletivo da sua unidade”.
Centralização dos processos das franqueadas
A matriz da Royal que gerenciava os processos, com a abler a empresa conseguiu, além de tomar uma frente mais orientadora, centralizou o recrutamento de mais de 300 unidades franqueadas por todo o Brasil, em apenas um lugar.
“Uma das principais vantagens [de adquirir a abler] foi a autonomia dada às franqueadas e no processo de desenvolvimento dos gestores com a gestão de pessoas”, comenta Jean..
Experiência dos candidatos mais positivas
A experiência dos candidatos também foi impactada com a chegada da abler no RH da Royal. Pois dessa forma, a empresa não perde mais candidatos por conta da candidatura — já que a abler possui diversas aplicações de candidatura para vagas, todos voltados para tornar o envio de currículos de forma simples.
Análise comportamental mais eficiente
A empresa Royal Face entende a necessidade de encontrar as pessoas certas para as vagas certas, e para isso a análise comportamental é essencial. E é através da abler, que oferece a avaliação comportamental como o Disc e Big FIve, que a franchising consegue fazer as contratações mais assertivas.
Recrutamento data-driven
A visão geral de dados dos recrutamentos que a organização tinha anteriormente, não ajudava muito a fazer com que os processos pudessem ser devidamente mensurados.
No entanto, com a aquisição da abler os processos se tornaram mais claros e a avaliação da qualidade de cada um deles pode ser medida e avaliada com mais facilidade através dos relatórios e dashboard da plataforma.
Com a plataforma foi possível ter dashboards mais organizados e segmentados com dados que realmente são relevantes para a empresa. Dessa forma, essa visão de desempenho dos processos tornou-os mais estratégicos, além de mudar o viés dos recrutamentos e ajudar nas tomadas de decisão.
Por fim, o Head de Pessoas e Cultura da Royal Face, ressalta a grande vantagem de ter uma plataforma de gestão de recrutamento e seleção como a abler, para administrar a alta demanda de vagas, que é proporcionar para seus franqueados um suporte para o R&S através de uma ferramenta que ajuda a centralizar todas essas informações, fazendo com que as franquias estejam alinhadas com a franqueadora. Além de ser um grande diferencial para a empresa, como franqueadora.
A abler possui diversas funcionalidades para ajudar empresas com alta demanda de vagas, como:
- Abertura ILIMITADA de vagas;
- Triagem automatizada;
- Candidaturas simplificadas;
- Comunicação com candidatos integrada na plataforma;
- Testes técnicos e comportamentais;
- E muito mais!