A Royal Face é uma renomada rede de clínicas de estética, que se destaca por oferecer tratamentos estéticos inovadores e acessíveis, sempre com foco em qualidade. Atualmente, a empresa possui mais de 300 unidades franqueadas distribuídas em 23 estados do Brasil, consolidando-se como referência no setor.
Com uma estratégia de expansão agressiva, a Royal Face abre mensalmente mais de 100 vagas para atender tanto à área técnica quanto às demandas específicas de suas franquias. Para gerenciar essa alta demanda de contratações, a empresa decidiu investir em uma solução tecnológica que otimizasse os processos de recrutamento e seleção.
Mesmo utilizando uma ferramenta de gestão anterior, a Royal Face enfrentava dificuldades significativas em seus processos, o que resultava em operações menos ágeis e estratégicas.
Com mais de 300 franquias, a gestão centralizada de vagas tornava-se complexa. As franquias dependiam totalmente da matriz, que gerenciava todas as etapas do processo seletivo e segundo o Head de Pessoas e Cultura da Royal Face, essa dinâmica gerava um sentimento de desconexão por parte dos franqueados, que não tinham visibilidade sobre o andamento das contratações.
“Os franqueados ficavam totalmente cegos na outra ponta. Eles pediam a abertura da vaga e faziam a divulgação, mas daí para frente todo o processo era feito por nós, a franqueadora”, explica o gestor.
Outro ponto crítico era o processo manual de candidatura, que demandava que os candidatos preenchessem informações uma a uma, essa abordagem não apenas dificultava a atração de talentos, como também levava à perda de candidatos qualificados.
Bianca Oliveira, Analista de RH Sênior, relata: “Perder candidatos por conta de cadastro é uma realidade muito difícil de encarar.”
Além disso, problemas técnicos frequentes, como falhas e travamentos no sistema anterior, que forçavam a empresa a recorrer ao recebimento de currículos por e-mail, uma prática inviável para o volume de vagas gerenciadas.
A abordagem operacional do RH impedia que a Royal Face alcançasse um nível estratégico nos processos de recrutamento, os dados disponíveis eram genéricos, sem transparência ou personalização para atender às necessidades específicas das unidades franqueadas.
Com a implementação do ATS da abler, a Royal Face transformou completamente seus processos de recrutamento e seleção, a plataforma proporcionou agilidade, assertividade e eficiência, resolvendo os principais desafios enfrentados anteriormente.
A abler permitiu que o RH da Royal Face adotasse uma abordagem mais estratégica. O Head de Pessoas e Cultura destaca:
“Antes ficávamos na esfera operacional e hoje conseguimos entrar numa esfera mais estratégica, com uma abordagem mais consultiva no recrutamento das unidades franqueadoras.”
A falta de integração entre a matriz e as franquias foi superada com a abler. Agora, cada unidade tem autonomia para gerenciar seus processos seletivos, enquanto a matriz assume um papel consultivo.
“O franqueado tem mais autonomia para realizar o processo seletivo da sua unidade”, ressalta o gestor.
A centralização dos processos em uma única plataforma facilitou a gestão de mais de 300 unidades, o que também contribuiu para o desenvolvimento dos gestores das franquias em relação à gestão de pessoas.
“Uma das principais vantagens foi a autonomia dada às franqueadas e o processo de desenvolvimento dos gestores com a gestão de pessoas”, comenta Jean Carlos.
Com a abler, o processo de candidatura tornou-se mais simples e eficiente, eliminando barreiras que antes levavam à perda de talentos. A plataforma oferece diversas opções de candidatura e funcionalidades que tornam o envio de currículos rápido e prático.
A Royal Face passou a utilizar ferramentas como DISC e Big Five, oferecidas pela abler, para realizar análises comportamentais detalhadas. Isso garantiu maior assertividade nas contratações, alinhando os perfis dos candidatos às necessidades das vagas.
A visão estratégica dos processos foi potencializada com dashboards e relatórios detalhados, que permitem mensurar a qualidade das contratações e tomar decisões baseadas em dados.
“Com a abler, conseguimos ter dashboards organizados e segmentados, com dados realmente relevantes para a empresa, o que tornou os processos mais estratégicos.”
Confira no nosso e-book as principais técnicas e benefícios de um processo de Recrutamento e Seleção bem estruturado.
A abler trouxe à Royal Face funcionalidades que atenderam perfeitamente às suas demandas, como:
O Head de Pessoas e Cultura da Royal Face conclui: “A abler nos ajuda a centralizar todas as informações e a manter nossas franquias alinhadas com a franqueadora, sendo um diferencial competitivo para a empresa.”
Com a abler, a Royal Face consolidou sua posição no mercado, otimizando seus processos de recrutamento e garantindo a eficiência necessária para sustentar seu crescimento acelerado.
Em apenas 4 meses, a American Pet conseguiu reduzir o seu turnover em 52% com auxílio da abler, venha ver como!
Ler case completoComo a Traktor está conseguindo organizar e melhorar os seus processos com ajuda da abler.
Ler case completoComo a Evoq reduziu o seu volume de trabalho em cerca de 70% com o ATS da abler.
Ler case completoConfira como a Minipreço conseguiu aumentar a assertividade das suas contratações com a abler!
Ler case completo